EDUCAR PARA O FRACASSO E TORNÁ-LO
COMO ALGO POSITIVO
O fracasso numa
visão positiva

Assim o fracasso é parte de
nossa aprendizagem e é essencial para a afirmação pessoal. Educar para o fracasso se
converte, assim, em uma necessidade que dá garantias de promover a confiança e a perseverança em si mesmo.
Educar
para o fracasso
O fracasso é algo inerente à
aprendizagem. Quando aprendemos de maneira natural há muitas tentativas e
entramos em num processo de ensaio-erro-aprendizagem, quando fracassamos temos
que idealizar um novo caminho e efetivamos a aprendizagem.
Assim o erro não é algo negativo,
algo que se deva evitar, pois se não há fracasso, não há aprendizagem.
É importante que se reflita sobre
a visão que se tem do fracasso e que mudemos essa visão por uma que nos ajude a
aceitar o fracasso e o aproveitemos como fundamento potencializador da aprendizagem.
Para a criança, o fracasso é um
instrumento fundamental que contribuirá para firmar sua autoestima e garantirá
que este persiga suas metas/objetivos e consequentemente aprenda.
Quais as consequências de uma
visão negativa do fracasso?
Numa sociedade competitiva, o
fracasso está diretamente ligado a uma conotação negativa e esta visão tem consequências
importantes a considerar, entre elas:
·
Tendo uma visão negativa do fracasso, não o aceitamos
e consequentemente o ocultamos.
·
O fracasso ocorre de forma natural no decorrer da
vida e se a criança não o aceita não conseguirá avançar e poderá ficar impedido
ou estagnado.
·
Outro aspecto é estar associado as emoções
negativas que geram frustrações e mal-estar.
·
A visão
do fracasso como algo negativo e não natural vai mesclar pouco a pouco a
autoestima da criança tornando-se o maior inimigo da autoconfiança e acaba criando
uma imagem negativa de si mesma.
·
Se nunca fracassarmos, tampouco creremos em nós
mesmos. Assim a criança necessita do fracasso para crer em si mesma, já que o
fracasso lhe permitirá demonstrar que é capaz de superar as dificuldades com
seus próprios recursos.
·
A visão negativa do fracasso por parte das
crianças torná-la-ás pessoas inseguras, pessoas que negam a responsabilidade de
seus atos e que não serão protagonistas de seu sucesso no processo da
aprendizagem por não acreditarem em sua c apacidade de superação.
Algumas
sugestões para a educação de uma visão do fracasso sob a ótica positiva:
·
Concentrar-se no processo e não no resultado.
Caso nos concentremos somente no resultado, poremos a atenção ou no próprio êxito
ou no fracasso esquecendo de que o processo é muito mais importante que o
resultado em si.
·
Devemos auxiliar a criança a ver o fracasso como
algo positivo, pois quando se aceita o fracasso como ponto de partida para um
novo ensaio estaremos guiando-as para novas tentativas de solucionar seus
erros.
·
Mostrar à criança que o erro faz parte da vida e
que os adultos também erram ou se equivocam.
·
Não dramatizar efusivamente os fracassos (nem os
dela como os teus). Em lugar de dramatizar, ensaie buscar soluções.
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