A
CONVERSA DAS MOCHILAS
Pinte a mochila! |
No cantinho do quarto ela estava encostada e
parecia bem triste. Vamos ouvir seus pensamentos:
“Eu era uma mochila linda, toda enfeitada, sempre com mil
selinhos brilhando, brilhando... Agora estou aqui encostada, sabe lá o que vão
fazer comigo! Ajudei tanto, andei nas costas de meu amiguinho, levei alguns
chutes de outros malcriados da sala, mas eu era feliz.”
Assim estava pensando a pobre
mochila ali no cantinho. Na outra parte da casa, no escritório dos pais de
Pedrinho, a mãe já preparava o material escolar para o ano que se iniciaria em
poucos dias.
__Pedrinho meu filho, você
escolheu a mochila certa; ela é bem grande e dá para colocar no carrinho; você
não precisará por nas costas!
__Sim mamãe, também gostei,
mas tenho muito carinho pela minha velha mochila. Foram dois ou mais anos juntos
e ela não pesava tanto assim. Dizendo isto voltou para seu quarto e pegou a
mochila.
__Minha querida amiga, eu sei
que você não fala, que é um objeto, mas
estou triste de ter que encostar você...
Sabe, preciso de mais espaço, tenho mais livros e cadernos a cada ano
que passa. Ah, minha amiga, o que farei
com você, não quero que fique aqui sem fazer nada!
Sentou-se em sua cama e
adormeceu. Estava sonhando que estava em uma escola pequena cheia de crianças e
a maioria não tinha nem cadernos para escrever... Livros então, era coisa rara!
Andou pelas salas de aula e os lápis eram emprestados dia a dia! Escreviam em
folhas que as professoras davam! Chegou a hora do lanche e o que iriam comer?
Assustado, acordou de repente. Foi então que a ideia veio. “Já sei o que vou fazer”. Abriu todas as
gavetas e foi retirando tudo que tinha em dobro e o que não precisaria também.
No Natal havia ganhado lápis de cores, canetas, alguns livros de histórias,
cadernos grandes e bonitos, enfim, muita coisa. Foi até o escritório e disse à
mãe que gostaria de dar todo material extra que tinha para alguma escola que
precisasse.
Escreva seu nome na mochila! Pinte-a... |
__Que ideia maravilhosa, disse
a mãe, que era uma pessoa de muito bom coração também. Faça isso meu filho;
você tem tanto e se precisar de mais poderemos comprar, já as escolas não podem
estar oferecendo de tudo para as crianças.
Assim foi, voltou para seu
quarto e pegou tudo: até aquele tênis que estava no gaveteiro guardado. Chegou a hora da mochila. Pegou-a e levou até
o escritório.
__Veja minha velha amiga,
aqui está a que vai me ajudar daqui para frente. Encostou uma mochila na outra
e foi atender a campainha da porta, onde houve então a conversa entre as mochilas.
__ Oi, você é muito bonita, toda colorida e bem grande!
__ Você também ainda está muito
bem. Sabe, que bom que estamos juntas,
preciso de uns conselhos teus.
__ Meus?
__É. Quero saber como vai ser
minha vida de agora em diante e você já sabe, já passou por isso.
A velha mochila ficou toda
contente e foi logo respondendo:
__Bem, você será a amiga número
um de Pedrinho, fique sempre junto dele, é um menino cuidadoso e vai cuidar de
você direitinho como cuidou de mim. Andei muito nas costas dele, mas você já
ganhou um carrinho assim o peso não será tanto para ele.
__ Ah, muito obrigado pelas
palavras gentis.
Eis que Pedrinho volta, dirige-se para a velha mochila e diz:
__ Pronto minha velha mochila,
você vai ajudar outra pessoa agora, é
uma menina muito boazinha que precisa muito de você. Entre Laurinha e veja, aqui está sua mochila agora.
Pinte a mochila bem colorida |
A menina abraçou a mochilinha
e saiu toda contente. E assim se alegraram três corações: de Pedrinho, de Laurinha e da mochilinha
também.
Você pensa que ela não ficou
contente! Ficou sim, que tal seguir o exemplo e ajudar os que estão precisando
das coisinhas que você tem até demais!
Você não sabe, mas na fila
das mochilas há muita conversa...
Marlene B. Cerviglieri
ATIVIDADES RELACIONADAS AO
TEXTO:
RESPONDA: (use o seu caderno
para as respostas)
a)
Qual é o título do texto e quem o escreveu?
b)
Qual é o assunto principal do texto?
c)
Como era a escola com a qual Pedrinho sonhou?
Retire do texto:
a)
três palavras que iniciem por vogal:
|
b)
três palavras que iniciem por consoantes diferentes uma
das outras:
|
c)
duas palavras que tenham NH:
|
d)
três palavras que tenham acento agudo ( ´ )
|
e)
duas palavras que tenham CH:
|
f)
uma palavra com acento circunflexo (^)
|
g)
dois nomes próprios:
|
OBSERVE a lista de material no quadro abaixo e escreva uma frase com cada item :
Flavia Inês Moroni Bartelli
Professora/Psicopedagoga
Estudar é o melhor caminho!
Nenhum comentário:
Postar um comentário