Sindrome de Asperger na escola regular
Antes de elencar as atitudes que o professor poderá tomar quando se depara com uma criança diagnosticada
com Asperger se faz necessário compreender quais são as principais características
de quem sofre com essa síndrome.
Embora recente, os estudos sobre a Sindrome de Asperger delineia
com bastante exatidão as características nas crianças. Assim, quando se depara
com uma criança com dificuldade de
sociabilidade, que usam uma linguagem rica
e rebuscada imprópria à idade, que
apresentam movimentos motores repetitivos
e um interesse descomunal por um determinado assunto sugere-se uma avaliação
neurológica pois essas são comum na criança com
Asperger.
Suas causas ainda são desconhecida; porém, por ser um
distúrbio congênito há estudos em
andamento que procuram estabelecer a relação com alguma desordem genética.
As principais caracteristicas da Sindrome de Asperger são:
·
No aspecto da interação social destaca-se um egocentrismo
incomum, com pouca ou nenhuma consideração por seus pares e nenhuma importância pelo ponto de
vista alheio.
·
É incapaz de demonstrar o que sente às pessoas de seu
convívio.
·
As relações interpessoais são sua maior dificuldade.
·
O foco de interesse é restrito beirando a obsessibvidade elegendo questões
que não agregam nenhum valor prático ou social.
·
Normalmente utiliza-se de uma linguagem padrão formal e é
incapaz de compreender um significado que não seja o literal.
·
A comunicação não verbal é insignificante, quando
inexistente.
·
Tem problemas com o contato visual. É incapaz de manter o
olhar fixo no interlocutor.
· Tem dificuldade em obedecer limites impostos pelas normas sociais.
·
No discurso, utiliza tom de voz ritmado, monótono e o volume é nada usual. Não gosta de
ser interrompido.
·
Em relação as atividades em geral observa uma rotina sistemática
e não suporta qualquer alteração nessa, gerando uma ansiedade fora dos parâmetros
comuns.
·
Podem apresentar movimentos repetitivos (tiques) muito comum em quem sofre de Transtorno Obsesivo
Compulsivo _ TOC.
Em resumo, a Síndrome
de Asperger se manifesta de diferentes
forma em cada indivíduo, mas se assemelha na questão da dificuldade para
interagir socialmente especialmente com pessoas de mesma idade, apresentam alterações nos padrões de
comunicação não verbal, apresentam interesses limitados ou restritos a uma
questão específica, como por exemplo listas telefônicas, leitura de classificados
em jornais; Inflexibilidade cognitiva e comportamental, incapassidade de
abstração de conceitos, interpretação literal da linguagem não compreendento
metáforas, ironias e eufemismos e a interpretação da linguagem corporal
inexiste.
Com base nessas características bem especificadas frente ao diagnóstico de Asperger recomenda-se
que o procedimento mais adequado na escola regular de ensino seja bastante
sistemático devendo-se evitar:
·
mudanças na rotina escolar sem aviso antecipado.
·
diversificação na maneira de abordar certos conteúdos.
·
Constante mudança de classe.
Devendo-se, portanto,
·
Manter uma característica normativa no enunciado de
exercícios.
·
Delinear atividades que contemplem o foco no interesse
demonstrado.
·
Estabelecer tempo para que se manifestem no assunto de seu
interesse.
·
Promover atividades de grupos (não muito grande) facilitndo a
socialização.
·
Limitar as tarefas escolares de forma que não se tornem
exaustivas.
·
Quando a atividade prevê saída da escola (passeios, cinema,
teatro, parque ...). Avisar com
antecipação e prever o acompanhamento de um monitor ou familiar.
·
Quanto as atividades avaliativas, realizá-las no primeiro
período ou permitir que sejam acompanhadas por um professor monitor ou de
familiar responsável caso a escola não disponha de profissional habilitado evitando o
estresse eventual.
Flávia Inês Moroni Bartelli
Professora/ Psicopedagoga
Estudar é o melhor caminho!
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