quinta-feira, 6 de outubro de 2016

A Fuga das Batatinhas - Texto interpretação grau dos substantivos 4º ano

A FUGA DAS BATATINHAS
Jorge Linhaça

"Batatinha quando nasce
Espalha a rama pelo chão,
mas depois que é colhida
seu destino é o fogão..."

Imagine você, caro amigo,
viver preso a tal desdita
de acabar sendo comido
depois de assado ou cozido
ou virando batata-frita.

Não estranhe que lhe conte
a estória que vem a seguir
pois a ouvi de boa fonte
a velha batata do monte
não tinha por que me mentir

Aconteceu faz pouco tempo
numa cozinha qualquer
( foi na cidade do Bento)
a fuga do alimento
acredite quem quiser

Num quilo de batatinhas
que havia de virar fritura
uma foi posta sozinha
em cima da mesa vazia
preparada pra tortura

As outras dentro do saco
aguardavam seu destino
de acabarem num prato
se não fosse um certo ato
que parece até desatino

A batatinha solitária
deixada em cima da mesa
mostrou ser mui solidária
( não tinha nada de otária )
mostrando a sua grandeza

Aproveitando um momento
em que a cozinheira saiu
lançou mão do instrumento
( a faca do seu tormento)
e num corte o saco abriu
 
Ajudou as batatinhas
uma à uma a sair
reuniu as forças que tinha
guiou-as pela cozinha...
E puseram-se a fugir

Acharam a porta aberta
deram sebo nas canelas
Uma coisa ficou certa:
Nenhuma batata esperta
finda a vida na panela

E é essa a estória
que da batata eu ouvi
contando sua vitória
naquele dia de glória:
Acreditei e escrevi.

Trabalhando com o texto:
1.       Assinale a alternativa correta de acordo com o texto:
As batatinhas resolveram fugir por que:
a)      Não queriam ir para a panela.                                 b) queriam morar no campo.
O poema tem:
a)      10 versos                            b) 11 versos                     c) 54 versos
O poema tem:
a)      10 estrofes                          b) 11 estrofes                   c) 54 estrofes
Quantos gramas têm um quilo?
a)      100 gr.                                 b) 100,0 gr.                      c) 1000 gr.

2.       * Responda:

a)      Por que as batatinhas resolveram fugir?
b)      Quem contou a história para o poeta?
c)       Como as batatinhas fugiram?
d)      O que seria das batatas se não tivessem fugido?
e)      Quem escreveu " A fuga das batatinhas "?
          
3. Com o uso do dicionário relacione o significado das palavras:
a)      Desdita                                                   (     ) correr, fugir. (pop.)
b)      Desatino                                                 (     )  terminar, acabar.
c)       Solidariedade                                        (     )   má sorte, infortúnio.
d)      “Sebo nas canelas”                                (     )  ausência de juízo, loucura.
e)      Findar.                                                   (     )  ato de bondade.

4. * Brincando de ser poeta.  Complete a quadrinha abaixo:

Fugiram as batatinhas
correram todas pro mato
------------------------------
------------------------------
Gramática aplicada
GRAU DOS SUBSTANTIVOS
Grau é a propriedade que as palavras têm de exprimir as variações de tamanho dos seres.
NORMAL
AUMENTATIVO
DIMINUTIVO
BATATA - modelo
BATATONA
BATATINHA
PANELA


FACA


MÃO


FOGÃO


AMIGO


3.       Passe a frase para o grau diminutivo. Faça as adaptações necessárias.
A casa de Filó era pequena.
___________________________________________________
4.       Passe a frase para o grau aumentativo. Faça as adaptações necessárias:
João  usava uma faca para descascar laranjas.
____________________________________________________
5.  Coloque as palavras em ordem alfabética:
        a) sebo  -  panela   -  porta   -   batata  -  canela   -   esperta.
__________________________________________________________________
       

b)   momento  -  instrumento  -   mão   -   faca   -   cozinheiro.

__________________________________________________________________

* Sugestão do autor.

Flávia Bartelli
Professora/Psicopedagoga

Estudar é o melhor caminho!

Nenhum comentário:

Postar um comentário