IDEIAS PARA ENSINAR AS CRIANÇAS A SEREM
ORGANIZADAS
Quando nos deparamos com uma
criança pequena, muitas coisas vêm à cabeça e uma delas é o quanto devemos
ensinar-lhes.
Ente as muitas necessárias, elejo a
capacidade de organização. A capacidade
de organização permite que aproveitemos melhor o tempo e o
espaço em nossa vivência.
Como então poderemos ensinar a
criança a ser organizada?
As crianças são desorganizadas por
natureza. Sabem pegar seus brinquedos na hora de brincar, eleger o favorito, mas quando enjoam do brinquedo, deixam-no de lado
ou jogado em qualquer canto. Mas a resposta que se quer elencar é por que as crianças são desorganizadas?
Toda criança tem necessidade de
explorar o mundo que as rodeia. Necessita manipular os objetos, fazer ensaios e
experimentos que impulsionam a aprendizagem. Por isso que as crianças menores
tendem a brincar e descartar os brinquedos mais frequentemente. Isso se dá em
função delas estarem explorando e aprendendo com cada um deles.
A exploração é natural e lógica
devendo ser oportunizada, mas devemos ensinar a criança a recolher, a separar e
a organizar seus brinquedos quando terminarem de brincar.
Uma prática muito comum é a de
quando a criança perde o interesse por um jogo ou brinquedo é o adulto que
guarda ou organiza seus brinquedos. É o adulto que instaura a ordem no caos.
Pequenos lembretes para ensinar à
criança a ser organizada.
1. Dispor
seus brinquedos, jogos e pertences em um espaço apropriado à idade e ao tamanho.
O primeiro passo é determinar que guardem suas coisas como seus brinquedos,
suas roupas, seus jogos,... Como poderão guardar seus brinquedos se colocarmos esses
numa estante excessivamente alta, fora de seu alcance.
2. Instruí-las
de que os brinquedos não poderão ficar jogados ao chão dando-lhes instrução
clara para que sejam recolhidos e guardados antes de pegar outro brinquedo.
3. Destacar
a importância de organizar e guardar os brinquedos, pois quando quiserem
brincar novamente sabem aonde encontrá-lo evitando que se quebrem ou se percam.
4. Elogiar
sempre que recolherem seus brinquedos, quando guardam suas roupas, seus
materiais escolares salientando que a organização facilita seu dia a dia.
5. Assim
como o elogio demasiado não se deve repreender quando não o fazem direito. A
atitude mais recomendada é que consideremos o que foi feito, mostrando a forma
mais eficiente, ou mais organizada. (Parabéns por ter guardado seus brinquedos,
mas da próxima vez, cuide para não deixá-los tão...) Recordemos que é natural
que a criança não seja organizada. Organização não é um a habilidade nata, é
treinada.
6. Em
momento algum devemos recolher e guardar, principalmente os brinquedos, pelas
crianças. O recomendável é que ajamos em conjunto; que convidemos a criança a
guardar conosco questionando-a onde seria o melhor lugar para guardar
determinado brinquedo (Onde posso guardar esse brinquedo?).
7. Ter
como prática envolver a criança nas tarefas domésticas desde pequenas. Permitir
que realizem pequenas tarefas desde que sejam capazes de fazer. (Vamos guardar
suas roupas no roupeiro? Você me ajuda a secar essa louça? A pendurar a toalha
de banho no varal?
8. Educa
através do exemplo. Não se pode exigir que sejam organizadas se são o formos.
9. Inclua
a organização na rotina da criança como se fosse um jogo, uma brincadeira.
Flávia Bartelli
Professora/ Psicopedagoga
Estudar é o melhor caminho!
Nenhum comentário:
Postar um comentário