TRAVESSURAS OU GOSTOSURAS
Jorge Linhaça
Hoje é dia das bruxinhas
todos sabem pra brincar
vestem suas fantasias
mas não é para assustar
Vão pedindo gostosuras
balas, doces, pirulitos.
Prometendo travessuras
de te dar um faniquito.
Tem fantasma, tem pirata,
tem vampiro, múmia tem
tem curupira da mata
e o saci veio também
Veio a mula sem cabeça
vem também o boitatá
basta que já anoiteça
pra saírem pra brincar
O caipora vem montado
em cima do boto rosa
(de moço fino trajado)
na mandinga poderosa
Se é noite de lua cheia
a festança está armada
e essa nossa brincadeira
vai até de madrugada
E assim nessa mistura
de monstrinhos engraçados
se encontram as culturas
de dois povos irmanados.
*BRINCANDO DE APRENDER
*1) Sobre “As Bruxinhas e seus amigos”, faça o que se pede:
a) Marque no texto com o lápis amarelo os amigos brasileiros das bruxinhas.
b) Agora marque com o lápis vermelho os amigos estrangeiros.
c) Quais desses personagens você conhece bem?
d) Que outros mitos brasileiros você conhece?
e) De qual deles você gosta mais? Por quê?
f) Por que é legal conhecermos nosso folclore?
*2) Sobre “O dia das bruxas” responda as questões abaixo:
a) Em que país é tradição o dia das bruxas?
b) O que eles fazem nesse dia?
c) O que eles fazem com as abóboras (jerimum)?
*3) Conhecendo palavrinhas novas (com adaptações). Assinale a resposta correta:
Jorge Linhaça
Hoje é dia das bruxinhas
todos sabem pra brincar
vestem suas fantasias
mas não é para assustar
Vão pedindo gostosuras
balas, doces, pirulitos.
Prometendo travessuras
de te dar um faniquito.
Tem fantasma, tem pirata,
tem vampiro, múmia tem
tem curupira da mata
e o saci veio também
Veio a mula sem cabeça
vem também o boitatá
basta que já anoiteça
pra saírem pra brincar
O caipora vem montado
em cima do boto rosa
(de moço fino trajado)
na mandinga poderosa
Se é noite de lua cheia
a festança está armada
e essa nossa brincadeira
vai até de madrugada
E assim nessa mistura
de monstrinhos engraçados
se encontram as culturas
de dois povos irmanados.
*BRINCANDO DE APRENDER
*1) Sobre “As Bruxinhas e seus amigos”, faça o que se pede:
a) Marque no texto com o lápis amarelo os amigos brasileiros das bruxinhas.
b) Agora marque com o lápis vermelho os amigos estrangeiros.
c) Quais desses personagens você conhece bem?
d) Que outros mitos brasileiros você conhece?
e) De qual deles você gosta mais? Por quê?
f) Por que é legal conhecermos nosso folclore?
*2) Sobre “O dia das bruxas” responda as questões abaixo:
a) Em que país é tradição o dia das bruxas?
b) O que eles fazem nesse dia?
c) O que eles fazem com as abóboras (jerimum)?
*3) Conhecendo palavrinhas novas (com adaptações). Assinale a resposta correta:
a) O que quer dizer
"trajado”? ( ) como irmãos.
b) O que é uma “mandinga”? ( ) chilique
c) O que quer dizer irmanados? ( ) vestido.
b) O que é uma “mandinga”? ( ) chilique
c) O que quer dizer irmanados? ( ) vestido.
d) O que quer dizer
“faniquito”? ( ) feitiço, macumba.
e) O que quer dizer
“festança”? ( ) abóbora
f) O que quer dizer
“jerimum”? ( ) festa grande
*4) Brincando de contar:
a) Quantos versos ( linhas ) tem o texto?
b) Quantas estrofes ( conjuntos de versos)?
c) Quantos personagens brasileiros?
d) Quantos personagens estrangeiros?
e) Quantas guloseimas?
f) Subtraindo o número de personagens estrangeiros dos personagens brasileiros, quantos sobram?
*5) Papo com o autor:
a) Quem escreveu este texto?
b) O que você achou desta historinha?
c) Que recado você mandaria para o autor?
*4) Brincando de contar:
a) Quantos versos ( linhas ) tem o texto?
b) Quantas estrofes ( conjuntos de versos)?
c) Quantos personagens brasileiros?
d) Quantos personagens estrangeiros?
e) Quantas guloseimas?
f) Subtraindo o número de personagens estrangeiros dos personagens brasileiros, quantos sobram?
*5) Papo com o autor:
a) Quem escreveu este texto?
b) O que você achou desta historinha?
c) Que recado você mandaria para o autor?
*http://www.recantodasletras.com.br/ Jorge
Linhaça.
* sugestão do autor
6) Brincando com rimas:
a) No texto travessura
rima com: ____________________
b) Na 6ª estrofe, lua cheira rima com:_______________________
7)
Crie rimas para:
a) morcego: _________________________
b) jerimum: _________________________
c) fantasma: _________________________
8)
Gramática aplicada:
a) No verso “ Se é noite de lua cheia / a festança está armada / e essa nossa
brincadeira / vai até de madrugada”
marque com lápis verde os substantivos abstratos.
b) No verso: “O caipora vem montado / em cima do boto rosa / (de moço fino trajado) /na
mandinga poderosa” marque com o lápis azul dois adjetivos.
c) No verso “Vão pedindo
gostosuras / balas, doces, pirulitos. /
Prometendo / travessuras
/ de te dar um faniquito. Dê dois
substantivos derivados para os que estão sublinhados.
9) Retire do texto o que se pede:
a) duas palavras no
singular:
b) duas palavras no
plural:
c) duas palavras com
encontro consonantal:
d) duas palavras com
dígrafos:
e) duas palavras com
encontro vocálico:
10) Classifique os substantivos
considerando a tabela:
Substantivo
|
simples
|
comp.
|
prim.
|
deriv.
|
conc.
|
abstr.
|
a)bruxinha
|
||||||
b)brincadeira
|
||||||
c)boitatá
|
||||||
d)fantasia
|
||||||
e)múmia
|
||||||
f)vampiro
|
||||||
g)saci pererê
|
||||||
h)jerimum
|
Bom trabalho!
Flávia Bartelli
Professora/ Psicopedagoga
Estudar é o melhor caminho!
Nenhum comentário:
Postar um comentário