Atividade de Português – texto e
gramática (substantivo – adjetivo – singular/plural)
O LÁPIS FELIZ
Jorge Linhaça
Encontrei numa gaveta,
um lápis lá esquecido,
ele fazia caretas,
estava tão deprimido!
Se sentia desprezado
por não ter o que escrever;
do papel tão separado,
por causa do meu teclado,
sem ter mais o que fazer.
Fiquei muito entristecido
por esse meu amiguinho
esse lápis tão querido
na gaveta esquecido
precisando de carinho.
Então eu tive uma ideia
dessas que me dão na bola:
Chamei a Doroteia,
a filha da Sidneia,
no caminho pra escola.
Dei-lhe o lápis, meu amigo,
prá ir com ela estudar.
Ela me abriu um sorriso
e ao lápis deu abrigo;
ganhou ele um novo lar.
O lápis se foi contente
prá cumprir sua missão.
Na escola, sorridente,
ajudava alegremente
à menina na lição.
Vejam só que coisa boa:
que é aos outros ajudar.
O lápis, aqui à toa,
na escola hoje voa,
no papel a rabiscar.
Vocabulário:
1) *Com
o uso do dicionário relacione o melhor significado para as palavras
a)
Careta: (
) que NÃO está fazendo nada
b)
Depressão (deprimido): ( ) conjunto de teclas (computador).
c)
À toa: ( )
casa ou moradia
d)
Teclado: (
) expressões faciais
e)
Abrigo: (
) tristeza, baixa autoestima.
2)
*Assinale a resposta correta de acordo com o
texto:
( ) ter sido jogado fora
( ) ter sido esquecido pelo dono
( ) ou por ter quebrado?
b)
O lápis havia sido trocado por:
( ) uma caneta ( ) um teclado
( ) um telhado ( ) uma lapiseira
c) Qual
solução o poeta encontrou para com “o lápis”?
(
) jogou o lápis no lixo.
(
) fechou a gaveta de novo.
(
) deu o lápis a uma amiga.
3) *Responda:
a) Como se sentiu Doroteia com o novo
amigo?
b) E o lápis, como se sentiu?
c) Por que o lápis se sentia assim?
d) O que ele fazia na escola?
e) O autor gostava do lápis?
*Texto e vida – Interagindo vivências:
(atividade oral – sugestão)
a)
O que você aprendeu com a história (poema) “O Lápis Feliz”?
b)
O que devemos fazer com o que não usamos mais?
c)
Você acha que outras pessoas podem ficar felizes
em receber algo que você não usa mais?
d)
Você costuma doar o que não usa ou ocupa mais
para outras pessoas?
*PS: sugestão do autor (com adaptações).
Gramática
Aplicada:
1)
Classifique os substantivos em comum ou próprio:
a) Ideia:_______________________________________________________
b) Doroteia:
___________________________________________________
c)
Escola:
____________________________________________________
d)
Bola:
______________________________________________________
e)
Sidneia:
____________________________________________________
2)
Sublinhe o substantivo e circule o adjetivo nas
frases que seguem:
a)
O lápis foi esquecido na gaveta.
c)
O lápis se foi contente.
d)
A filha de Sidneia ficou feliz.
3)
Registre no espaço escrevendo se o substantivo é primitivo ou derivado:
a)
Papel: _____________________
b)
Teclado: _____________________
c)
Lápis: ____________________
d)
Amiguinho: _____________________
e)
Gaveta: ____________________
4)
Registre no espaço se o substantivo está no singular ou plural:
a)
Lápis: ___________________________________________
b)
Escola: ___________________________________________
c)
Caretas: __________________________________________
d)
Sorriso: __________________________________________
5)
Passe a frase para o singular (faça as
adaptações necessárias e dê coerência à frase):
a)
A menina ficou contente com seu lápis novo.
_______________________________________________________________
b)
O teclado do computador da escola está novo.
_______________________________________________________________
Bom
trabalho!
Flávia
Inês Moroni Bartelli
Professora/Psicopedagoga
Estudar é o melhor caminho!
Nenhum comentário:
Postar um comentário