Atividades sobre
Halloween
História do Dia das Bruxas
A história desta data comemorativa tem mais de 2500
anos. Surgiu entre o povo celta, que acreditavam que no último dia do verão (31
de outubro), os espíritos saíam dos cemitérios para tomar posse dos corpos dos
vivos. Para assustar estes fantasmas, os celtas colocavam, nas casas, objetos
assustadores como, por exemplo, caveiras, ossos decorados, abóboras enfeitadas
entre outros.
Por ser uma festa pagã foi condenada na Europa durante a
Idade Média, quando passou a ser chamada de Dia das Bruxas. Aqueles que
comemoravam esta data eram perseguidos e condenados à fogueira pela Inquisição.
Com o objetivo de diminuir as influências pagãs na
Europa Medieval, a Igreja cristianizou a festa, criando o Dia de Finados (2 de
novembro).
Símbolos
e Tradições
As crianças também participam desta festa. Com a ajuda
dos pais, usam fantasias assustadoras e partem de porta em porta na vizinhança,
onde soltam a frase “doçura ou travessura”. Felizes, terminam a noite do 31 de
outubro, com sacos cheios de guloseimas, balas, chocolates e doces.
Fonte: http://www.suapesquisa.com/datascomemorativas/halloween.htm
Brincando com o texto:
Vocabulário:
1) Com o uso do dicionário relacione o melhor
significado para os vocábulos que seguem:
a)
Povos Celtas: ( ) doce ou iguaria apetitosa.
b)
Festa pagã: ( ) data criada para homenagear quem já faleceu. Dia dos mortos.
c)
Inquisição: ( ) sistema jurídico da Igreja Católica. .
d)
Dia de Finados: ( ) Povo antigos de crença pagã. (não
acreditavam num único Deus).
e)
Guloseimas
( ) festa mundana, que contraria os preceitos cristãos.
2) Numere os fatos de acordo com o texto:
( ) Para assustar os “fantasmas”, os celtas
colocavam objetos assustadores nas portas da casa
como, por exemplo, caveiras, ossos decorados, abóboras enfeitadas.
( ) São símbolos comuns desta festa:
fantasmas, bruxas, zumbis, caveiras, monstros, gatos negros....
( ) A História do Dia das Bruxas surgiu entre
os celtas que acreditavam que os
espíritos saíam
do
cemitério para se apossar dos corpos dos vivos.
( ) As crianças, no dia de Halloween vão de porta em porta na vizinhança, onde
soltam a frase “doçura ou
travessura” e voltam para casa com sacos cheios de guloseimas.
( ) As crianças também participam desta festa.
3) Responda:
a) Qual
a crença entre os povos celtas em relação ao dia 31 de outubro?
b) Antigamente,
o que acontecia com quem comemorava o “Dia das Bruxas”?
c) Quais
os principais símbolos da festa de Halloween?
d) Qual
a expressão (frase) símbolo da “festa de
Halloween?
e) Qual o objetivo das crianças que participam da
festa de Halloween?
4) Sobre a estrutura do texto:
a)
Quantos parágrafos têm esse texto?
b)
Qual o título do texto e qual seu autor?
c) Qual o gênero do texto apresentado?
5) Use V para as afirmações verdadeiras e F
para as falsas em relação ao texto:
( ) O dia das bruxas é
comemorado em 3 1 de outubro.
( ) As crianças participam da
festa de Halloween porque não acreditam em bruxas.
( ) As crianças que participam
da festa de Halloween ganham guloseimas.
( ) As fantasias das crianças,
na festa de Halloween, não são assustadoras.
( ) Fantasmas, bruxas, zumbis,
caveiras e, monstros são fantasias
comuns no Halloween.
Gramática aplicada:
6) Retire do texto:
a)
Um substantivo abstrato:
b)
Um substantivo primitivo:
c)
Um substantivo próprio:
7) Retire do texto:
a) Uma
palavra polissílaba:
b) Uma
palavra monossílaba:
c) Uma
palavra dissílaba:
d) Uma
palavra trissílaba:
8)
Classifique as palavras em oxítona ou
paroxítona:
a) Gato:
b) Zumbi:
c) Morcego:
d) Verão:
9)
Separe as sílabas e classifique as palavras em
paroxítonas ou proparoxítonas:
a) Último:
b) Espírito:
c) Cemitério:
d) Abóbora:
e) Influência
f) Símbolo:
10)
Observe o desenho.Que tal ajudar a bruxinha criando uma receita de bolo de Halloween?
Depois de construir o seu texto, pinte bem colorido. |
|
|
|
|
|
|
|
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário