terça-feira, 25 de outubro de 2016

Atividades sobre Halloween (história sobre Halloween) Texto e gramática - substantivo - sílaba tônica.

Atividades sobre Halloween



História do Dia das Bruxas
A história desta data comemorativa tem mais de 2500 anos. Surgiu entre o povo celta, que acreditavam que no último dia do verão (31 de outubro), os espíritos saíam dos cemitérios para tomar posse dos corpos dos vivos. Para assustar estes fantasmas, os celtas colocavam, nas casas, objetos assustadores como, por exemplo, caveiras, ossos decorados, abóboras enfeitadas entre outros.
Por ser uma festa pagã foi condenada na Europa durante a Idade Média, quando passou a ser chamada de Dia das Bruxas. Aqueles que comemoravam esta data eram perseguidos e condenados à fogueira pela Inquisição.
Com o objetivo de diminuir as influências pagãs na Europa Medieval, a Igreja cristianizou a festa, criando o Dia de Finados (2 de novembro).
Símbolos e Tradições
Esta festa, por estar relacionada em sua origem à morte, resgata elementos e figuras assustadoras. São símbolos comuns desta festa: fantasmas, bruxas, zumbis, caveiras, monstros, gatos negros e até personagens como Drácula e Frankestein.
As crianças também participam desta festa. Com a ajuda dos pais, usam fantasias assustadoras e partem de porta em porta na vizinhança, onde soltam a frase “doçura ou travessura”. Felizes, terminam a noite do 31 de outubro, com sacos cheios de guloseimas, balas, chocolates e doces.
Fonte: http://www.suapesquisa.com/datascomemorativas/halloween.htm

Brincando com o texto:
Vocabulário:
1)      Com o uso do dicionário relacione o melhor significado para os vocábulos que seguem:
a)      Povos Celtas:               (     ) doce ou iguaria apetitosa.
b)      Festa pagã:                   (     ) data criada para homenagear quem  já faleceu. Dia dos mortos.
c)       Inquisição:                   (     ) sistema jurídico da Igreja Católica. .
d)      Dia de Finados:            (     ) Povo antigos de crença pagã. (não acreditavam num único Deus).
e)      Guloseimas                   (     ) festa mundana, que  contraria os preceitos cristãos.

2)      Numere os fatos de acordo com o texto:
(     )       Para assustar os “fantasmas”, os celtas colocavam objetos assustadores nas portas da casa
              como, por exemplo, caveiras, ossos decorados, abóboras enfeitadas.
(     )       São símbolos comuns desta festa: fantasmas, bruxas, zumbis, caveiras, monstros, gatos                       negros....
(     )       A História do Dia das Bruxas surgiu entre os celtas que acreditavam  que os espíritos saíam
  do   cemitério para se apossar dos corpos dos vivos.
(     )       As crianças, no dia de Halloween  vão de porta em porta na vizinhança, onde soltam a frase                  “doçura ou travessura” e voltam para casa com sacos cheios de guloseimas.
(     )       As crianças também participam desta festa.
3)      Responda:
a)      Qual a crença entre os povos celtas em relação ao dia 31 de outubro?
b)      Antigamente, o que acontecia com quem comemorava o “Dia das Bruxas”?
c)       Quais os principais símbolos da festa de Halloween?
d)      Qual a expressão (frase)  símbolo da “festa de Halloween?
e)       Qual o objetivo das crianças que participam da festa de Halloween?
4)      Sobre a estrutura do texto:
a)      Quantos parágrafos têm esse texto?
b)      Qual o título do texto e qual seu autor?
c)    Qual o gênero do texto apresentado? 

5)      Use V para as afirmações verdadeiras e F para as falsas em relação ao texto:
(     ) O dia das bruxas é comemorado em 3 1 de outubro.
(     ) As crianças participam da festa de Halloween porque não acreditam em bruxas.
(     ) As crianças que participam da festa de Halloween  ganham guloseimas.
(     ) As fantasias das crianças, na festa de Halloween, não são assustadoras.
(     ) Fantasmas, bruxas, zumbis, caveiras e, monstros  são fantasias comuns no Halloween.
 Gramática aplicada:
6)      Retire do texto:
a)      Um substantivo abstrato:
b)      Um substantivo primitivo:
c)       Um substantivo próprio:
7)      Retire do texto:
a)      Uma palavra polissílaba:
b)      Uma palavra monossílaba:
c)       Uma palavra dissílaba:
d)      Uma palavra trissílaba:
8)      Classifique as palavras em oxítona ou paroxítona:
a)      Gato:
b)      Zumbi:
c)       Morcego:
d)      Verão:
9)      Separe as sílabas e classifique as palavras em paroxítonas ou proparoxítonas:
a)      Último:
b)      Espírito:
c)       Cemitério:
d)      Abóbora:
e)      Influência
f)       Símbolo:
10)   Observe o desenho.Que tal ajudar a bruxinha criando uma receita de bolo de Halloween?

Depois de construir o seu texto,
 pinte bem colorido.











                                         Não esqueça o título.



Nenhum comentário:

Postar um comentário