Brincando
com as regras de convivência em aula.
Material
- cópia
das cartelas sugeridas;
- uma
cartolina (que servirá para as crianças colarem as cartelas analisadas) *
- lápis
de cor, tesoura, cola.
Dinâmica:
Esse jogo
auxilia a trabalhar algumas regras de boa convivência.
A turma
poderá estar subdividida em grupos de cinco crianças (média de 4 grupos)
Distribuir
as cartelas aos grupos de modo que analisem as atitudes apresentadas.
Na
sequência, fazer com que cada criança (ou grupo) fale a respeito da atitude proposta na cartela e determine em qual lacuna
do cartaz irá colar
Exemplo
de cartaz:
Atitudes
que favorecem a boa convivência
|
Atitudes
que não favorecem a boa convivência
|
o Colar as cartelas recortadas.
|
SUGESTÃO DE CARTELAS
( 9) Realizo minhas tarefas em silêncio
(10) Tenho atitude que indicam amizade
(11) Faço silêncio e fico atento quando
outro está falando.
(12) Não pratico bulling colocando apelidos ofensivos em meus colegas.
(13) Colaboro com atitudes de boa convivência em sala de aula.
(01) Grito (ou falo alto) quando meus colegas estão trabalhando.
(2) Não empresto ou compartilho
meus materiais.
(3) Jogo papéis ( ou lixo) no chão.
(4) Não peço desculpas quando estou
errado ou equivocado.
(1)
Jogo papéis no lixo apropriado
(2)
Peço desculpas aos meus colegas quando estou errado ou
equivocado.
(3)
Brinco com todos meus colegas.
(1)
Levanto a mão quando preciso falar.
(2)
Empresto e compartilho meus materiais.
(
(1) Espero minha vez.
(2) Escuto meus colegas com
respeito
(3) Faço minhas tarefas
escolares sem pressa e com capricho.
(8)
Faço
valer minha opinião a força.
(9)
Pratico
bulling com meus colegas atribuindo-lhes apelidos ofensivos.
(10) Colaboro sempre com
atitudes de boa convivência.
(8)
Não trabalho em aula.
(9)
Não faço minhas tarefas escolares.
(10) Não colaboro com atitudes
de boa convivência.
Nenhum comentário:
Postar um comentário