segunda-feira, 15 de janeiro de 2018

A Dislexia – três tipos segundo seus sintomas




A Dislexia – três tipos segundo seus sintomas
A dislexia é uma dificuldade específica de aprendizagem de origem neurobiológica que se manifesta em “dificuldade para a aprendizagem” na leitura e na escrita.
Quando não diagnosticada e tratada, a dislexia pode provocar problemas no rendimento escolar que afetam a autoestima e promove o sofrimento na criança.
Por isso é muito importante conhecer a fundo sobre a dislexia e reconhecer os diferentes tipos de dislexia.
Dislexia adquirida e dislexia evolutiva
Em primeiro lugar temos que diferenciar a dislexia adquirida da dislexia evolutiva.
·         Dislexia adquirida. Pode se manifestar como consequência de algum tipo de lesão cerebral ou enfermidade que altera as áreas do cérebro correspondente. Não é inata, a pessoa não nasce com essa dificuldade e esse tipo de dislexia se manifesta pós trauma/lesão.
·         Dislexia evolutiva. Aparece sem nenhum trauma ou lesão cerebral que a justifique. É um tipo de dislexia nata e as dificuldades apresentam-se desde o nascimento.
Três tipos de dislexia segundo seus sintomas.
A primeira classificação considera sobre a origem da dislexia sem levar em conta os sintomas. É importante considerar, também que em qualquer caso existe uma grande variedade de sintomas e dificuldades que dependerão da pessoa afetada. Cada criança é única e os sintomas e dificuldades serão diferentes também.
A dislexia afeta a rota do processamento das palavras no léxico estrutural. Pode-se distinguir diferentes subtipos em função da rota processual alterada. Em qualquer dos tipos _adquirida ou evolutiva_ podemos diferenciar três tipos segundo os sintomas predominantes em cada caso.

Dislexia superficial. Na dislexia superficial percebe a alteração do funcionamento da rota léxica ou visual e, portanto, é usado predominantemente a via fonológica que permite que se leia as palavras a partir de pequenos fragmentos que dão origem a um som ou sílabas. As pessoas com dislexia superficial não têm problemas com as palavras regulares, naquelas em que a pronúncia corresponde a escrita. A troca ocorre nas palavras irregulares ou de outra língua (inglês, francês,) O dislexo tende a regularizar as palavras irregulares e por isso cometem erros de omissão, adição ou substituição de letras. Normalmente não apresentam problemas com a leitura uma vez que leem com as letras que veem, mas têm dificuldades com a ortografia. Nesse caso costumam confundir palavras homófonas.
Dislexia fonológica. Neste caso a alteração está na rota fonológica. Está na conversão do grafema pelo fonema (letra e som). Utilizam a rota léxica para ler; baseiam-se no significado, reconhecendo a palavra pelo contexto. Leem as palavras de forma global, deduzindo-a mais que decifrando o significado. As pessoas com dislexia fonológica têm dificuldade de ler palavras muito grandes, que não conhecem, mas principalmente em palavras que não encontram significado ou funcionais. Tendem a trocar sílabas e letras quando não também as próprias palavras.

Dislexia profunda ou mista. É o tipo de dislexia que se caracteriza pela presença de erros em ambas as rotas, por isso não têm uma rota alternativa e as dificuldades tendem a ser mais marcantes. Geralmente, eles cometem erros semânticos, ou seja, confundem palavras sem qualquer semelhança visual e sem significado conhecidas por pseudowords. Eles têm dificuldade em ler verbos, palavras novas, pouco frequentes. 

Flávia Bartelli
Psicopedagoga

Estudar é o melhor caminho!

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