quarta-feira, 10 de janeiro de 2018

EDUCAR PARA O FRACASSO E TORNÁ-LO COMO ALGO POSITIVO

EDUCAR PARA O FRACASSO E TORNÁ-LO COMO ALGO POSITIVO
O fracasso numa visão positiva
O fracasso não é bem-visto, e por vivermos em uma sociedade em que ninguém quer fracassar e este último é motivo de vergonha e muitas vezes de desprezo, não percebermos o erro como algo necessário para a aprendizagem. Visto sob ótica negativa, o fracasso passará a ter uma conotação negativa que nos limita e não nos permite avançar.
Assim o fracasso é parte de nossa aprendizagem e é essencial para a afirmação pessoal. Educar para o fracasso se converte, assim, em uma necessidade que dá garantias de promover a confiança e a perseverança em si mesmo.
               Educar para o fracasso
O fracasso é algo inerente à aprendizagem. Quando aprendemos de maneira natural há muitas tentativas e entramos em num processo de ensaio-erro-aprendizagem, quando fracassamos temos que idealizar um novo caminho e efetivamos a aprendizagem.
Assim o erro não é algo negativo, algo que se deva evitar, pois se não há fracasso, não há aprendizagem.
É importante que se reflita sobre a visão que se tem do fracasso e que mudemos essa visão por uma que nos ajude a aceitar o fracasso e o aproveitemos como fundamento potencializador da aprendizagem.
Para a criança, o fracasso é um instrumento fundamental que contribuirá para firmar sua autoestima e garantirá que este persiga suas metas/objetivos e consequentemente aprenda.

Quais as consequências de uma visão negativa do fracasso?

Numa sociedade competitiva, o fracasso está diretamente ligado a uma conotação negativa e esta visão tem consequências importantes a considerar, entre elas:
·         Tendo uma visão negativa do fracasso, não o aceitamos e consequentemente o ocultamos.
·         O fracasso ocorre de forma natural no decorrer da vida e se a criança não o aceita não conseguirá avançar e poderá ficar impedido ou estagnado.
·         Outro aspecto é estar associado as emoções negativas que geram frustrações e mal-estar.
·          A visão do fracasso como algo negativo e não natural vai mesclar pouco a pouco a autoestima da criança tornando-se o maior inimigo da autoconfiança e acaba criando uma imagem negativa de si mesma.
·         Se nunca fracassarmos, tampouco creremos em nós mesmos. Assim a criança necessita do fracasso para crer em si mesma, já que o fracasso lhe permitirá demonstrar que é capaz de superar as dificuldades com seus próprios recursos.
·         A visão negativa do fracasso por parte das crianças torná-la-ás pessoas inseguras, pessoas que negam a responsabilidade de seus atos e que não serão protagonistas de seu sucesso no processo da aprendizagem por não acreditarem em sua c apacidade de superação.

Algumas sugestões para a educação de uma visão do fracasso sob a ótica positiva:

·         Concentrar-se no processo e não no resultado. Caso nos concentremos somente no resultado, poremos a atenção ou no próprio êxito ou no fracasso esquecendo de que o processo é muito mais importante que o resultado em si.
·         Devemos auxiliar a criança a ver o fracasso como algo positivo, pois quando se aceita o fracasso como ponto de partida para um novo ensaio estaremos guiando-as para novas tentativas de solucionar seus erros.
·         Mostrar à criança que o erro faz parte da vida e que os adultos também erram ou se equivocam.
·         Não dramatizar efusivamente os fracassos (nem os dela como os teus). Em lugar de dramatizar, ensaie buscar soluções.

Flávia Inês Moroni Bartelli
Psicopedagoga
 Estudar é o melhor caminho!



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