segunda-feira, 15 de janeiro de 2018

Jogos para estimular os bebês dos 0 a 6 meses




Estimulação - o corpo aprende.
Todo bebê tem o cérebro preparado para aprender e desenvolver e esse desenvolvimento será incríveis.
Nos primeiros seis meses de vida a criança passará de ser completamente dependente e não fazer nada, a ter habilidades incontáveis e ter certa autonomia. Por isso, estimular a criança nos seus seis  primeiros meses é muito importante para ajudá-la em seu desenvolvimento.
Como sabemos, os bebês se desenvolvem de forma natural, porém podemos ajudá-los fazendo uso de jogos e brincadeiras que estimulam esse desenvolvimento, mas antes devemos considerar alguns aspectos:
·         Respeitar o ritmo da criança. De nada adiantará ir mais depressa do que a criança possa ir.

·         Promover o desenvolvimento através de jogos e de momentos lúdicos; se a criança se cansa não devemos forçar o desenvolvimento.
  •          Ter muito cuidado com a superestimação que poderá ter aspectos negativos.

·         O segredo da estimulação são jogos, recreação e afeto. Nada pode ser imposto à criança.
Atividades recreativas para estimulação em crianças até seis meses:
  • ·         Abraçar a criança e balançá-la com cuidado (simular uma dança). Essa atividade auxiliá-lo-á no desenvolvimento sócio emocional.

  1. ·         Próximo ao berço ou carrinho “bebê conforto” pendurar objetos coloridos que lhe chame a atenção como chocalhos, brinquedos de borracha ou pelúcia para que possam observar e seguir com o olhar. Isso desenvolverá seus sentidos e promoverá o desenvolvimento cognitivo e auditivo.

  • ·         Fazer massagens suaves nas extremidades (pés, braços, dedos) auxiliará no desenvolvimento motor.
  • ·         A partir do 4º mês colocá-lo de bruços (barriga para baixo). O bebê levantará sua cabeça em busca de objetos coloridos ou com som. Essa brincadeira desenvolverá sua motricidade.
  • ·         Fazer caretas emitindo sons gestos frente ao bebê. Pouco a pouco a criança começará a imitar o som, os gestos ou a careta (mesmo que de forma rudimentar).
  • ·         Cantar. Todo bebê gosta que cantem. Por um lado, desenvolve a audição, por outro passam a conhecer os diferentes ritmos musicais. Isso auxilia no desenvolvimento sócio emocional.
  • ·         Usar brinquedos apropriados no banho. Além de ser muito divertido, faz com que se sintam relaxados e desenvolve sua mobilidade.

  • ·         Sempre que possível levar a criança a passear. Conhecer diferentes ambientes proporcionando a visualização e atenção para o todo que esteja ao seu redor auxilia no desenvolvimento emocional.
  • ·         Repetir constantemente novas palavras (seu nome, de animais, de objetos, ...) pouco a pouco tomarão consciência de seu nome, do nome dos brinquedos e objetos e começarão a reconhece-los.
  • ·         Fazer cosquinhas para que riam ou gargalhem. O contato físico lhes encanta.
  • ·         Diante dos olhos, coloque alguns brinquedos coloridos e move-os. Perceberás como seguem com o olhar. Essa atividade contribui para o desenvolvimento cognitivo e a motricidade.
  •    Contar histórias a partir da leitura de livros (com gravuras, texturas diferentes) que possam ser tocados. Fazer diferentes vozes e sons (de acordo com o personagem). Isso estimulará os sentidos e a linguagem.
Flávia Bartelli
Psicopedagoga

Estudar é o melhor caminho!

Nenhum comentário:

Postar um comentário