terça-feira, 25 de outubro de 2016

TRAVESSURAS OU GOSTOSURAS - Jorge Linhaça Texto e atividades

TRAVESSURAS OU GOSTOSURAS
                   Jorge Linhaça

Hoje é dia das bruxinhas
todos sabem pra brincar
vestem suas fantasias
mas não é para assustar

Vão pedindo gostosuras
balas, doces, pirulitos.
Prometendo travessuras
de te dar um faniquito.

Tem fantasma, tem pirata,
tem vampiro, múmia tem
tem curupira da mata
e o saci veio também

Veio a mula sem cabeça
vem também o boitatá
basta que já anoiteça
pra saírem pra brincar

O caipora vem montado
em cima do boto rosa


(de moço fino trajado)
na mandinga poderosa

Se é noite de lua cheia
a festança está armada
e essa nossa brincadeira
vai até de madrugada

E assim nessa mistura
de monstrinhos engraçados
se
encontram as culturas


de dois povos irmanados.



                    *BRINCANDO DE APRENDER


*1) Sobre “As Bruxinhas e seus amigos”, faça o que se pede:

a) Marque no texto com o lápis amarelo os amigos brasileiros das bruxinhas.
b) Agora marque com o lápis vermelho  os amigos estrangeiros.
c) Quais desses personagens você conhece bem?
d) Que outros mitos brasileiros você conhece?
e) De qual deles você gosta mais? Por quê?
f) Por que é legal conhecermos nosso folclore?


*2) Sobre “O dia das bruxas” responda as questões abaixo:

a) Em que país é tradição o dia das bruxas?
b) O que eles fazem nesse dia?
c) O que eles fazem com as abóboras (jerimum)?

*3) Conhecendo palavrinhas novas (com adaptações). Assinale a resposta correta:
a) O que quer dizer "trajado”?       (    ) como irmãos.
b) O que é uma “mandinga”?           (    ) chilique
c) O que quer dizer irmanados?       (    ) vestido.
d) O que quer dizer “faniquito”?     (    ) feitiço, macumba.
e) O que quer dizer “festança”?      (    ) abóbora
f) O que quer dizer “jerimum”?       (    ) festa grande

*4) Brincando de contar:

a) Quantos versos ( linhas ) tem o texto?
b) Quantas estrofes ( conjuntos de versos)?
c) Quantos personagens brasileiros?
d) Quantos personagens estrangeiros?
e) Quantas guloseimas?
f) Subtraindo o número de personagens estrangeiros dos personagens brasileiros, quantos sobram?


*5) Papo com o autor:

a) Quem escreveu este texto?
b) O que você achou desta historinha?
c) Que recado você mandaria para o autor?

*http://www.recantodasletras.com.br/ Jorge Linhaça.
* sugestão do autor

6) Brincando com rimas:
a) No texto travessura rima com:         ____________________
b) Na 6ª estrofe, lua cheira rima com:_______________________

7) Crie rimas para:
a) morcego:                 _________________________
b) jerimum:                 _________________________
c) fantasma:                _________________________

8) Gramática aplicada:

a) No verso “ Se é noite de lua cheia / a festança está armada / e essa nossa brincadeira / vai até de madrugada”  marque com lápis verde os substantivos abstratos.
b) No verso: “O caipora vem montado / em cima do boto rosa / (de moço fino trajado) /na mandinga poderosa” marque com o lápis azul dois adjetivos.
c) No verso “Vão pedindo gostosuras  /  balas, doces, pirulitos.  /  Prometendo  /  travessuras  /  de te dar um faniquito. Dê dois substantivos derivados para os que estão sublinhados.
9) Retire do texto o que se pede:
a) duas palavras no singular:
b) duas palavras no plural:
c) duas palavras com encontro consonantal:
d) duas palavras com dígrafos:
e) duas palavras com encontro vocálico:

10) Classifique os substantivos considerando a tabela:

Substantivo     
simples
comp.
prim.
deriv.
conc.
abstr.
a)bruxinha






b)brincadeira






c)boitatá






d)fantasia






e)múmia






f)vampiro






g)saci pererê






h)jerimum








PARA COLORIR


Bom trabalho!
Flávia Bartelli
Professora/ Psicopedagoga

Estudar é o melhor caminho!








Atividades sobre Halloween (história sobre Halloween) Texto e gramática - substantivo - sílaba tônica.

Atividades sobre Halloween



História do Dia das Bruxas
A história desta data comemorativa tem mais de 2500 anos. Surgiu entre o povo celta, que acreditavam que no último dia do verão (31 de outubro), os espíritos saíam dos cemitérios para tomar posse dos corpos dos vivos. Para assustar estes fantasmas, os celtas colocavam, nas casas, objetos assustadores como, por exemplo, caveiras, ossos decorados, abóboras enfeitadas entre outros.
Por ser uma festa pagã foi condenada na Europa durante a Idade Média, quando passou a ser chamada de Dia das Bruxas. Aqueles que comemoravam esta data eram perseguidos e condenados à fogueira pela Inquisição.
Com o objetivo de diminuir as influências pagãs na Europa Medieval, a Igreja cristianizou a festa, criando o Dia de Finados (2 de novembro).
Símbolos e Tradições
Esta festa, por estar relacionada em sua origem à morte, resgata elementos e figuras assustadoras. São símbolos comuns desta festa: fantasmas, bruxas, zumbis, caveiras, monstros, gatos negros e até personagens como Drácula e Frankestein.
As crianças também participam desta festa. Com a ajuda dos pais, usam fantasias assustadoras e partem de porta em porta na vizinhança, onde soltam a frase “doçura ou travessura”. Felizes, terminam a noite do 31 de outubro, com sacos cheios de guloseimas, balas, chocolates e doces.
Fonte: http://www.suapesquisa.com/datascomemorativas/halloween.htm

Brincando com o texto:
Vocabulário:
1)      Com o uso do dicionário relacione o melhor significado para os vocábulos que seguem:
a)      Povos Celtas:               (     ) doce ou iguaria apetitosa.
b)      Festa pagã:                   (     ) data criada para homenagear quem  já faleceu. Dia dos mortos.
c)       Inquisição:                   (     ) sistema jurídico da Igreja Católica. .
d)      Dia de Finados:            (     ) Povo antigos de crença pagã. (não acreditavam num único Deus).
e)      Guloseimas                   (     ) festa mundana, que  contraria os preceitos cristãos.

2)      Numere os fatos de acordo com o texto:
(     )       Para assustar os “fantasmas”, os celtas colocavam objetos assustadores nas portas da casa
              como, por exemplo, caveiras, ossos decorados, abóboras enfeitadas.
(     )       São símbolos comuns desta festa: fantasmas, bruxas, zumbis, caveiras, monstros, gatos                       negros....
(     )       A História do Dia das Bruxas surgiu entre os celtas que acreditavam  que os espíritos saíam
  do   cemitério para se apossar dos corpos dos vivos.
(     )       As crianças, no dia de Halloween  vão de porta em porta na vizinhança, onde soltam a frase                  “doçura ou travessura” e voltam para casa com sacos cheios de guloseimas.
(     )       As crianças também participam desta festa.
3)      Responda:
a)      Qual a crença entre os povos celtas em relação ao dia 31 de outubro?
b)      Antigamente, o que acontecia com quem comemorava o “Dia das Bruxas”?
c)       Quais os principais símbolos da festa de Halloween?
d)      Qual a expressão (frase)  símbolo da “festa de Halloween?
e)       Qual o objetivo das crianças que participam da festa de Halloween?
4)      Sobre a estrutura do texto:
a)      Quantos parágrafos têm esse texto?
b)      Qual o título do texto e qual seu autor?
c)    Qual o gênero do texto apresentado? 

5)      Use V para as afirmações verdadeiras e F para as falsas em relação ao texto:
(     ) O dia das bruxas é comemorado em 3 1 de outubro.
(     ) As crianças participam da festa de Halloween porque não acreditam em bruxas.
(     ) As crianças que participam da festa de Halloween  ganham guloseimas.
(     ) As fantasias das crianças, na festa de Halloween, não são assustadoras.
(     ) Fantasmas, bruxas, zumbis, caveiras e, monstros  são fantasias comuns no Halloween.
 Gramática aplicada:
6)      Retire do texto:
a)      Um substantivo abstrato:
b)      Um substantivo primitivo:
c)       Um substantivo próprio:
7)      Retire do texto:
a)      Uma palavra polissílaba:
b)      Uma palavra monossílaba:
c)       Uma palavra dissílaba:
d)      Uma palavra trissílaba:
8)      Classifique as palavras em oxítona ou paroxítona:
a)      Gato:
b)      Zumbi:
c)       Morcego:
d)      Verão:
9)      Separe as sílabas e classifique as palavras em paroxítonas ou proparoxítonas:
a)      Último:
b)      Espírito:
c)       Cemitério:
d)      Abóbora:
e)      Influência
f)       Símbolo:
10)   Observe o desenho.Que tal ajudar a bruxinha criando uma receita de bolo de Halloween?

Depois de construir o seu texto,
 pinte bem colorido.











                                         Não esqueça o título.



sexta-feira, 21 de outubro de 2016

Atividade de Português – texto e gramática (substantivo – adjetivo – singular/plural)

Atividade de Português – texto e gramática (substantivo – adjetivo – singular/plural)

             O LÁPIS FELIZ
                           Jorge Linhaça

Encontrei numa gaveta,
um lápis lá esquecido,
ele fazia caretas,
a borracha estava seca;
estava tão deprimido!

Se sentia desprezado
por não ter o que escrever;
do papel tão separado,
por causa do meu teclado,
sem ter mais o que fazer.

Fiquei muito entristecido
por esse meu amiguinho
esse lápis tão querido
na gaveta esquecido
precisando de carinho.

Então eu tive uma ideia
dessas que me dão na bola:
Chamei a Doroteia,
a filha da Sidneia,
no caminho pra escola.
 
Dei-lhe o lápis, meu amigo,
prá ir com ela estudar.
Ela me abriu um sorriso
e ao lápis deu abrigo;
ganhou ele um novo lar.

O lápis se foi contente
prá cumprir sua missão.
Na escola, sorridente,
ajudava alegremente
à menina na lição.

Vejam só que coisa boa:
que é aos outros ajudar.
O lápis, aqui à toa,
na escola hoje voa,

no papel a rabiscar.
Vocabulário:

1)      *Com o uso do dicionário relacione o melhor significado para as palavras

a)      Careta:                                       (     )  que NÃO está fazendo nada
b)      Depressão (deprimido):      (     ) conjunto de teclas (computador).
c)       À toa:                                          (     ) casa ou moradia
d)      Teclado:                                    (     ) expressões faciais
e)      Abrigo:                                      (     ) tristeza,   baixa autoestima.

2)      *Assinale a resposta correta de acordo com o texto:
a)      O lápis estava deprimido por:
( ) ter sido jogado fora
( ) ter sido esquecido pelo dono
( ) ou por ter quebrado?

b)      O lápis havia sido trocado por:

(    ) uma caneta      (    ) um teclado     
(    ) um  telhado     (    ) uma lapiseira



c)       Qual solução o poeta encontrou para com “o lápis”?
(    ) jogou o lápis no lixo.
(    ) fechou a gaveta de novo.
(    ) deu o lápis a uma amiga.

3) *Responda:
a) Como se sentiu Doroteia com o novo amigo?
b) E o lápis, como se sentiu?
c) Por que o lápis se sentia assim?
d) O que ele fazia na escola?
e) O autor gostava do lápis?

*Texto e vida – Interagindo vivências: (atividade oral – sugestão)
a)      O que você aprendeu com a história  (poema) “O Lápis Feliz”?
b)      O que devemos fazer com o que não usamos mais?
c)       Você acha que outras pessoas podem ficar felizes em receber algo que você não usa mais?
d)      Você costuma doar o que não usa ou ocupa mais para outras pessoas?
*PS:  sugestão do autor (com adaptações).

Gramática Aplicada:
1)      Classifique os substantivos em comum ou próprio:
a)                     Ideia:_______________________________________________________
b)                     Doroteia: ___________________________________________________
c)                       Escola: ____________________________________________________   
d)                      Bola: ______________________________________________________
e)                      Sidneia: ____________________________________________________
2)      Sublinhe o substantivo e circule o adjetivo nas frases que seguem:
a)      O lápis foi esquecido na gaveta.
b)      A borracha estava seca.
c)       O lápis se foi contente.
d)      A filha de Sidneia ficou feliz.
3)      Registre no espaço escrevendo   se o substantivo é primitivo ou derivado:
a)      Papel:                             _____________________
b)      Teclado:                         _____________________
c)       Lápis:                             ____________________
d)      Amiguinho:                  _____________________
e)      Gaveta:                          ____________________
4)      Registre no espaço  se o substantivo está no singular ou plural:
a)      Lápis:                               ___________________________________________
b)      Escola:                             ___________________________________________
c)       Caretas:                           __________________________________________
d)      Sorriso:                           __________________________________________
5)      Passe a frase para o singular (faça as adaptações necessárias e dê coerência à frase):
a)      A menina ficou contente com seu lápis novo.
_______________________________________________________________
b)      O teclado do computador da escola está novo.
_______________________________________________________________

Bom trabalho!

Flávia Inês Moroni Bartelli

Professora/Psicopedagoga
 Estudar é o melhor caminho!