sexta-feira, 21 de outubro de 2016

Atividade de Português – texto e gramática (substantivo – adjetivo – singular/plural)

Atividade de Português – texto e gramática (substantivo – adjetivo – singular/plural)

             O LÁPIS FELIZ
                           Jorge Linhaça

Encontrei numa gaveta,
um lápis lá esquecido,
ele fazia caretas,
a borracha estava seca;
estava tão deprimido!

Se sentia desprezado
por não ter o que escrever;
do papel tão separado,
por causa do meu teclado,
sem ter mais o que fazer.

Fiquei muito entristecido
por esse meu amiguinho
esse lápis tão querido
na gaveta esquecido
precisando de carinho.

Então eu tive uma ideia
dessas que me dão na bola:
Chamei a Doroteia,
a filha da Sidneia,
no caminho pra escola.
 
Dei-lhe o lápis, meu amigo,
prá ir com ela estudar.
Ela me abriu um sorriso
e ao lápis deu abrigo;
ganhou ele um novo lar.

O lápis se foi contente
prá cumprir sua missão.
Na escola, sorridente,
ajudava alegremente
à menina na lição.

Vejam só que coisa boa:
que é aos outros ajudar.
O lápis, aqui à toa,
na escola hoje voa,

no papel a rabiscar.
Vocabulário:

1)      *Com o uso do dicionário relacione o melhor significado para as palavras

a)      Careta:                                       (     )  que NÃO está fazendo nada
b)      Depressão (deprimido):      (     ) conjunto de teclas (computador).
c)       À toa:                                          (     ) casa ou moradia
d)      Teclado:                                    (     ) expressões faciais
e)      Abrigo:                                      (     ) tristeza,   baixa autoestima.

2)      *Assinale a resposta correta de acordo com o texto:
a)      O lápis estava deprimido por:
( ) ter sido jogado fora
( ) ter sido esquecido pelo dono
( ) ou por ter quebrado?

b)      O lápis havia sido trocado por:

(    ) uma caneta      (    ) um teclado     
(    ) um  telhado     (    ) uma lapiseira



c)       Qual solução o poeta encontrou para com “o lápis”?
(    ) jogou o lápis no lixo.
(    ) fechou a gaveta de novo.
(    ) deu o lápis a uma amiga.

3) *Responda:
a) Como se sentiu Doroteia com o novo amigo?
b) E o lápis, como se sentiu?
c) Por que o lápis se sentia assim?
d) O que ele fazia na escola?
e) O autor gostava do lápis?

*Texto e vida – Interagindo vivências: (atividade oral – sugestão)
a)      O que você aprendeu com a história  (poema) “O Lápis Feliz”?
b)      O que devemos fazer com o que não usamos mais?
c)       Você acha que outras pessoas podem ficar felizes em receber algo que você não usa mais?
d)      Você costuma doar o que não usa ou ocupa mais para outras pessoas?
*PS:  sugestão do autor (com adaptações).

Gramática Aplicada:
1)      Classifique os substantivos em comum ou próprio:
a)                     Ideia:_______________________________________________________
b)                     Doroteia: ___________________________________________________
c)                       Escola: ____________________________________________________   
d)                      Bola: ______________________________________________________
e)                      Sidneia: ____________________________________________________
2)      Sublinhe o substantivo e circule o adjetivo nas frases que seguem:
a)      O lápis foi esquecido na gaveta.
b)      A borracha estava seca.
c)       O lápis se foi contente.
d)      A filha de Sidneia ficou feliz.
3)      Registre no espaço escrevendo   se o substantivo é primitivo ou derivado:
a)      Papel:                             _____________________
b)      Teclado:                         _____________________
c)       Lápis:                             ____________________
d)      Amiguinho:                  _____________________
e)      Gaveta:                          ____________________
4)      Registre no espaço  se o substantivo está no singular ou plural:
a)      Lápis:                               ___________________________________________
b)      Escola:                             ___________________________________________
c)       Caretas:                           __________________________________________
d)      Sorriso:                           __________________________________________
5)      Passe a frase para o singular (faça as adaptações necessárias e dê coerência à frase):
a)      A menina ficou contente com seu lápis novo.
_______________________________________________________________
b)      O teclado do computador da escola está novo.
_______________________________________________________________

Bom trabalho!

Flávia Inês Moroni Bartelli

Professora/Psicopedagoga
 Estudar é o melhor caminho!

Nenhum comentário:

Postar um comentário