quarta-feira, 26 de outubro de 2016

Atividade de Halloween - Texto: Bruxa de Ana Lucia S. Cruz - Interpretação - EU / MIM

Bruxa

Ana Lucia Souza Cruz


Numa noite em que tudo é perfeito
D'um raio de luar faço minha poção
Pego, capturo e tempero
Com meu amor o caldeirão

Bruxa, assumidamente, sou
Em que nas vielas do cosmos viajo, enfim...
Pego minha vassoura e dou um arranque
Pra te capturar e te trazer até mim

Ai de tu se quiseres escapar
Te dou um elixir e te rogo mil pragas
Sabes o que te desejo
Que a felicidade seja teu porvir.

Mas, pra seres feliz
Terás que ter a mim


Trabalhando o texto:
1)      O gênero desse texto é:
(     ) narrativo                         (     )  dissertativo                     (     ) poético
2)      A função desse texto é:
(     ) Expressiva                      (     )informativa                      (     ) diretiva
3)      A linguagem usada do texto é:
(     ) informal                           (     ) formal                            (     )NDA
4)      Quanto ao tipo (classificação) podemos afirmar que o texto é:
(     ) conto de fadas                  (     ) anúncio                      (     ) poema


5)      Responda:
a)      Qual o ingrediente que a “bruxa” utiliza para fazer sua poção?
b)      Como ela “nomina” o seu caldeirão?
c)       Qual  meio de transporte é utilizado pela bruxa?
d)      Qual a condição que a bruxa determina para se alcançar a felicidade?

6)      Vocabulário.
                   Com o uso do dicionário, determine o melhor significado para:

a)      Cosmo(s):             (     ) substância usada para condimentar a refeição.
b)      Poção:                   (     ) o tempo que está por acontecer; futuro.
c)       Porvir:                   (     ) espaço universal composto de matéria e energia.
d)      Tempero:               (     ) Bebida que tem propriedades mágicas ou de cura.

7)      Gramaticando:
a)      Observe os verbos empregados no terceiro  verso: “pego, capturo, tempero”.  Em que tempo verbal eles foram empregados? Qual o objetivo de se usar os verbos nesse tempo?
b)      A gramática exige que só se usem os pronomes pessoais do caso reto (eu, tu, ele, ela, nós, vós, eles, elas) quando funcionarem como sujeito de um verbo no infinitivo (nome do verbo, flexionado ou não). 
A autora, no 9º verso usou a expressão “ Ai de tu se quiseres escapar”.  O pronome pessoal tu foi usado de acordo com a norma da língua? Justifique sua resposta.

Exercitando a língua:

Para eu - Para mim 
Usa-se para eu e não para mim com verbos no infinitivo (eu deve ser sujeito do verbo no infinitivo). Nos demais casos, usa-se para mim.

a)      Empregue o pronome eu ou mim  corretamente:

01 – Tenho que ler praticar a leitura  para ............. poder escrever melhor.
02 – Para ............... não há problema nenhum em sair mais cedo..
03 – Não há magia entre.............. e ti.
04 – Percebi que o feitiço era para ............. desistir do namorado.
05 – Não vá sem ............... ao baile de Halloween.
06 – Sem ................ autorizar, ninguém deve entrar nesta festa.
07 – Já houve muitas discussões entre ti e ............. .
08 – Para ..............., aceitar esta promoção é gratificante.
09 – Todos se voltaram contra ............. naquela momento.
10 – Quanto a .............. não faço objeções alguma as fantasias usadas.
11 – Acho que eles estão olhando para ............... .
12 – Todos aqueles efeitos são para ............... acreditar em magia.

b)      Assinale a única frase correta quanto ao uso dos pronomes pessoais:
1) Você não pode ir à festa de Halloween sem eu;
2) Meu amigo, o mago quer falar consigo;
3) Entre eu e tu não pode haver romance;
4) Era para mim encontrar o antídoto para o feitiço;

c)       Corrija as frases que estão erradas do exercício anterior.

d)      1. Complete com “eu” ou “mim”, após assinale a alternativa que completa corretamente as frases:
- Eles partiram antes de ____ .
- Há algum trabalho para _____ fazer?
- Há algum recado  para _____ ?
- Ele pediu para _____ elaborar alguns exercícios;
- Para _____, velejar é uma aventura deliciosa;

a) mim – mim – mim – mim – mim;
b) mim – eu – eu – eu – mim;
c) eu – eu – mim –mim – eu;
d) eu – mim –eu – mim – eu;

e) mim – eu – mim – eu – mim.

Flávia Moroni Bartelli
Professora/Psicopedagoga

Estudar é o melhor caminho!

Nenhum comentário:

Postar um comentário