quarta-feira, 19 de outubro de 2016

Regras de convivência - atividade em grupo ensino fundamental (1º ao 5º ano)

Brincando com as regras de convivência em aula.

Material

- cópia das cartelas sugeridas;
- uma cartolina (que servirá para as crianças colarem as cartelas analisadas) *
- lápis de cor, tesoura, cola.


Dinâmica:

Esse jogo auxilia a trabalhar algumas regras de boa convivência.
A turma poderá estar subdividida em grupos de cinco crianças (média de 4 grupos)
Distribuir as cartelas aos grupos de modo que analisem as atitudes apresentadas.
Na sequência, fazer com que cada criança (ou grupo) fale a respeito da atitude  proposta na cartela e determine em qual lacuna  do cartaz irá colar

Exemplo de cartaz:


Atitudes que favorecem a boa convivência
Atitudes que não favorecem a boa convivência
o   Colar as cartelas recortadas.




SUGESTÃO DE CARTELAS
( 9) Realizo minhas tarefas em silêncio
(10) Tenho atitude que indicam amizade
(11) Faço silêncio  e fico atento quando outro está falando.
(12) Não pratico bulling colocando apelidos ofensivos em meus colegas.
(13) Colaboro com atitudes de boa convivência em sala de aula.
(01) Grito (ou falo alto) quando meus colegas estão trabalhando.


(2)  Não empresto ou compartilho meus materiais.
(3)  Jogo papéis ( ou lixo) no chão.

(4)  Não peço desculpas quando estou errado ou equivocado.



(1)               Jogo papéis no lixo apropriado
(2)               Peço desculpas aos meus colegas quando estou errado ou equivocado.
(3)               Brinco com todos meus colegas.
(1)               Levanto a mão quando preciso falar.
(2)               Empresto e compartilho meus materiais.


(1)    Espero minha vez.
(2)    Escuto meus colegas com respeito
(3)    Faço minhas tarefas escolares sem pressa e com capricho.


(8)     Faço valer minha opinião a força.
(9)     Pratico bulling com meus colegas atribuindo-lhes apelidos ofensivos.
(10) Colaboro sempre com atitudes de boa convivência.


(8)    Não trabalho em aula.
(9)    Não faço minhas tarefas escolares.
(10) Não colaboro com atitudes de boa convivência.

Obs. As cartelas foram colocadas aleatoriamente, pois deverão ser recortadas para a realização dessa atividade.

Flávia Bartelli
Professora/ Psicopedagoga
Estudar é o melhor caminho!

Nenhum comentário:

Postar um comentário