quarta-feira, 19 de outubro de 2016

Ensinando a criança a ser organizada - dicas de psicopedagogia

IDEIAS PARA ENSINAR AS CRIANÇAS A SEREM ORGANIZADAS
Quando nos deparamos com uma criança pequena, muitas coisas vêm à cabeça e uma delas é o quanto devemos ensinar-lhes.
Ente as muitas necessárias, elejo a capacidade de organização.  A capacidade de  organização  permite que aproveitemos melhor o tempo e o espaço em nossa vivência.

Como então poderemos ensinar a criança a ser organizada?
As crianças são desorganizadas por natureza. Sabem pegar seus brinquedos na hora de brincar, eleger o favorito, mas  quando enjoam do brinquedo, deixam-no de lado ou jogado em qualquer canto. Mas a resposta que se quer elencar  é por que as crianças são desorganizadas?
Toda criança tem necessidade de explorar o mundo que as rodeia. Necessita manipular os objetos, fazer ensaios e experimentos que impulsionam a aprendizagem. Por isso que as crianças menores tendem a brincar e descartar os brinquedos mais frequentemente. Isso se dá em função delas estarem explorando e aprendendo com cada um deles.
A exploração é natural e lógica devendo ser oportunizada, mas devemos ensinar a criança a recolher, a separar e a organizar seus brinquedos quando terminarem de brincar.
Uma prática muito comum é a de quando a criança perde o interesse por um jogo ou brinquedo é o adulto que guarda ou organiza seus brinquedos. É o adulto que instaura a ordem no caos.
Pequenos lembretes para ensinar à criança a ser organizada.
1.    Dispor seus brinquedos, jogos e pertences em um espaço apropriado à idade e ao tamanho. O primeiro passo é determinar que guardem suas coisas como seus brinquedos, suas roupas, seus jogos,... Como poderão guardar seus brinquedos se colocarmos esses numa estante excessivamente alta, fora de seu alcance.
2.    Instruí-las de que os brinquedos não poderão ficar jogados ao chão dando-lhes instrução clara para que sejam recolhidos e guardados antes de pegar outro brinquedo.
3.    Destacar a importância de organizar e guardar os brinquedos, pois quando quiserem brincar novamente sabem aonde encontrá-lo evitando que se quebrem ou se percam.

4.    Elogiar sempre que recolherem seus brinquedos, quando guardam suas roupas, seus materiais escolares salientando que a organização facilita seu dia a dia.
5.    Assim como o elogio demasiado não se deve repreender quando não o fazem direito. A atitude mais recomendada é que consideremos o que foi feito, mostrando a forma mais eficiente, ou mais organizada. (Parabéns por ter guardado seus brinquedos, mas da próxima vez, cuide para não deixá-los tão...) Recordemos que é natural que a criança não seja organizada. Organização não é um a habilidade nata, é treinada.
6.    Em momento algum devemos recolher e guardar, principalmente os brinquedos, pelas crianças. O recomendável é que ajamos em conjunto; que convidemos a criança a guardar conosco questionando-a onde seria o melhor lugar para guardar determinado brinquedo (Onde posso guardar esse brinquedo?).
7.    Ter como prática envolver a criança nas tarefas domésticas desde pequenas. Permitir que realizem pequenas tarefas desde que sejam capazes de fazer. (Vamos guardar suas roupas no roupeiro? Você me ajuda a secar essa louça? A pendurar a toalha de banho no varal?

8.    Educa através do exemplo. Não se pode exigir que sejam organizadas se são o formos.
9.    Inclua a organização na rotina da criança como se fosse um jogo, uma brincadeira.

Flávia Bartelli
Professora/ Psicopedagoga
Estudar é o melhor caminho!

 


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