terça-feira, 11 de outubro de 2016

Texto - Interpretação _ Verbo no presente do indicativo

                       Atividade de Português  
                       Texto - Interpretação _ Verbo  no presente do indicativo 

                                    JUVELINO, O PORQUINHO DANÇARINO

                             Jorge Linhaça

Vejam só o Juvelino
com seu fraque e cartola
o porquinho dançarino
bailando todo gabola

Não há quem não conheça
meu amigo Juvelino
e não há quem o esqueça
seja adulto ou menino

Juvelino é um mestre
nessa arte de dançar
dança que é uma peste
e nunca mais quer parar
 
A bicharada se encanta
e o bicho-homem também
a porquinha se espanta
e grita: Vem cá meu bem!

Se quiser ver Juvelino
em seu grande musical
basta visitar o sítio
do amigo Juvenal

Garanto que vale a pena
ver o porquinho dançar
quando a alma não é pequena
tudo pode nos alegrar.

Interpretando:
1)                  Com o uso do dicionário dê o melhor significado para:
a)                  Gabola                                                (      ) espetáculo onde predomina a música.
b)                 fraque:                                                (      ) chapéu masculino de aba estreita, copa alta
c)                  cartola:                                                (      ) fanfarrão, safado.
d)                 musical:                                               (      ) Casaco masculino com abas longas
 
2)                  *Assinale a alternativa de acordo com o texto:
a)                  Juvelino gosta de:
(  ) dormir
(  ) comer
(  ) chorar
(  ) dançar
(  ) cantar
b)                 A roupa de Juvelino é:

(  )   bermuda e boné
(  )    terno e gravata
(  )   fraque e cartola
(  ) ele dança pelado
c)                  O personagem que grita: "vem cá meu bem!" é:
(  ) "seu" Juvenal  
(  ) o bicho-homem
(  ) a bicharada      
(  ) a porquinha     
(  )  o Juvelino      
d)                 Juvelino dança:
(  ) no  pátio da escola 
(  ) Na  casa da Luzia   
(  )  No sítio do Juvenal
(  ) No teatro Municipal
3)                  *Responda:
a)                  Quantos versos e estrofes têm o poema?
b)                 Quais são os personagens que aparecem no poema?
c)                  Qual o personagem principal?
4) Considerando os versos: Não há quem não conheça  /  meu amigo Juvelino  /  e não há quem o esqueça  /  seja adulto ou menino. As palavras sublinhadas são:
a) substantivos
b) adjetivos
c) verbos
e) pronomes
5) Na estrofe: Juvelino é um mestre  / nessa arte de dançar  / dança que é uma peste  /e nunca mais quer parar. O verbo  sublinhado pertence a:
a) primeira conjugação
b) segunda conjugação
c) terceira conjugação

APRESENTANDO O PRESENTE DO INDICATIVO:

6) Observe o modelo e faça igual com os verbos apresentados:
DANÇAR – Pres. Ind..
PARAR – Pres. Ind.
ESPANTAR – Pres. Ind.
Eu danço
Eu par
Eu espant
tu danças


Ele dança


nós dançamos


Vós dançais


Eles dançam


7) Complete as frases com os verbos apresentados no presente do indicativo.
a)      Marquinhos _______________________________ para as provas diariamente. (estudar)
b)      Joana e Carla _____________________________ pão na padaria do Juvenal ( comprar)
c)       Celine ___________________________ muito bem. ( cantar)
d)      Moacir _____________________________ seus pais sempre. (visitar)
e)      Paulo e eu __________________________ as árvores na primavera. (podar)
8) Observe o modelo e faça igual com os verbos apresentados
CONHECER – Pres. Ind.
ESQUECER   -  Pres. Ind.
QUERER  -   Pres. Ind.
Eu conheço
Eu esqueço
Eu quero
Tu conheces


Ele conhece


Nós conhecemos


Vós conheceis


Eles conhecem


9) Complete as frases com os verbos apresentados no presente do indicativo
a) Joana _________________________ bem seus amigos. (conhecer)
b) Marcos e Jonas  ________________________ a tabuada de cor. (saber)
c) Eu e meu irmão não ______________________ verduras cozidas. (comer)
d) Você e sua tia nunca ______________________  o livro da biblioteca. (esquecer)
d) Eu _______________________ frutas diariamente e minha irmã _______________________ leite com achocolatado. (comer / beber)
10) Observe o modela e faça igual com os verbos apresentados:
CAIR  -  Pres. Ind.
SUBIR  -  Pres. Ind.
APLAUDIR  -  Pres. Ind.
Eu caio
Eu subo
Eu aplaudo
Tu cais


Ele cai


Nós caímos


Vós caís


Eles caem



11) Complete as frases com os verbos apresentados no presente do indicativo:
a) Vera sempre _________________________ de casa a mesma hora. (sair)
b) Marta e sua irmã _____________________ ao espetáculo do circo. (assistir)
c) Martina e Martins ___________________________  o bebê. (cobrir)
d) Eu e meu irmão ________________________  o palhaço (colorir)
e) Você e meu primo _____________________ a data da prova (confundir)

12 *Completem com suas palavras a quadrinha abaixo:
Meu amigo Juvelino
é um porquinho dançante
___________________________________________
___________________________________________
·         *Sugestão do autor

Flávia Inês Moroni Bartelli
Professora/ Psicopedagoga


Estudar é o melhor caminho!

Nenhum comentário:

Postar um comentário