Então eu seria uma criança
feliz
Se
na segunda-feira se pudesse correr livremente pelos prados
e as flores desabrochassem numa explosão de cor…
Se na terça-feira se
contemplasse o céu no seu mistério de um
azul sem fim…
Se na quarta-feira se
retirassem as máscaras e a verdade brotasse…
Se na quinta-feira a
alegria entrasse nos corações…
Se na sexta-feira
todos se dessem as mãos…
Se ao sábado os pais
contassem aos filhos histórias de encantar…
Se ao domingo a beleza
do silêncio se renovasse em cada ser…
Então eu seria uma
criança feliz e a minha canção voaria por sobre as casas,
dançaria entre os ramos das árvores,
e à hora do crepúsculo repousaria sobre os mares do mundo,
tornada canção de embalar, a
encher de paz e de ternura os sonhos das crianças.
Autor desconhecido
Usando o dicionário dê um
significado (que esteja de acordo com o significado dotexto) para os vocábulos
abaixo:
a) Contemplar:
________________________________________________________
b) Crepúsculo:
________________________________________________________
c) Prado:
____________________________________________________________
Agora você já sabe o significado das palavras acima; então
crie uma frase com a palavra dada:
a) Contemplar:
________________________________________________________
b) Crepúsculo:
________________________________________________________
c) Prado:
____________________________________________________________
Responda:
a)
Qual o desejo da criança do texto expresso na
quinta-feira?
b)
O que a criança quis dizer com a frase: “[...] se
pudesse correr livremente pelos prados e
as flores desabrochassem numa explosão de cor…”?
c)
Por que a “canção de embalar”,
enche de ternura os sonhos das crianças.”?
Relacione os dias da semana
com os desejos expressos pela criança do texto: a) – (1) Segunda-feira (
)[...] a verdade brotasse.
b) _
(2) Quarta-feira (
) a beleza do silêncio se renovasse...
c) _
(3) Sexta-feira ( ) pudesse correr livremente...
d) _
(4) Domingo ( ) [..] todos se dessem as mãos.
SUBSTANTIVO. Tudo o que existe é ser e
cada ser tem um nome. Substantivo é a classe gramatical de palavras variáveis,
as quais denominam os seres. Exemplo: a palavra criança
é substantivo, pois denomina os seres com idade inferior a aproximadamente 10
anos.
Substantivos Concretos e Abstratos
Substantivo
Concreto: é aquele que designa o ser que existe, independentemente de
outros seres do mundo real e do mundo imaginário. Ex. cadeira, cobra, Brasília,
saci, mãe-d'água, fantasma, ...
Substantivo
Abstrato: é aquele que designa seres que dependem de outros para existir;
designam estados, qualidades, ações e sentimentos dos seres. EX. vida (estado),
rapidez (qualidade), viagem (ação), saudade (sentimento).
Considerando os conceitos acima
classifique os substantivos abaixo em concreto ou abstrato usando o código: (S
A) para substantivo abstrato e (S C) para substantivo concreto:
a) criança ( ) b)
canção ( ) c)
casa ( )
d) árvores ( ) e)
paz ( ) f)
ternura ( )
Um abraço, Flávia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário