quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

Atividade de Língua Portuguesa 3º/4º anos (subst. concreto e abstrato)

Então eu seria uma criança feliz

Se na segunda-feira se pudesse correr livremente pelos prados e as flores desabrochassem numa explosão de cor…
Se na terça-feira se contemplasse o céu no seu mistério de um azul sem fim…
Se na quarta-feira se retirassem as máscaras e a verdade brotasse…
Se na quinta-feira a alegria entrasse nos corações…
Se na sexta-feira todos se dessem as mãos…
Se ao sábado os pais contassem aos filhos histórias de encantar…
Se ao domingo a beleza do silêncio se renovasse em cada ser…
Então eu seria uma criança feliz e a minha canção voaria por sobre as casas, dançaria entre os ramos das árvores, e à hora do crepúsculo repousaria sobre os mares do mundo, tornada canção de embalar, a encher de paz e de ternura os sonhos das crianças.
                       Autor desconhecido

Usando o dicionário dê um significado (que esteja de acordo com o significado dotexto) para os vocábulos abaixo:
a)    Contemplar: ________________________________________________________
b)    Crepúsculo: ________________________________________________________
c)    Prado: ____________________________________________________________

Agora você já sabe o significado das palavras acima; então crie uma frase com a palavra dada:
a)    Contemplar: ________________________________________________________
b)    Crepúsculo: ________________________________________________________
c)    Prado: ____________________________________________________________

Responda:
a)    Qual o desejo da criança do texto expresso na quinta-feira?
b)    O que a criança quis dizer com a frase: “[...] se pudesse correr livremente pelos prados e as flores desabrochassem numa explosão de cor…”?
c)    Por que a “canção de embalar”, enche de ternura os sonhos das crianças.”?

Relacione os dias da semana com os desejos expressos pela criança do texto: a) – (1) Segunda-feira                         (   )[...] a verdade brotasse.
b)    _ (2) Quarta-feira                            (   ) a beleza do silêncio se renovasse...
c)    _ (3) Sexta-feira                              (   ) pudesse correr livremente...
d)    _ (4) Domingo                                (   ) [..] todos se dessem as mãos.

SUBSTANTIVO. Tudo o que existe é ser e cada ser tem um nome. Substantivo é a classe gramatical de palavras variáveis, as quais denominam os seres. Exemplo: a palavra criança é substantivo, pois denomina os seres com idade inferior a aproximadamente 10 anos.
 
               Substantivos Concretos e Abstratos
Substantivo Concreto: é aquele que designa o ser que existe, independentemente de outros seres do mundo real e do mundo imaginário. Ex. cadeira, cobra, Brasília, saci, mãe-d'água, fantasma, ... 
Substantivo Abstrato: é aquele que designa seres que dependem de outros para existir; designam estados, qualidades, ações e sentimentos dos seres. EX. vida (estado), rapidez (qualidade), viagem (ação), saudade (sentimento).  

Considerando os conceitos acima classifique os substantivos abaixo em concreto ou abstrato usando o código: (S A) para substantivo abstrato e (S C) para substantivo concreto:
a) criança (     )                               b) canção (     )                          c) casa (     )
d) árvores (     )                               e) paz (    )                                 f) ternura (    )

Um abraço, Flávia.



Nenhum comentário:

Postar um comentário