quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

Atividades de Matemática para 3º e 4º anos. 1.a

Resolva os cálculos:
Armando e Efetuando os cálculos, você vai treinar a adição.

a) 58 + 35 = ______ b)184 +  59=  ______c) 354 + 108= ______ d) 1 502 + 744= _______




b) Armando e efetuando os cálculos você vai treinar a subtração.
a) 67 - 34= ______ b) 328 - 64=______ c) 685 - 109=_______ d) 1 325 - 716= ________




Brincando com as expressões numéricas 
( nível 1)
a) 124 + 12 + 32= ______                                   b) 325 - 84 - 22= ___________


(nível 2)
a) 84 +  (18 + 32)= _________                            b) (165 - 39) - 12 = _________


Resolvendo problemas.
Analise a situação problema e descubra se você precisa usar a adição ou a subtração para resolvê-las. 

a) Maria Carolina foi ao mercado e comprou  15 pãezinhos, 2 litros de leite, 15 laranjas para fazer suco e 15 cocadas. Quantos produtos ela comprou?
R: _____________________________________________________________________

b) Jussara tem uma coleção de bonecas. 12 são vestidas de azul, 8 vestidas de vermelho, 18 vestidas de lilás e 4 vestidas de amarelo. Qual o total da coleção de bonecas de Jussara?
R: _____________________________________________________________________

c) Maria Teresa ganhou muitas figurinhas de seu primo Joaquim para distribuir entre seus colegas. Ela deu 54 para Pedro,  54 Para Mário e 54 para Theo. Não distribuiu mais nenhuma porque sobraram 12. Quantas figurinhas Maria Teresa ganhou de seu primo?
R:_____________________________________________________________________

d) Se eu tenho 129 papéis de carta e der 57 para minha irmã, com quantos papéis de carta ficarei?
R: _____________________________________________________________________

e) Considerando que gastei 84 reais de minha mesada que é de 100 reais, quanto sobrou dela?
R: _____________________________________________________________________

f) Se numa caixa d'água cabem 500 litros e durante o dia são gastos 214. Quantos litros diários sobram? 
R____________________________________________________________________

(Aproveite essa situação matemática para discutir sobre estratégias de economia de água e sobre o perigo de a caixa d'água, se não estiver bem fechada pode se transformar em um criadouro do mosquito causador de doenças como dengue, zica,...)
 Um abraço, Prof. Flávia. 









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