A criança com
TDAH e a lição de casa
A lição de casa é muitas vezes uma tarefa muito
complicada para pais e familiares de crianças diagnosticadas com TDAH.
Se é complicada para pais e
familiares, ela é fundamental para essa criança, pois ela é incorporada no processo de
aprendizagem para auxiliar o que se deseja reforçar nos estudos e melhorar o
rendimento escolar.
Muitos educadores e especialistas
defendem que estudar um pouco por dia auxilia na fixação dos conteúdos
trabalhados na escola e consequentemente auxilia na aprendizagem.
Acontece que em crianças com TDAH
esse momento é muito conflitante uma vez que em sua grande maioria não gostam
de fazer a lição de casa. Mas porque isso acontece?
Isso acontece porque as crianças com
TDAH não gostam de parar o que estão fazendo para iniciar uma outra atividade,
principalmente se estão brincando, assistindo televisão, jogando ou interagindo
com colegas pelo celular ou computador e até mesmo ter que acordar cedo para
realizar essa tarefa.
Assim, se comprovadamente essas
atividades complementares são importantes e fundamentais a fixação da
aprendizagem para quem tem TDAH temos a obrigação de fazer com que elas sejam
prazerosas e não uma punição.
Quando a criança diagnosticada com
TDAH diz não gostar de fazer a lição de casa é importante ser persistente e
contradizer que ela é necessária. É importante acompanhar diariamente;
persistir e vigiar no sentido de observar a organização do caderno e se todas
as atividades foram completadas.
Caso alguma não estiver, deverá ser
feita, mesmo que isso represente um momento de alto estresse familiar. É o
eterno discurso de o que tem que ser feito, deverá ser feito.
Para que o nível de estresse não tome
um caminho sem volta, é preciso estabelecer uma rotina muito clara e simples
desde cedo com as crianças e isso se aplica a quem tem ou não o TDAH.
O que de melhor se tem observado como
tratamento eficaz na rotina organizacional da criança é:
- desde cedo orientar a criança a
organizar suas roupas, seus brinquedos, seus calçados, sua cama, etc.
- que, desde cedo, lhe seja atribuída a
responsabilidade de um afazer de casa, respeitado um horário específico (secar a
louça, tomar banho, organizar a caixa de brinquedos, aprontar a mesa, etc.).
- quando já na escola, organizar o
material escolar diariamente de forma a ter os pais como auxiliadores, como
orientadores e não como agentes da atividade.
- em hipótese os pais deverão fazer a
atividade de casa pelos filhos, mas deverão acompanhar para identificar o grau
de dificuldade que a criança apresenta para melhor trabalhar com a escola.
- levar à escola os dados observados
em casa para que a escola acolha as informações a fim de melhor planejar essas
atividades mantendo o caráter de parceria família/escola.
- estimular o fazer das tarefas
estimulando-os com elogios positivistas quando a criança está conseguindo realiza-las e sobretudo
quando atendem a rotina estabelecida.
Com isso, as crianças melhoram sua
estima e vão transferindo essa organização para outras atividades diárias.
- o horário de realização das tarefas
escolares de casa tem que ser pensados conjuntamente com a criança. Deve-se
observar o melhor horário para que a criança a façam; reflita-se que, se
optarmos a que ela realize no horário em que goste de assistir a um programa,
por exemplo, isso a deixará ansiosa e consequentemente ficará ansiosa para
poder assistir ao programa e não realizará a tarefa totalmente concentrada. Assim é preciso
observar qual o melhor momento para fazer a lição de casa.
- ainda em relação ao horário, logo
após as refeições, também não é adequado, pois a criança com TDAH fica mais lenta, mais preguiçosa, em função
do processo digestivo.
- A utilização dos recursos dispostos
na internet são uma ferramenta bastante significativa de forma positiva e a
maioria das crianças com TDAH respondem positivamente a esse recurso.
- E por fim, muitos pais se veem diante
da necessidade de buscar um profissional que auxilie a criança na realização
das tarefas devido à dificuldade natural e os sintomas que o transtorno
apresenta.
Flavia I.M. Bartelli
psicopedagoga
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