sexta-feira, 18 de março de 2016

JOGO EDUCATIVO - O jardim da alegria

JOGO EDUCATIVO – O Jardim da alegria


A finalidade desse jogo é potencializar e desenvolver o pensamento positivo promovendo o desenvolvimento emocional de crianças (a partir de 10 anos) e adolescentes onde se trabalha com o sentimento da “alegria”.

Objetivos:
·         Instruir às crianças a identificar as emoções positivas;
·         Favorecer a reflexão sobre as pequenas coisas que nos fazem feliz;
·         Estimular o uso do pensamento positivo e de atitudes positivas colaborativas.

MATERIAIS NECESSÁRIOS:
·        FICHA – Minhas alegrias (em anexo no blog);
·        Cartolina ou folha peso 60;
     Papeis coloridos (revistas, dobradura, etc.) lápis de cor, cola, canetas hidro  cor.
·       Saco de papel (para guardar as flores e o material) ou um pote plástico;
·       Lápis preto e borracha.
·       Etiquetas brancas coláveis (tipo etiquetas de colocar preço).

O JOGO
É uma dinâmica educativa que consiste em refletir sobre as próprias emoções, principalmente sobre a alegria. Refletir sobre as pequenas coisas que nos fazem sentir alegria para poder valorizá-las e compreender que a felicidade está nas pequenas coisas do dia a dia. Refletir que a alegria é uma atitude positivista que se converte em emoções (de maior ou menor intensidade), mas que podem mudar nossa vida uma vez que pode influenciar na forma de pensar, de atuar e de ver a vida.
INSTRUÇÕES:
·         Preparação: Preparamos, a folha de cartolina ou peso 60 e demais materiais.
Passo 1:
Com o material numa mesa, iniciamos com a criança ou adolescente explicando que “todos queremos a felicidade para nós mesmos e para as pessoas que nos rodeiam”.
A partir disso, lança-se a pergunta: O que é ser feliz? O que é essa tal de felicidade que todos buscam? E refletimos junto com a criança ou adolescente que podemos pensar que estamos alegres quando se tem o “jogo” que tanto queremos, que temos o smartfones mais moderno, um computador de última geração, quando compramos um sapato novo, que seremos felizes se formos bem numa prova com notas acima da média, quando somos aprovados na escola com boas notas e estivermos em férias. Ainda podemos refletir sobre o futuro pontuando que seremos felizes quando saímos da casa dos pais tendo autonomia para ter tudo que sonhamos querer ter....
Mas e no presente momento, no agora, estamos (somos) felizes? Se pensarmos mais profundamente nos fatos que realmente nos fazem felizes; não adianta ter um celular de ponta, se não tenho com quem conversar, não importa ter uma roupa nova se não tem  aonde ir, ou ter um sapato lindo se não posso andar ou ainda, tirar boas notas se realmente não aprendi o conteúdo.
Devemos levar a criança e ou adolescente a refletir que o que realmente faz as pessoas felizes são as pequenas alegrias, as pequenas coisas do dia a dia e que somadas uma a uma serão as grandes alegrias da vida como um todo.
Passo 2:
Depois dessa reflexão entregamos a ficha “minhas alegrias” e deixamos um tempo para que reflitam e completem os espaços (aproximadamente 10 min). Lembrando sempre da importância de valorizar as pequenas coisas como o sorriso de alguém, um momento com a família, um passeio, visitar os avós, jogar com os amigos, andar de bicicleta, etc.
Passo 3:
Colocar que a felicidade é como um jardim e que este pode ser muito difícil de manter, de construir, mas que com calma e cuidado podemos cultivá-lo. Assim propomos a confecção de pequenas flores e que cada uma representará uma alegria.
Depois de confeccionar as flores (a criança/adolescente cria a flor como quer, desenhada, com papel colorido e recortes, pintadas) e nomeá-las com “uma alegria” montar um jardim na cartolina/fola peso 60 colando as flores e enfeitando-o (ao gosto da criança).
Passo 4:
Concluído o “jardim”, orientamos a pendurá-lo em um lugar especial e cada vez que a pessoa se sente triste, abatida com algo que lhe tenha acontecido, esta deverá “visitar seu jardim “, para recordar-se das pequenas coisas que realmente importam para ser feliz.
Flávia Inês Moroni Bartelli
Psicopedagoga


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