JOGO EDUCATIVO – O Jardim da alegria
A
finalidade desse jogo é potencializar e desenvolver o pensamento positivo
promovendo o desenvolvimento emocional de crianças (a partir de 10 anos) e
adolescentes onde se trabalha com o sentimento da “alegria”.
Objetivos:
·
Instruir às
crianças a identificar as emoções positivas;
·
Favorecer a
reflexão sobre as pequenas coisas que nos fazem feliz;
·
Estimular o uso
do pensamento positivo e de atitudes positivas colaborativas.
MATERIAIS NECESSÁRIOS:
· FICHA – Minhas
alegrias (em anexo no blog);
· Cartolina ou
folha peso 60;
Papeis
coloridos (revistas, dobradura, etc.) lápis de cor, cola, canetas hidro cor.
· Saco de papel
(para guardar as flores e o material) ou um pote plástico;
· Lápis preto e
borracha.
· Etiquetas
brancas coláveis (tipo etiquetas de colocar preço).
|
O JOGO
É uma dinâmica educativa que consiste em refletir sobre
as próprias emoções, principalmente sobre a alegria. Refletir sobre as pequenas
coisas que nos fazem sentir alegria para poder valorizá-las e compreender que a
felicidade está nas pequenas coisas do dia a dia. Refletir que a alegria é uma
atitude positivista que se converte em emoções (de maior ou menor intensidade),
mas que podem mudar nossa vida uma vez que pode influenciar na forma de pensar, de
atuar e de ver a vida.
INSTRUÇÕES:
·
Preparação: Preparamos, a folha de cartolina ou peso 60 e demais materiais.
Passo
1:
Com
o material numa mesa, iniciamos com a criança ou adolescente explicando que
“todos queremos a felicidade para nós mesmos e para as pessoas que nos
rodeiam”.
A
partir disso, lança-se a pergunta: O que é ser feliz? O que é essa tal de
felicidade que todos buscam? E refletimos junto com a criança ou adolescente
que podemos pensar que estamos alegres quando se tem o “jogo” que tanto
queremos, que temos o smartfones mais moderno, um computador de última geração, quando compramos
um sapato novo, que seremos felizes se formos bem numa prova com notas acima da
média, quando somos aprovados na escola com boas notas e estivermos em férias.
Ainda podemos refletir sobre o futuro pontuando que seremos felizes quando saímos da casa dos pais tendo autonomia para ter tudo que sonhamos querer ter....
Mas
e no presente momento, no agora, estamos (somos) felizes? Se pensarmos mais
profundamente nos fatos que realmente nos fazem felizes; não adianta ter um celular
de ponta, se não tenho com quem conversar, não importa ter uma roupa nova se não tem aonde ir, ou ter um sapato lindo se não posso andar ou ainda, tirar boas
notas se realmente não aprendi o conteúdo.
Devemos
levar a criança e ou adolescente a refletir que o que realmente faz as pessoas
felizes são as pequenas alegrias, as pequenas coisas do dia a dia e que somadas
uma a uma serão as grandes alegrias da vida como um todo.
Passo
2:
Depois
dessa reflexão entregamos a ficha “minhas alegrias” e deixamos um tempo para
que reflitam e completem os espaços (aproximadamente 10 min). Lembrando sempre
da importância de valorizar as pequenas coisas como o sorriso de alguém, um
momento com a família, um passeio, visitar os avós, jogar com os amigos, andar
de bicicleta, etc.
Passo 3:
Colocar que a felicidade é como um jardim e que este
pode ser muito difícil de manter, de construir, mas que com calma e cuidado
podemos cultivá-lo. Assim propomos a confecção de pequenas flores e que
cada uma representará uma alegria.
Depois de confeccionar as flores (a criança/adolescente cria
a flor como quer, desenhada, com papel colorido e recortes, pintadas) e
nomeá-las com “uma alegria” montar um jardim na cartolina/fola peso 60 colando as flores e
enfeitando-o (ao gosto da criança).
Passo 4:
Concluído o “jardim”, orientamos a pendurá-lo em um
lugar especial e cada vez que a pessoa se sente triste, abatida com algo que
lhe tenha acontecido, esta deverá “visitar seu jardim “, para recordar-se das
pequenas coisas que realmente importam para ser feliz.
Flávia Inês Moroni Bartelli
Psicopedagoga
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