Jogo educativo
- Resolvendo conflitos – A briga entre os corações e as estrelas.
Uma das atividades em que a psicopedagogia pode auxiliar ao
professor é passar a ele alguns jogos educativos que melhore a dinâmica das
aulas. Em diversas ocasiões, na atualidade, o professor se vê na condição de
mediador de conflitos. Como nem todas as escolas dispõe de um especialista para
auxiliar nessas horas é o professor que tem que agir. Nessas horas o lúdico é
um excelente instrumento para mediar esses conflitos.
Através dessa dinâmica/jogo, trabalha-se os conflitos. Pode-se criar um conflito ou utilizar um pré-existente para que se faça uma reflexão sobre o mesmo. Muitas vezes nos centramos em nosso ponto de vista e refletimos de forma tendenciosa e quando os outros expressam uma opinião diferente pensamos que o estão fazendo para perturbar, incomodar de forma proposital. Por isso é necessário ir mais além, colocar-se no lugar do outro já que nem sempre essa atitude tem como objetivo confrontar ao outro.
Objetivo = Jogo educativo para melhora solucionar conflitos.
Expectativa: Que o aluno seja capaz de se pôr no lugar do
outro quando se vê em situação de conflito usando o diálogo, a escuta (oitiva)
para compreender ao outro e, com isso, solucionar o conflito existente.
Idade apropriada: A partir de 4 anos.
Material Necessário:
- corações e estrelas verdes e vermelhos
- duas caixas de cada cor (verde e vermelho) uma de cada cor
para cada equipe.
Dinâmica: Distribui-se de forma aleatória um cartão verde ou
vermelho. Assim, cada criança será ou verde ou vermelha.
Depois dividimos as crianças em duas equipes uma
representando a cor verde, outra a cor vermelha
Depois de espalhar os corações e as estrelas pela sala, explica-se
que
- a equipe vermelha tem como objetivo recolher todas as
estrelas que encontrarem na sala, de qualquer cor e guardá-las em suas caixas
respectivas, respeitando a cor correspondente. Além de guardar as estrelas,
terão que pegar os corações que estão nas caixas e espalhá-los pela sala, mas
cuidado com os verdes, pois são os inimigos e não se pode confiar neles.
- a equipe verde tem como objetivo recolher todos os
corações que estão espalhados na sala, independentemente da cor e guardá-los na
caixa respeitando a cor correspondente, também deverão retirar todas as
estrelas de cor verde da caixa e espalhá-las pela sala, mas cuidado com as de
cor vermelhas, pois são inimigas e portanto não merecem confiança.
Como cada equipe tem ordens contrárias o normal é entrarem
em conflito e descobrirem que a cor contrária a da sua equipe representa o mal.
Quando a polêmica ultrapassar o limite do aceitável o professor/ orientador para
a dinâmica, faz com que todos sentem em círculos e conversem sobre o que cada equipe sentiu e
se explique refletindo sobre seus atos, seus pensamentos.
- por que estava zangado?
- O que tivemos que fazer?
- Finalmente o orientador poderá concluir questionando se os
participantes não tivessem parado o jogo e escutado uns aos outros ainda
estariam zangados uns com os outros.
Levar o grupo a refletir que muitas vezes pensamos que o
outro nos quer mal, é nosso inimigo e que, o objetivo do jogo era simplesmente
que cada equipe cumprisse sua missão e não conflitar com o outro grupo; apenas
“cuidar” e não brigar.
- Depois dessa reflexão devemos seguir com o debate e buscar
soluções através da pergunta “o que podemos fazer quando...?”
Flávia I.M. Bartelli
Psicopedagoga
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