quinta-feira, 17 de março de 2016

O Menino que mentia - texto, interpretação e produção textual - 4º ano

O MENINO QUE MENTIA
Um pastor costumava levar seu rebanho para fora da aldeia. Um dia resolveu pregar uma peça nos vizinhos.
Um lobo! Um lobo! Socorro! Ele vai comer minhas ovelhas! Os vizinhos largaram o trabalho e saíram correndo para o campo para socorrer o menino. Mas encontraram-no às gargalhadas. Não havia lobo nenhum. Ainda outra vez ele fez a mesma brincadeira e todos vieram ajudar; e ele caçoou de todos. Mas um dia o lobo apareceu de fato e começou a atacar as ovelhas. Morrendo de medo, o menino saiu correndo. Um lobo! Um lobo! Socorro! Os vizinhos ouviram, mas acharam que era caçoada. Ninguém socorreu e o pastor perdeu todo o rebanho.
Moral: Ninguém acredita quando o mentiroso fala a verdade.
 BENNETT, William J. O livro das virtudes para crianças. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1997.
O texto tem a finalidade de:


(A) dar uma informação.
(B) fazer uma propaganda.
(C) registrar um acontecimento.
(D) transmitir um ensinamento.

O que se pode aprender com esse texto?
R: _______________________________________________________________________________
Qual o significado da expressão “pregar uma peça” (L¹) no texto apresentado?
R: ______________________________________________________________________________
Qual o significado da palavra caçoou (L4) (use suas palavras de acordo com o entendimento do texto ou procure no dicionário por caçoar.)
R: ____________________________________________________________________________
Crie uma frase com a palavra brincadeira.   (Use sua criatividade).
R: ____________________________________________________________________________
Coloque as palavras do quadro abaixo em ordem alfabética:
lobo
pastor
ovelha
aldeia
vizinho
trabalho







Ortografia -  Retire do texto uma palavra com o que se pede:
      Que tenha RR.                                               R _______________________________________
     Que tenha LH                                                R:_______________________________________
     Que tenha Ç                                                   R: _______________________________________
     Que o S tenha som de Z                                R: _______________________________________
       Que tenha acento agudo                               R: _______________________________________
Lição de vida   – ___ “Olha o mosquito! Olha o mosquito! Olha o mosquito!”
“Considerando a epidemia de dengue, zica e chikungunya devemos cuidar para que o mosquito Aedes aegypti não nasça. Para que isso aconteça é nosso dever tomar algumas providências básicas.” Então, ...
Crie um pequeno texto que aponte, pelo menos três ações, para que esse mosquito não nasça e a doença não se prolifere.
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

(Interaja com seus colegas trocando ideias e sugestões para erradicar o Aedes aegypti de sua comunidade).

Um comentário: