terça-feira, 8 de março de 2016

Atividade para refletir sobre a impulsividade - A garrafa mágica

Jogo - A garrafa mágica
O objetivo desse jogo é ajudar as crianças a concentrarem-se e a tranquilizarem-se. É uma estratégia afetiva para estreitar as relações fazendo com que se reflita sobre os pensamentos e anseios quando se está sob forte emoção, muito nervoso ou agitado favorecendo o autocontrole promovendo a competência de meditação.
Público alvo: crianças a partir de 5 anos e adolescentes.
Material necessário: pote ou garrafa transparente com tampa, purpurina, água, pigmento colorido do gênero alimentício (atóxico) e ficha “*minhas alegrias.”
Preparando a garrafa mágica.
Esse material deve ser confeccionado com o paciente (criança, adolescente, ou turma) onde se vai explicando que está-se confeccionando uma garrafa que se chamará: “garrafa mágica dos pensamentos” e que ela vai ajudar a entender o que acontece no nosso eu interior quando estamos muito nervosos, angustiados, com medo, ...

Preparação:  
Com o material preparado, procura-se um local tranquilo para a aplicação (pode ser no cantinho da contação de histórias ou local de descanso _ tapete).
Trabalhando com a criança;
Após a construção da garrafa mágica do pensamento e estar num local tranquilo, explicamos à criança o que acontece com nosso eu interior quando estamos muito nervosos e para isso segue-se os seguintes passos:
1-      Agitamos a garrafa e apoiamos ela num local firme. Então induzimos a criança a observar que nesse momento a purpurina está se movendo muito rápido e isso é o que acontece com nossos pensamentos, sentimentos e emoções quando estamos nervosos, alterados, assustados, com medo.  Como a garrafa está numa posição de descanso, percebemos que a purpurina, aos poucos, irá se mover mais lentamente, até suas partículas estarem em repouso.
2-      Devemos, então, leva-los à reflexão de que o mesmo acontece conosco. Num momento de muita raiva, agitação, ou conflito, nossos pensamentos e atitudes se assemelham à purpurina quando agitada e por isso sentimos vontade de gritar, correr, agredir.
3-      Como agir nessas situações? Devemos nos colocar no lugar da garrafa quando deixa-se de agitá-la. Assim os pensamentos vão se acomodando e a criança deixa de agir impulsivamente.


Essa técnica, que auxilia a criança a refletir sobre seu comportamento impulsivo, permite com que ela aprenda o auto controle. 
Esse “jogo” passa a ser mais uma ferramenta que poderá ser utilizada para favorecer as relações interpessoais e também a concentração uma vez que permite a reflexão de seu estado emocional quando comparado à agitação ou o relaxamento das purpurinas dentro da água.
Flávia Bartelli
Psicopedagoga


* ficha minhas alegrias em nova postagem. 

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