A criança com dificuldade
de integração
inadequação no grupo |
Algumas crianças têm sérias dificuldades para fazer amigos e
integrar-se em grupos sociais. Essas são crianças solitárias, que falam muito
pouco com outras crianças e se limitam a responder as perguntas feitas a elas.
São muito tímidas e introvertidas. Enquanto escola ou família é importante
ajudar essas crianças a desenvolverem estratégias que permitam superar suas
dificuldades na questão da integração nos grupos e assim evitar conseqüências que
venham a favorecer o isolamento social incluindo a rejeição, o bulling escolar,
etc.
Qual a real necessidade de se integrar nos grupos sociais.
O ser humano é um ser social por natureza e precisa estar em
contato com outras pessoas e interagir com elas. Isso permite que a pessoa
tenha um desenvolvimento sadio elencando o bem-estar pessoal como fator
preponderante. Eu pertenço a...
A convivência social proporciona uma importante fonte de
bem-estar pessoal já que cobre as necessidades naturais de apoio social, de
pertencimento e na formação de sua identidade. A função do grupo e a cobertura dessas
necessidades básicas é algo de essencial importância durante a infância e na
adolescência por ser a fase em que se reforça o caráter de identidade.
Entretanto algumas crianças apresentam sérias dificuldades
para integrar-se nos diferentes grupos sociais existentes na atualidade e estas
dificuldades podem apresentar consequências diretas em seu bem-estar.
As consequências da ausência de habilidades de integração em
grupos aparecem de forma muito negativa para a criança que podem ser identificadas
pelos seguintes comportamentos:
a importância do trabalho em grupo |
·
Isolamento
social.
·
Probabilidade
de rejeição por parte dos iguais.
·
Dificuldade
para relacionar-se e interagir com os demais.
·
Inabilidade
social (comportamento introspectivo).
·
Apresentam
necessidade de aprovação contínua sobre seus atos.
·
Não
conseguem definir sua identidade (gostam
sempre das mesmas coisas que o dominante do grupo gosta).
·
Necessitam
de constante apoio social (não fazem nada sozinhos).
·
Problemas
com a baixa autoestima.
·
Podem
sofrer provocações de seus companheiros e até sofrer de bulling.
·
E,também,
podem desenvolver uma fobia escolar que no futuro pode se transformar em fobia
social repercutindo no bem-estar emocional e pessoal.
Quais seriam as causas que favorecem a dificuldade de
interagir num grupo de forma sadia?
A habilidade de integração grupal, mais que uma habilidade, é
um conjunto de habilidades (fatores) que fazem parte do ser social. Cada criança
é diferente, porém pode-se falar do conjunto de razões que provocam essas
dificuldades. Entre as mais comuns encontramos:
1.
Um
caráter tímido e introvertido.
2.
Baixa
autoestima e pouca segurança no que faz.
3.
Habilidades
sociais escassas. Normalmente provoca atitudes para chamar atenção de forma
inapropriada para o momento.
4.
Ter
sofrido de rejeição anteriormente.
5.
Sentir-se
diferente dos demais e um profundo sentimento de inferioridade. .
6.
Ansiedade
elevada ante a uma atividade de grupo.
O que se pode fazer para auxiliar as crianças com dificuldade
de integração grupal?
Quais as estratégias que poderiam ser utilizadas frente à
falta de sociabilidade com crianças?
·
Quando
percebemos que uma criança está tendo dificuldade de interagir com o grupo,
podemos começar a interação com grupos pequenos. É mais fácil para as crianças
que têm dificuldade de interagir quando feitos em grupos pequenos.
·
Pode-se
também elaborar um planejamento de integração gradual, começando como no
primeiro item com grupos pequenos e gradualmente aumentando-se de maneira que a
criança possa se adaptar.
·
Outra estratégia é buscar crianças que tenham
alguma afinidade e também facilidade de integração. Desse modo, podemos buscar
um amigo de referência que lhe ajude a integrar-se num determinado grupo.
·
Em
nenhum momento devemos pressionar a criança para que se integre num determinado
grupo. Cada criança tem seu próprio tempo e a pressão pode dificultar ou
interromper o progresso natural.
·
Normalmente
a identificação da dificuldade de integração aparece no período escolar, por
isso a escola deve informar a família e essa pode ajudar ensaiando em casa
através de histórias dramatizadas, leitura de livros que tratam do assunto (hoje
o universo da literatura infantil é imenso).
·
Também
em casa, podemos ensaiar diferentes formas comunicativas através de
brincadeiras (mímica, dança, desenhos,...)
·
Concluindo,
podemos reforçar de maneira paralela a autoestima da criança fomentando sua
confiança por meio de atividades que desenvolvam sua autonomia.
Flávia Inês Moroni Bartelli
Professora/
Psicopedagoga.
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