domingo, 3 de julho de 2016

A criança com dificuldade de integração grupal.


A criança com dificuldade de integração


inadequação no grupo
Algumas crianças têm sérias dificuldades para fazer amigos e integrar-se em grupos sociais. Essas são crianças solitárias, que falam muito pouco com outras crianças e se limitam a responder as perguntas feitas a elas. São muito tímidas e introvertidas. Enquanto escola ou família é importante ajudar essas crianças a desenvolverem estratégias que permitam superar suas dificuldades na questão da integração nos grupos e assim evitar conseqüências que venham a favorecer o isolamento social incluindo a rejeição, o bulling escolar, etc.
Qual a real necessidade de se integrar nos grupos sociais.
O ser humano é um ser social por natureza e precisa estar em contato com outras pessoas e interagir com elas. Isso permite que a pessoa tenha um desenvolvimento sadio elencando o bem-estar pessoal como fator preponderante. Eu pertenço a...
A convivência social proporciona uma importante fonte de bem-estar pessoal já que cobre as necessidades naturais de apoio social, de pertencimento e na formação de sua identidade. A função do grupo e a cobertura dessas necessidades básicas é algo de essencial importância durante a infância e na adolescência por ser a fase em que se reforça o caráter de identidade.
Entretanto algumas crianças apresentam sérias dificuldades para integrar-se nos diferentes grupos sociais existentes na atualidade e estas dificuldades podem apresentar consequências diretas em seu bem-estar.
As consequências da ausência de habilidades de integração em grupos aparecem de forma muito negativa para a criança que podem ser identificadas pelos seguintes comportamentos:
a importância do trabalho
em grupo

·         Isolamento social.
·         Probabilidade de rejeição por parte dos iguais.
·         Dificuldade para relacionar-se e interagir com os demais.
·         Inabilidade social (comportamento introspectivo).
·         Apresentam necessidade de aprovação contínua sobre seus atos.
·         Não conseguem definir sua identidade  (gostam sempre das mesmas coisas que o dominante do grupo gosta).
·         Necessitam de constante apoio social (não fazem nada sozinhos).
·         Problemas com a baixa autoestima.
·         Podem sofrer provocações de seus companheiros e até sofrer de bulling.
·         E,também, podem desenvolver uma fobia escolar que no futuro pode se transformar em fobia social repercutindo no bem-estar emocional e pessoal.
Quais seriam as causas que favorecem a dificuldade de interagir num grupo de forma sadia?
A habilidade de integração grupal, mais que uma habilidade, é um conjunto de habilidades (fatores) que fazem parte do ser social. Cada criança é diferente, porém pode-se falar do conjunto de razões que provocam essas dificuldades. Entre as mais comuns encontramos:
1.      Um caráter tímido e introvertido.
2.      Baixa autoestima e pouca segurança no que faz.
3.      Habilidades sociais escassas. Normalmente provoca atitudes para chamar atenção de forma inapropriada para o momento.
4.      Ter sofrido de  rejeição anteriormente.
5.      Sentir-se diferente dos demais e um profundo sentimento de inferioridade. .
6.      Ansiedade elevada ante a uma atividade de grupo.
O que se pode fazer para auxiliar as crianças com dificuldade de integração grupal?
Quais as estratégias que poderiam ser utilizadas frente à falta de sociabilidade com crianças?
·         Quando percebemos que uma criança está tendo dificuldade de interagir com o grupo, podemos começar a interação com grupos pequenos. É mais fácil para as crianças que têm dificuldade de interagir quando feitos em grupos pequenos.
·         Pode-se também elaborar um planejamento de integração gradual, começando como no primeiro item com grupos pequenos e gradualmente aumentando-se de maneira que a criança possa se adaptar.
·          Outra estratégia é buscar crianças que tenham alguma afinidade e também facilidade de integração. Desse modo, podemos buscar um amigo de referência que lhe ajude a integrar-se num determinado grupo.
·         Em nenhum momento devemos pressionar a criança para que se integre num determinado grupo. Cada criança tem seu próprio tempo e a pressão pode dificultar ou interromper o progresso natural.
·         Normalmente a identificação da dificuldade de integração aparece no período escolar, por isso a escola deve informar a família e essa pode ajudar ensaiando em casa através de histórias dramatizadas, leitura de livros que tratam do assunto (hoje o universo da literatura infantil é imenso).
·         Também em casa, podemos ensaiar diferentes formas comunicativas através de brincadeiras (mímica, dança, desenhos,...)
·         Concluindo, podemos reforçar de maneira paralela a autoestima da criança fomentando sua confiança por meio de atividades que desenvolvam sua autonomia.                                    

Flávia Inês Moroni Bartelli


Professora/ Psicopedagoga.

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