quarta-feira, 6 de julho de 2016

Quem sou eu? Jogo infantil para elevar o nível de concentração na criança/adolescente.

Quem sou eu? Jogo infantil para elevar o nível de concentração na criança/adolescente.

Você me conhece? Você sabe quem que sou?
Atividade para desenvolver a capacidade de atenção
Esta atividade pode ser realizada a partir dos cinco anos ou quando a criança esteja ensaiando o processo de alfabetização (domine a leitura e a escrita básica).
É uma brincadeira que pode ser feita em grupo ou individual.
O objetivo deste jogo é favorecer a capacidade de atenção e concentração. Desenvolver estratégias para direcionar e manter a atenção em determinada atividade e promover o desenvolvimento da capacidade de concentração.
Material necessário:
·         - Fichas com palavras pré-escolhidas.
·         - Folhas de papel para escrever.
·         -Lápis, borracha, lápis de cor.
·         - Cronômetro.
                        Em que consiste o jogo?
É uma dinâmica educativa que tem por objetivo trabalhar a atenção e a concentração. Essa técnica é por vezes divertida para as crianças e muito parecida com o jogo “soletrando”,  mas serve para treinar a capacidade de atenção, pois o jogador tem que prestar atenção nas letras que lhes são ditadas de forma desordenadas (ou embaralhadas) para que formem a palavra correta.
É uma atividade que se pode ser realizada com crianças de muitas idades inclusive com adolescentes. O que mudará será o nível de exigência ortográfica ou de vocabulário, mas vale ressaltar que o importante é começar sempre com palavras fáceis e ir aumentando o nível de exigência.

Como funciona o jogo:
Depois de preparado o ambiente para o jogo em si, ou seja, que os participantes estejam dispostos em um local arejado, bem acomodado e com o material necessário (papel, lápis, lápis de cor, borracha,...) explicaremos a dinâmica da seguinte maneira: “vamos brincar para verificar se você (s) é capaz de descobrir a palavra que formamos com as letras que estou ditando”.
M O L A
Exemplo:  A – L – O – M  (mola)
Isto pode parecer fácil, mas para a criança, nem tanto, porque além de escutar as letras da palavra na ordem inversa. A palavra ditada ao contrário exige que a criança/adolescente esteja com sua concentração toda voltada para a atividade, pois terá que construir a palavra ao contrário e ainda buscar seu significado. Então, qualquer troca de letra, a palavra perde o significado.
Começamos com palavras simples (fáceis), de no máximo três sílabas dependendo do nível da turma/ criança.
Quando trabalhamos com adolescentes, pode-se listar uma quantidade x de palavras e exigências ortográficas e dividir a turma em grupos para que cada grupo possa ditar uma palavra para o(s) grupo (s) adversário. Isso torna a competição mais produtiva e divertida, ao mesmo tempo em que se aprende e fixa a ortografia tão complexa de nossa língua. Podemos usar uma lista de 10 palavras (por grupo).
Cada professor tem a autonomia de determinar o número de palavras, o nível de exigência e o número de grupos incluindo  que, com os maiores, pode-se deixar que o grupo escolha as palavras. Isso estimula a busca de novas palavras e sua significação no contexto do objetivo estabelecido.

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