Quem sou eu? Jogo infantil para
elevar o nível de concentração na criança/adolescente.
Você me
conhece? Você sabe quem que sou?
Atividade
para desenvolver a capacidade de atenção
Esta
atividade pode ser realizada a partir dos cinco anos ou quando a criança esteja
ensaiando o processo de alfabetização (domine a leitura e a escrita básica).
O
objetivo deste jogo é favorecer a capacidade de atenção e concentração. Desenvolver
estratégias para direcionar e manter a atenção em determinada atividade e
promover o desenvolvimento da capacidade de concentração.
Material
necessário:
·
- Fichas
com palavras pré-escolhidas.
·
- Folhas
de papel para escrever.
·
-Lápis,
borracha, lápis de cor.
·
-
Cronômetro.
Em que consiste o jogo?
É uma
dinâmica educativa que tem por objetivo trabalhar a atenção e a concentração.
Essa técnica é por vezes divertida para as crianças e muito parecida com o jogo
“soletrando”, mas serve para treinar a
capacidade de atenção, pois o jogador tem que prestar atenção nas letras que
lhes são ditadas de forma desordenadas (ou embaralhadas) para que formem a
palavra correta.
É uma
atividade que se pode ser realizada com crianças de muitas idades inclusive com
adolescentes. O que mudará será o nível de exigência ortográfica ou de
vocabulário, mas vale ressaltar que o importante é começar sempre com palavras
fáceis e ir aumentando o nível de exigência.
Como funciona o jogo:
Depois de
preparado o ambiente para o jogo em si, ou seja, que os participantes estejam
dispostos em um local arejado, bem acomodado e com o material necessário
(papel, lápis, lápis de cor, borracha,...) explicaremos a dinâmica da seguinte
maneira: “vamos brincar para verificar se você (s) é capaz de descobrir a
palavra que formamos com as letras que estou ditando”.
M O L A |
Isto pode
parecer fácil, mas para a criança, nem tanto, porque além de escutar as letras
da palavra na ordem inversa. A palavra ditada ao contrário exige que a
criança/adolescente esteja com sua concentração toda voltada para a atividade,
pois terá que construir a palavra ao contrário e ainda buscar seu significado.
Então, qualquer troca de letra, a palavra perde o significado.
Começamos
com palavras simples (fáceis), de no máximo três sílabas dependendo do nível da
turma/ criança.
Quando
trabalhamos co m adolescentes, pode-se listar uma quantidade x de palavras e
exigências ortográficas e dividir a turma em grupos para que cada grupo possa
ditar uma palavra para o(s) grupo (s) adversário. Isso torna a competição mais
produtiva e divertida, ao mesmo tempo em que se aprende e fixa a ortografia tão
complexa de nossa língua. Podemos usar uma lista de 10 palavras (por grupo).
Cada
professor tem a autonomia de determinar o número de palavras, o nível de
exigência e o número de grupos incluindo
que, com os maiores, pode-se deixar que o grupo escolha as palavras.
Isso estimula a busca de novas palavras e sua significação no contexto do
objetivo estabelecido.
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