quinta-feira, 21 de julho de 2016

passarinho aprisionado (texto, interpretação) dígrafos/encontros consonantais e ortografia - ( revisado)

Leia o texto.
Passarinho aprisionado!
Pobre passarinho aprisionado,
Que canta sem saber o motivo
Será pela falta da liberdade?
Ou fazendo do seu canto um pedido?
   Nada justifica tal prisão...
   Não precisamos para ouvir cantar,
   Engaiolar um pequeno passarinho,
   Afastando-o de vez de seu ninho.
Gosto de ver as aves voando...
Soltas, desafiando o vento,
Gosto de ouvir os seus cantos
Cortando a distância em advento.
   Pássaros são anjos disfarçados,
   Que passeiam sozinhos ou em bandos,
   Protegendo os seres humanos,
   Libertando-nos de nossos enganos.
Abramos as gaiolas...
Deixemos sair em liberdade os passarinhos,
Pois só assim nos libertaremos também;
Dos males para viver... O bem!
Texto: Aprisionando passarinhos, de Viriato Corrêa. In: Cazuza. São Paulo: Nacional, 1984
Responda:
a) Quantas estrofes tem o poema e qual seu autor?
_____________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________
b) Por que o autor afirma que pássaros são anjos?
_____________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________
c) Qual o verso que você mais gostou?
_____________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________
d) Por que o autor afirma na primeira estrofe que o passarinho canta sem ter motivo?
_____________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________
Resolva as atividades:

a) Cite três exemplos de substantivos próprios.
_____________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________
4. Complete o parágrafo com as palavras: mesma; encontro consonantal; fonema; diferentes.
a) A reunião de consoantes na mesma palavra é chamada de ___________________________
b) Cada consoante representa um ________________________ diferente.
c) Pode ocorrer na ________________ sílaba ou em sílabas _________________.
4.1  Complete o parágrafo abaixo com as seguintes palavras:fonema; mesma; separadas; dígrafo; um.
d) _________________ é o encontro de duas  consoantes  que representam apenas ________________ fonema.
e) Dígrafos que ficam ____________________ na sílaba: lh, nh, ch, gu, qu.
f) Dígrafos que ficam em sílabas _______________: ss, rr, sc, sç, xc, xç.
5. Complete as palavras com s ou ss:


a) ca ___ aco
b) a ___ oalho
c) ga ___ o ___ a
d) mi ___ a
e) a ___ entar
f) pê ___ ego.

6. Complete as palavras com sc, sç, ou xc:

a) de ___ er
b) e ___ elente
c) decre ___ ente
d) flore ___ er
e) cre ___ o
f) exce ___ o


7. Escreva o antônimo das palavras abaixo:


a) subir                _________________
b) paciente         __________________
c) possível           ___________________
d) crescente   _______________________
e) excelente  ________________________
f) poente __________________________


8. Procure em revistas e jornais palavras com s, ss, sc, sc, xc, recorte-as, junte-as com as d e seus colegas e monte um painel coletivo com todas as palavras encontradas.
Importante: Você e seus colegas devem fixá-las no painel em ordem. Para isso, use o dicionário como fonte de pesquisa.
Flávia Moroni 
Professora/psicopedagoga
Estudar é o melhor caminho!




Em caso de dúvida é sempre bom conferir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário