Passarinho
aprisionado!
Pobre passarinho aprisionado,
Que canta sem saber o motivo
Será pela falta da liberdade?
Ou fazendo do seu canto um pedido?
Nada justifica tal prisão...
Não precisamos para ouvir cantar,
Engaiolar um pequeno passarinho,
Afastando-o de vez de seu ninho.
Gosto de ver as aves voando...
Soltas, desafiando o vento,
Gosto de ouvir os seus cantos
Cortando a distância em advento.
Pássaros são anjos disfarçados,
Que passeiam sozinhos ou em bandos,
Protegendo os seres humanos,
Libertando-nos de nossos enganos.
Abramos as gaiolas...
Deixemos sair em liberdade os passarinhos,
Pois só assim nos libertaremos também;
Dos males para viver... O bem!
Texto: Aprisionando
passarinhos, de Viriato Corrêa. In: Cazuza. São Paulo: Nacional, 1984
Responda:
a) Quantas estrofes tem o poema e qual seu autor?
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b) Por que o autor afirma que pássaros são anjos?
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c) Qual o verso que você mais gostou?
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d) Por que o autor afirma na primeira estrofe que o passarinho canta sem ter motivo?
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Resolva as atividades:
a) Cite três exemplos de substantivos próprios.
_____________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________
4. Complete
o parágrafo com as palavras: mesma; encontro
consonantal; fonema; diferentes.
a) A reunião
de consoantes na mesma palavra é chamada de ___________________________
b) Cada
consoante representa um ________________________ diferente.
c) Pode
ocorrer na ________________ sílaba ou em sílabas _________________.
4.1 Complete o parágrafo abaixo com as seguintes
palavras:fonema; mesma; separadas; dígrafo; um.
d) _________________
é o encontro de duas consoantes que representam apenas ________________
fonema.
e) Dígrafos
que ficam ____________________ na sílaba: lh, nh, ch, gu, qu.
f) Dígrafos
que ficam em sílabas _______________: ss, rr, sc, sç, xc, xç.
5. Complete
as palavras com s ou ss:
6. Complete
as palavras com sc, sç, ou xc:
a) de ___ er
b) e ___
elente
c) decre ___
ente
d) flore ___
er
e) cre ___ o
f) exce ___
o
7. Escreva o
antônimo das palavras abaixo:
a) subir _________________
b) paciente __________________
c) possível ___________________
d) crescente _______________________
e) excelente ________________________
f) poente
__________________________
8. Procure
em revistas e jornais palavras com s, ss, sc, sc, xc, recorte-as, junte-as com
as d e seus colegas e monte um painel coletivo com todas as palavras
encontradas.
Importante:
Você e seus colegas devem fixá-las no painel em ordem. Para isso, use o
dicionário como fonte de pesquisa.
Professora/psicopedagoga
Estudar é o melhor caminho!
Em caso de dúvida é sempre bom conferir. |
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