terça-feira, 26 de julho de 2016

O melhor milho (texto, interpretação e problemas matemáticos relacionados)

O melhor milho
            Conta-se a história de um agricultor que, há vários anos, tinha a melhor plantação de milho da região.
            Na altura da entrega de um prêmio, um jornalista ali presente perguntou-lhe qual era o seu segredo.
            — Eu partilho sempre a semente do meu milho com os meus vizinhos.
            Perante o ar de admiração de todos, ele respondeu.
            — O vento leva o pólen do milho maduro de campo para campo. Se os meus vizinhos cultivarem milho inferior, a polinização abaixará a qualidade do meu milho. Por isso, para eu poder ter milho bom, tenho de ajudar os meus vizinhos a cultivarem milho bom também.
            O mesmo se passa com outros momentos da vida.
            Se quiseres ser feliz, tens de ajudar os outros a encontrarem a felicidade.
            O bem-estar de cada um está ligado ao bem-estar de todos.
Revista infantil “Nosso amiguinho”

Questões

1)    O titulo do texto representa:
     a)    a qualidade do milho.
     b)    o porquê do milho ter qualidade superior.
     c)    faz referência à história contada.
2)    A história contada sobre o agricultor era:
      a)    o porquê do milho ter qualidade.
      b)    O valor de compartilhar o que se tem.
      c)    A polinização é importante para a qualidade do produto.
3)    O segredo do agricultor era:
a)  Guardar para si as melhores sementes.
b)  Adubar bem a terra
c)  Compartilhar as sementes com seus visinhos.
4)    Na frase: "Ele tinha o melhor milho da região."
 Qual é o substantivo e qual é o adjetivo.
        R:________________________________________________________________________
5)    Em: "O vento leva o pólen do milho maduro de campo para campo." Sublinhe o adjetivo da frase.

6)    Os problemas que seguem, resolva:
a)    Um agricultor plantou três canteiros de milho. Em cada canteiro tinha 56 pés e milho e em cada pé havia 6 espigas. Quantas espigas ele colheu nos três canteiros?
R: __________________________________________________________________


b)    Seu João precisa fazer farinha de fubá. Para cada saco ele precisa de 895 espigas. Quantas espigas ele precisará para fazer 7 sacos de farinha de fubá?
                   R: _______________________________________________________


c)    Meu irmão comprou mudas de cajueiro. Ele plantará três lotes de terra com 132 cajueiros cada lote. Quantas mudas ele comprou?
                  R: __________________________________________________________


d)    Meu tio tem 560 pés de cajás. A quinta parte ele vai dar para seu filho mais velho. Quantos pés seu filho receberá?

                  R: ___________________________________________________________

Flávia Moroni
Professora/Psicopedagoga

Estudar é o melhor caminho!

Nenhum comentário:

Postar um comentário