Fichas didáticas para
desenvolver o trabalho com crianças com autismo.
A expressão e a compreensão
das emoções na criança com Autismo.
O autismo se reconhece como um tipo de transtorno generalizado
do desenvolvimento (TGD). Este tipo de transtorno entre os quais incluímos o
Asperger (por semelhança nos sintomas e comportamentos) implica na presença de
alterações tais como:
·
Alteração
na forma de comunicação.
·
Compreensão
do outro.
·
Interação
com os demais e habilidade sociais escassas.
O autista não compre- ende metáforas. |
As pessoas que padecem de autismo,
não apresentam capacidades intelectuais inferiores que seus iguais, entretanto
apresentam dificuldades de aprendizagem devido a sua resposta atípica na
estimulação sensorial. Esta resposta sensorial atípica é conhecida como
hipersensibilidade sensorial que atende seletivamente aos estímulos concretos
(a um único componente da informação sensorial)
ainda que ignoram outros importantes.
Assim, quando expressamos que estamos atentos a algo
utilizando a expressão
“__ Sou todo ouvidos!”
A criança autista, ou com Asperger, compreende conforme
expressa a figura à esquerda.
Estas características podem impedir ou dificultar a construção
de determinados tipos de aprendizagens. Necessitam, portanto, em seu processo
de aprendizagem características e elementos especiais que lhes permitam
desenvolver suas potencialidades por completo.
A estimulação cognitiva precoce com as crianças acometidas de
autismo tem como principal objetivo:
·
Melhorar
a capacidade comunicativa da criança.
·
Permitir
a aprendizagem a partir da imaginação ou da criação da própria imagem da
aprendizagem.
·
Desenvolver
competências comunicativas, interativas e cognitivas para que comecem a
compreender as pessoas e o ambiente que os cercam.
·
Que
desenvolvam o conhecimento das emoções (suas e dos demais) para potencializar
as habilidades de socialização.
·
Aumentar
a qualidade de vida da criança bem como de seu bem estar social.
Ao apresentar as fichas didáticas para se trabalhar com as
crianças que padecem de autismo (assim como as que têm Asperger) está-se
ofertando um amplo material para que se compreenda a expressão emocional.
Através das fichas se proporciona que a criança expresse sua emoção interagindo
socialmente através da expressão que a ficha representa.
A ficha é um fantástico recurso educativo para favorecer a
aprendizagem significativa das emoções através da expressão facial expressa nas
mesmas uma vez que aprender pode ser divertido e sendo divertido torna-se
significativo e consequentemente estruturam suas aprendizagens.
Fichas
didáticas para trabalhar a expressão e a compreensão das emoções 1
Objetivo:
1.
Promover
de forma lúdica a aprendizagem das expressões emocionais básicas.
2.
Favorecer
o reconhecimento dos diferentes estados emocionais, assim como das situações
que as provocam.
3.
Desenvolver
o reconhecimento e a discriminação das expressões faciais das emoções.
4.
Favorecer
as habilidades e as interações interpessoais.
Descrição:
1.
Através
das fichas as crianças irão compreender as diferentes emoções. Associaremos
cada emoção a seu nome, a sua expressão facial e a um gesto com que possam
expressar-la.
2.
Desenvolver-se-á
a criação da aprendizagem das diferentes emoções e a associação das mesmas
tanto em relação a expressão facial quanto as situações que as provocam.
Com este recurso educativo pretende-se certificar-se de que
as crianças que padecem de autismo compreendam nossa forma de comunicarmos nossas
emoções e nos entendermos, facilitando com isso os caminhos a percorrer no
difícil caminho do intercâmbio pessoal.
A chave do sucesso está na nossa maneira de ensinar e educar
respeitando suas características individuais, únicas e com isso facilitando e
promovendo a otimização da aprendizagem.
1 em anexo
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