segunda-feira, 18 de julho de 2016

A expressão e compreensão das emoções na criança com Autismo

Fichas didáticas para desenvolver o trabalho com crianças com autismo.
A expressão e  a compreensão das emoções na criança com Autismo.
O autismo se reconhece como um tipo de transtorno generalizado do desenvolvimento (TGD). Este tipo de transtorno entre os quais incluímos o Asperger (por semelhança nos sintomas e comportamentos) implica na presença de alterações tais como:
·         Alteração na forma de comunicação.
·         Compreensão do outro.
·         Interação com os demais e habilidade sociais escassas.
O autista não compre-
ende metáforas.
As pessoas que padecem de autismo, não apresentam capacidades intelectuais inferiores que seus iguais, entretanto apresentam dificuldades de aprendizagem devido a sua resposta atípica na estimulação sensorial. Esta resposta sensorial atípica é conhecida como hipersensibilidade sensorial que atende seletivamente aos estímulos concretos (a um único componente da informação sensorial)  ainda que ignoram outros importantes.
Assim, quando expressamos que estamos atentos a algo utilizando a expressão
“__ Sou todo ouvidos!”
A criança autista, ou com Asperger, compreende conforme expressa a figura à esquerda.
Estas características podem impedir ou dificultar a construção de determinados tipos de aprendizagens. Necessitam, portanto, em seu processo de aprendizagem características e elementos especiais que lhes permitam desenvolver suas potencialidades por completo.
A estimulação cognitiva precoce com as crianças acometidas de autismo tem como principal objetivo:
·         Melhorar a capacidade comunicativa da criança.
·         Permitir a aprendizagem a partir da imaginação ou da criação da própria imagem da aprendizagem.
·         Desenvolver competências comunicativas, interativas e cognitivas para que comecem a compreender as pessoas e o ambiente que os cercam.
·         Que desenvolvam o conhecimento das emoções (suas e dos demais) para potencializar as habilidades de socialização.
·         Aumentar a qualidade de vida da criança bem como de seu bem estar social.

Ao apresentar as fichas didáticas para se trabalhar com as crianças que padecem de autismo (assim como as que têm Asperger) está-se ofertando um amplo material para que se compreenda a expressão emocional. Através das fichas se proporciona que a criança expresse sua emoção interagindo socialmente através da expressão que a ficha representa.
A ficha é um fantástico recurso educativo para favorecer a aprendizagem significativa das emoções através da expressão facial expressa nas mesmas uma vez que aprender pode ser divertido e sendo divertido torna-se significativo e consequentemente estruturam suas aprendizagens.
Fichas didáticas para trabalhar a expressão e a compreensão das emoções 1
Objetivo:
1.      Promover de forma lúdica a aprendizagem das expressões emocionais básicas.
2.      Favorecer o reconhecimento dos diferentes estados emocionais, assim como das situações que as provocam.
3.      Desenvolver o reconhecimento e a discriminação das expressões faciais das emoções.
4.      Favorecer as habilidades e as interações interpessoais.
Descrição:
1.      Através das fichas as crianças irão compreender as diferentes emoções. Associaremos cada emoção a seu nome, a sua expressão facial e a um gesto com que possam expressar-la.

2.      Desenvolver-se-á a criação da aprendizagem das diferentes emoções e a associação das mesmas tanto em relação a expressão facial quanto as situações que as provocam.

Com este recurso educativo pretende-se certificar-se de que as crianças que padecem de autismo compreendam nossa forma de comunicarmos nossas emoções e nos entendermos, facilitando com isso os caminhos a percorrer no difícil caminho do intercâmbio pessoal.
A chave do sucesso está na nossa maneira de ensinar e educar respeitando suas características individuais, únicas e com isso facilitando e promovendo a otimização da aprendizagem.

1 em anexo

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