terça-feira, 13 de setembro de 2016

A CONVERSA DAS MOCHILAS - (Marlene B. Cerviglieri) texto e ortografia

A CONVERSA DAS MOCHILAS 

Pinte a mochila!
No  cantinho do quarto ela estava encostada e parecia bem triste. Vamos ouvir seus pensamentos:
“Eu era uma mochila linda, toda enfeitada, sempre com mil selinhos brilhando, brilhando... Agora estou aqui encostada, sabe lá o que vão fazer comigo! Ajudei tanto, andei nas costas de meu amiguinho, levei alguns chutes de outros malcriados da sala, mas eu era feliz.”
Assim estava pensando a pobre mochila ali no cantinho. Na outra parte da casa, no escritório dos pais de Pedrinho, a mãe já preparava o material escolar para o ano que se iniciaria em poucos dias.
__Pedrinho meu filho, você escolheu a mochila certa; ela é bem grande e dá para colocar no carrinho; você não precisará por nas costas!
__Sim mamãe, também gostei, mas tenho muito carinho pela minha velha mochila. Foram dois ou mais anos juntos e ela não pesava tanto assim. Dizendo isto voltou para seu quarto e pegou a mochila.
__Minha querida amiga, eu sei que você não fala,  que é um objeto, mas estou triste de ter que encostar você...  Sabe, preciso de mais espaço, tenho mais livros e cadernos a cada ano que passa. Ah, minha amiga,  o que farei com você, não quero que fique aqui sem fazer nada!
Sentou-se em sua cama e adormeceu. Estava sonhando que estava em uma escola pequena cheia de crianças e a maioria não tinha nem cadernos para escrever... Livros então, era coisa rara! Andou pelas salas de aula e os lápis eram emprestados dia a dia! Escreviam em folhas que as professoras davam! Chegou a hora do lanche e o que iriam comer? Assustado, acordou de repente. Foi então que a ideia veio.  “Já sei o que vou fazer”. Abriu todas as gavetas e foi retirando tudo que tinha em dobro e o que não precisaria também. No Natal havia ganhado lápis de cores, canetas, alguns livros de histórias, cadernos grandes e bonitos, enfim, muita coisa. Foi até o escritório e disse à mãe que gostaria de dar todo material extra que tinha para alguma escola que precisasse.
Escreva seu nome na mochila!
Pinte-a...
__Que ideia maravilhosa, disse a mãe, que era uma pessoa de muito bom coração também. Faça isso meu filho; você tem tanto e se precisar de mais poderemos comprar, já as escolas não podem estar oferecendo de tudo para as crianças.
Assim foi, voltou para seu quarto e pegou tudo: até aquele tênis que estava no gaveteiro guardado.  Chegou a hora da mochila. Pegou-a e levou até o escritório.
__Veja minha velha amiga, aqui está a que vai me ajudar daqui para frente. Encostou uma mochila na outra e foi atender a campainha da porta, onde houve então a conversa entre as mochilas.
__ Oi, você é muito bonita,  toda colorida e bem grande!
__ Você também ainda está muito bem. Sabe,  que bom que estamos juntas, preciso de uns conselhos teus.
__ Meus?
__É. Quero saber como vai ser minha vida de agora em diante e você já sabe, já passou por isso.
A velha mochila ficou toda contente e foi logo respondendo:
__Bem, você será a amiga número um de Pedrinho, fique sempre junto dele, é um menino cuidadoso e vai cuidar de você direitinho como cuidou de mim. Andei muito nas costas dele, mas você já ganhou um carrinho assim o peso não será tanto para ele.
__ Ah, muito obrigado pelas palavras gentis.
Eis que Pedrinho volta,  dirige-se para a velha mochila e diz:
__ Pronto minha velha mochila,  você vai ajudar outra pessoa agora, é uma menina muito boazinha que precisa muito de você. Entre Laurinha e veja,  aqui está  sua mochila agora.
Pinte a mochila bem colorida
A menina abraçou a mochilinha e saiu toda contente. E assim se alegraram três corações:  de Pedrinho, de Laurinha e da mochilinha também.
Você pensa que ela não ficou contente! Ficou sim, que tal seguir o exemplo e ajudar os que estão precisando das coisinhas que você tem até demais!
Você não sabe, mas na fila das mochilas há muita conversa...
                                                                  Marlene B. Cerviglieri


ATIVIDADES RELACIONADAS AO TEXTO:
RESPONDA: (use o seu caderno para as respostas)
a)                Qual é o título do texto e quem o escreveu?
b)               Qual é o assunto principal do texto?
c)                Como era a escola com a qual Pedrinho sonhou?
Retire do texto:
a)      três palavras que iniciem por vogal:           
b)      três palavras que iniciem por consoantes diferentes uma das outras:
c)       duas palavras que tenham NH:
d)      três palavras que tenham acento agudo ( ´ )
e)      duas palavras que tenham CH:
f)       uma palavra com acento circunflexo (^)
g)      dois nomes próprios:



OBSERVE a lista de material no quadro abaixo e escreva uma frase com cada item : 


Flavia Inês Moroni Bartelli
Professora/Psicopedagoga
Estudar é o melhor caminho!

Nenhum comentário:

Postar um comentário