terça-feira, 20 de setembro de 2016

Síndrome de Asperger: Uma visão de si mesmo



 Síndrome de Asperger: Uma visão de si mesmo.



A Síndrome de Asperger é um transtorno neurobiológico enquadrado dentro da categoria de Transtornos Globais do Desenvolvimento (TGE). Por muitos anos foi considerada uma condição distinta, porém próxima e bastante relacionada ao autismo.
Em 2013, no entanto, foi lançada a quinta edição do Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-V), que trouxe algumas mudanças importantes, entre elas novos diagnósticos e alterações de nomes de doenças e condições que já existiam.
A Síndrome de Asperger, assim como o autismo, foi incorporada a um novo termo médico e foi nomeado de Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). Com essa nova definição, a síndrome passa a ser considerada uma forma mais branda de autismo. Dessa forma, os pacientes são diagnosticados apenas em graus de comprometimento e por sua vez o diagnóstico fica mais completo.

O Transtorno do Espectro Autista é definido pela presença de “Déficits persistentes na comunicação social e na interação social em múltiplos contextos de acordo com o DSM-V.

Como se sente a pessoa que tem Asperger:
Ansiedade-  Na maioria das vezes ela vem do nada. Às vezes por motivos insignificantes. Tenho medo de fazer a coisa errada e ser considerado como uma pessoa ruim.
São muitos os pensamentos estranhos que passam pela minha cabeça. A maioria  de forma aleatória. Às vezes eu posso fazê-los parar ,outras vezes  não.
Por não me entenderem, sinto muito medo das pessoas e principalmente de crianças. Eles não me aceitarem como sou. Eles não com preendem minha forma de pensar.
contato visual

Eu não sei porque o contato visual olho no olho me incomoda. Tenho muita dificuldade de olhar as pessoas quando falo com elas. Também não gosto de ser tocado ou abraçado.
Rotina é muito importante para mim, pois me auxilia a manter o foco. Odeio grandes mudanças e tenho medo do desconhecido.  Eu me preocupo com o futuro pois  acredito que nada vai se encaixar na minha rotina diária. Isso me confunde.
Games, especialmente os de vídeo e computadores que me permitem fugir da realidade são os meus favoritos. Tenho uma memória privilegiada quando se trata de navegar pelos labirintos de um jogo (RPG -  Role-Playing Game).
Escapismo ou esconder-me no meu próprio mundo é vital. Nem sempre compreendo o mundo em volta de mim ou como os outros pensam assim eu me protejo escapando ou escondendo-me em meu próprio mundo.
Rejeição e muito difícil de aceitar. Especialmente quando ela vem de meus colegas e amigos da mesma idade.
Segurança e satisfação são coisas que todos anseiam. Nossa satisfação e sucesso são muito peculiares aos olhos alheios, mas certamente temos talentos especiais e somos verdadeiramente brilhantes quando o encontramos.

Flávia Inês Moroni Bartelli
Professora/Psicopedagoga.
Estudar é o melhor caminho!

Nenhum comentário:

Postar um comentário