terça-feira, 13 de setembro de 2016

Poema paraíso (José Paulo Paes) interpretação e gramática - sílabas e rimas

Leia o poema abaixo e responda o que se pede.

PARAÍSO
                                                                             José Paulo Paes - (Poemas para brincar)

Se esta rua fosse minha,                                  Se este rio fosse meu,
Eu mandava ladrilhar,                                     eu não deixava poluir.
Não para automóveis matar gente,                 Joguem esgotos noutra parte,
Mas para criança brincar.                               Que os peixes moram aqui.


Se esta mata fosse minha,                              Se este mundo fosse meu,
Eu não deixava derrubar                                eu fazia tantas mudanças
Se cortarem todas as árvores,                         que ele seria um paraíso.
Onde é que os pássaros vão morar?               De bichos, plantas e crianças.

Este poema foi feito a partir da música “se esta rua fosse minha” que faz parte de nosso folclore. 
O autor, neste poema fez uma homenagem à _________________.

Responda:
Qual é a ideia principal da primeira estrofe (as quatro primeiras linhas) do poema?
R:_______________________________________

Se o mundo fosse do autor do poema, como ele seria?
R:____________________________________________
De que livro foi tirado este poema?
R_______________________________________________

Ordene a ideia principal de cada estrofe do poema numerando-as:
(   ) Não devemos poluir os rios pois os peixes moram neles.
(   ) Devemos evitar o desmatamento para preservar os pássaros e as plantas.
(   ) Devemos mudar o mundo para que ele se torne um lugar melhor de se viver.
(   ) Devemos ter cuidado no trânsito e as crianças devem ter lugar para brincarem.

Encontre no poema palavras que rimam com:
Ladrilhar  rima com __________________              derrubar rima com: ____________________
Mudanças rima com: _________________              poluir rima com : _____________________
 
Ordene em ordem alfabética as palavras abaixo:
brincar   -   pássaros   -   paraíso   -    crianças  -   automóveis   -    árvores.
R:__________________________________________________________

Retire do texto:
a)      uma palavra com LH: __________________________________________
b)      uma palavra escrita com X: ______________________________________
c)      uma palavra trissílaba (3 sílabas) __________________________________
d)     uma palavra com acento agudo: ___________________________________

Separe as sílabas das palavras abaixo:

Automóvel:
pássaros:
paraíso:
mudanças:

Flavia Inês Moroni
Professora/Psicopedagoga

Estudar é o melhor caminho!

Um comentário: