quinta-feira, 29 de setembro de 2016

Leitura e interpretação e gramática aplicada - tirinha classes gramaticais.


Leitura e Interpretação
Tirinha da Mafalda – Temática: Preservação da Natureza.







Leia a tirinha e faça o que se pede:
1)      Responda:
a)      Quantos quadrinhos têm a tirinha?
b)      De quem Mafalda está falando no primeiro quadrinho?
c)       Felipe faz referência ao que se espera das árvores. Cite pelo menos três:
d)      Para você, por quer devemos respeitar e cuidar das árvores?
2)      Usando o dicionário, conceitue “revisionista”:
3)      Passe as frases que seguem para o singular:
a)      As meninas cuidaram do jardim na escola.
b)      Os meninos plantaram mudas de árvores.
4)      Passe as frases que seguem para o plural:
a)      A praça está repleta de crianças.
b)      Na primavera, o bosque da cidade fica mais verde.
5)      Separe e classifique as sílabas das palavras que seguem de acordo com o número de sílabas:
palavra
separação
classificação
verão


madeira


casa


árvore


revisionista


professora


6)      Retire do texto:
a)      Uma palavra com dígrafo e encontro consonantal:
b)      Uma palavra proparoxítona:
c)       Uma palavra paroxítona terminada em ditongo:
d)      Um substantivo feminino:
e)      Dois substantivos masculinos:
f)       Um verbo da primeira conjugação:
g)      Um verbo da segunda conjugação:
h)      Dois advérbios de tempo:
i)        Um pronome possessivo:
j)        Um Pronome pessoal reto:
k)      Uma preposição essencial:
l)        Uma combinação de preposição:
Produção textual – Crie sua História em quadrinhos sobre o tema: “Preservação da natureza”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário