quarta-feira, 28 de setembro de 2016

Sindrome de Asperger na escola regular


Sindrome de Asperger na escola regular
Antes de elencar as atitudes que o professor poderá  tomar quando se depara com uma criança diagnosticada com Asperger se faz necessário compreender quais são as principais características de quem sofre com essa síndrome.
Embora recente,  os estudos sobre a Sindrome de Asperger delineia com bastante exatidão as características nas crianças. Assim, quando se depara com uma criança  com dificuldade de sociabilidade, que usam uma  linguagem rica e rebuscada  imprópria à idade, que apresentam movimentos motores  repetitivos e um interesse descomunal por um determinado assunto sugere-se uma avaliação neurológica pois essas são comum na criança com  Asperger.
Suas causas ainda são desconhecida; porém, por ser um distúrbio congênito há  estudos em andamento que procuram estabelecer a relação com alguma desordem genética.
As principais caracteristicas  da Sindrome de Asperger são:
·         No aspecto da interação social destaca-se um egocentrismo incomum, com pouca ou nenhuma consideração por  seus pares e nenhuma importância pelo ponto de vista  alheio.
·         É incapaz de demonstrar o que sente às pessoas de seu convívio.
·         As relações interpessoais  são sua maior dificuldade.
·         O foco de interesse é restrito  beirando a obsessibvidade elegendo questões que não agregam nenhum valor prático ou social.
·         Normalmente utiliza-se de uma linguagem padrão formal e é incapaz de compreender um significado que não seja o literal.
·         A comunicação não verbal é insignificante, quando inexistente.
·         Tem problemas com o contato visual. É incapaz de manter o olhar fixo no interlocutor.
·         Tem dificuldade em obedecer limites impostos pelas normas sociais.
·         No discurso, utiliza tom de voz ritmado,  monótono e o volume é nada usual. Não gosta de ser interrompido.
·         Em relação as atividades em geral observa uma rotina sistemática e não  suporta qualquer alteração nessa,  gerando uma ansiedade fora dos parâmetros comuns.
·         Podem apresentar movimentos repetitivos (tiques) muito comum  em quem sofre de Transtorno Obsesivo Compulsivo _ TOC.

Em resumo,  a Síndrome de Asperger se manifesta  de diferentes forma em cada indivíduo, mas se assemelha na questão da dificuldade para interagir socialmente especialmente com pessoas de mesma idade,  apresentam alterações nos padrões de comunicação não verbal, apresentam interesses limitados ou restritos a uma questão específica, como por exemplo listas telefônicas, leitura de classificados em jornais; Inflexibilidade cognitiva e comportamental, incapassidade de abstração de conceitos, interpretação literal da linguagem não compreendento metáforas, ironias e eufemismos e a interpretação da linguagem corporal inexiste.
Com base nessas características bem especificadas  frente ao diagnóstico de Asperger recomenda-se que o procedimento mais adequado na escola regular de ensino seja bastante sistemático devendo-se evitar:
·         mudanças na rotina escolar sem aviso antecipado.
·         diversificação na maneira de abordar certos conteúdos.
·         Constante mudança de classe.
Devendo-se, portanto,
·         Manter uma característica normativa no enunciado de exercícios.
·         Delinear atividades que contemplem o foco no interesse demonstrado.
·         Estabelecer tempo para que se manifestem no assunto de seu interesse.
·         Promover atividades de grupos (não muito grande) facilitndo a socialização.
·         Limitar as tarefas escolares de forma que não se tornem exaustivas.
·         Quando a atividade prevê saída da escola (passeios, cinema, teatro, parque ...).  Avisar com antecipação e prever o acompanhamento de um monitor ou familiar.
·         Quanto as atividades avaliativas, realizá-las no primeiro período ou permitir que sejam acompanhadas por um professor monitor ou de familiar responsável caso a escola não disponha de profissional habilitado evitando o estresse eventual.

Flávia Inês Moroni Bartelli
Professora/ Psicopedagoga

Estudar é o melhor caminho!

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