terça-feira, 13 de setembro de 2016

Festa da caveira ( Beatriz por um Triz) texto - interpretação e gramática aplicada 3º/4º anos



      FESTA DA CAVEIRA
                        Beatriz por um Triz

Mas que festinha faceira
coisa igual eu nunca vi
quanta caveira assanhada
pulando igual a um saci

Reparem, estão num só pé
todas muito animadas
caveira homem ou mulher?
essa parte eu não vi

Chega bem cedo o banjo
enviado por Linhaça
e a Dirma manda a caveira
com fogueira e fumaça

E eu aqui trabalhando
tentando me concentrar
mas o banjo e a caveira
de rir ainda vão me matar



Responda:(em seu caderno)
a) Qual o título do texto?
b) Qual o gênero trabalhado no texto?
c) Qual o assunto do poema?
d) Qual o autor do texto?

Retire do texto:
a) os substantivos (nomes) próprios:

b) duas palavras que iniciem pela consoante F:

c) uma palavra com SS:

d) uma palavra que rime com animadas:

e) o feminino de HOMEM:


Coloque as palavras em ordem alfabética:
a)  festa   -  caveira   -   mulher   -   homem   -   concentração.
b) faceira  -  trabalhando  -  assanhada   -    banjo  -  animadas.



Separe as sílabas das palavras que seguem:
1) festinha:
2) faceiras:
3) caveira:
4) assanhada:
5)saci:
6)pé:
7)fogueira:
8)homem:
9)mulher:
10) rir:


Separe no quadro as palavras de acordo com o número de sílabas

Uma sílaba –
MONOSSÍLABA
Duas sílabas –
DISSÍLABA
Três sílabas -
TRISSÍLABA
Quatro sílabas ou mais - POLISSÍLABA.









Nenhum comentário:

Postar um comentário