sábado, 17 de setembro de 2016

A inteligência emocional como a base do bem estar das pessoas no processo educacional (atividades para pais e professores)

A inteligência emocional como a base do bem estar das pessoas no processo educacional
Parte um. 
A Educação Emocional é a chave mestra para o bem estar das pessoas. Educar com inteligência emocional desde a educação infantil e por que não desde a escolarização em qualquer fase aportará importantes vantagens tanto para que é educado como para quem educa.
As habilidades emocionais podem ser apontadas como: a compreensão e a expressão emocional própria e dos demais, habilidades sociais, a empatia, a assertividade, à autoestima, autoconceito e a autonomia. Por meio dessas habilidades poder-se-á desenvolver com eficácia as diferentes etapas da vida.
Para melhor compreender-se  essa maneira não tão nova de aprendizagem seguem algumas fichas didáticas para que pais possam  iniciar o trabalho de educação emocional com crianças entre 4 a 8 anos. Essas atividades, a partir das fichas, poderão ser trabalhadas tanto em casa como em aula as bases da inteligência emocional que são:
Ø  Conhecimento das emoções mais básicas: alegria, tristeza, surpresa e raiva.
Ø  Reconhecer a expressão dessas emoções.
Ø  Identificar as situações que nos conduzem a sentir determinada emoção e as condutas  que precisamos eleger para que essa seja superada.
Propor o autoconhecimento.
Ø  Identificar quais são nossas qualidades (autoestima)
Ø  Promover a empatia a partir da experiência de se por no lugar do outro.






ficha um

ficha 2

ficha 3

ficha 4 




ficha 5


Nenhum comentário:

Postar um comentário