quarta-feira, 20 de abril de 2016

A FORMIGA E O GRÃO DE TRIGO texto 3º e 4º anos L. Portuguesa


A FORMIGA E O GRÃO DE TRIGO
                                               
Leonardo da Vinci.

Um grão de trigo, deixado sozinho no campo após a colheita, esperava pela chuva a fim de esconder-se novamente sob a terra. Uma formiga viu o grão, colocou-o nas costas e partiu penosamente em direção ao distante formigueiro.  À medida que andava, o grão de trigo parecia pesar cada vez mais sobre suas costas cansadas.
            __ Por que você não me deixa aqui?  Perguntou-lhe o grão de trigo.
            A formiga respondeu: __ Se eu deixar você para trás, podemos não ter provisões suficientes para o inverno. Em nosso formigueiro há muitas formigas e cada uma de nós deve levar para o celeiro todo o alimento que encontrar.
            __ Mas eu não fui feito só para ser comido, objetou o grão de trigo. Sou uma semente, cheia de vida, e meu destino é dar origem a uma planta. Ouça, cara formiga, vamos fazer um pacto. A formiga, contente por poder descansar um pouco, colocou o grão de trigo no chão e perguntou:
            __ Que pacto?
            __ Se você me deixar aqui no campo, respondeu o grão, em vez de me levar para o formigueiro, eu darei a você, daqui  há um ano, cem grãos de trigo exatamente iguais a mim.
            A formiga olhou para o grão com ar incrédulo.
            __ Sim cara formiga. Creia no que estou lhe dizendo. Se você desistir de mim agora eu lhe darei cem de mim. __ cem grãos de trigo para o seu celeiro.
            A formiga pensou. __ Cem grãos em troca de um só... “Mas isso é um milagre!”
            E como é que você vai fazer isso?
            __ Isso é um mistério, respondeu o grão de trigo. É o mistério da vida. Cave um buraquinho, enterre-me dentro dele e volte dentro de um ano.
            No ano seguinte a formiga voltou. O grão de trigo transformara-se numa nova planta carregada de sementes, cumprindo, portanto, sua promessa.

Procure no dicionário o significado de:
a)       germinação:....................................................................................................................................
b)       celeiro:...........................................................................................................................................
c)       mistério:.........................................................................................................................................

Forme frases com as palavras:
a)       vida: ..........................................................................................................................................
b)       alimento:.....................................................................................................................................
c)       promessa: ...................................................................................................................................
pinte o desenho. 

Separe as sílabas das palavras:
a) formiga:                                         .........................................................                                  
b) trigo:                                              ..........................................................
c) colheita:                                         .........................................................                                   
d) penosamente:                                  ........................................................

 (ortografia) Retire do texto uma  palavra com:
a)       ss: ...........................................................................
b)       ç: .............................................................................
c)       qu:..........................................................................
d)       acento agudo: ........................................................
e)       acento circunflexo: ...............................................
f)         tr:...............................................................................
Responda:
a)       Quais os personagens do texto?
.........................................................................................................................................................
b)       Qual a promessa feita pelo grão de trigo à formiga?

        ...........................................................................................................................................................





Nenhum comentário:

Postar um comentário