quarta-feira, 27 de abril de 2016

FILOSOFIA DE CAMELO Português 3º e 4º anos. texto e atividades




FILOSOFIA DE CAMELO




                        Uma mãe e um bebê camelos,  estavam por ali, à toa, quando de repente o bebê camelo perguntou:
            __ Por que os camelos têm corcovas?
            __ Bem, meu filho, nós somos animais do deserto, precisamos das corcovas para reservar água  e por isso mesmo somos conhecidos por sobreviver sem água.
            __ Certo, e por que nossas pernas são tão longas e nossas patas tão arredondadas?
           __ Filho, certamente elas são assim para nos permitir caminhar no deserto. Sabe filho, com essas pernas longas eu mantenho meu corpo mais longe do chão do deserto, que é mais quente que a temperatura do ar e assim, fico mais longe do calor. Quanto às patas arredondadas, eu posso me movimentar melhor devido à consistência da areia! __ disse a mãe.
            __ Certo! Então por que nossos cílios são tão longos? De vez em quando eles atrapalham a minha visão.
            __ Meu filhinho! Esses cílios longos e grossos são como uma capa protetora para os olhos. Eles ajudam na proteção dos nossos olhos quando atingidos pela areia e pelo vento do deserto! Respondeu a mãe com orgulho.
            __ Ta! Então a corcova é para armazenar água enquanto cruzamos o deserto, as pernas para caminhar através do deserto e os cílios são para proteger meus olhos do sol. Então, o que é que estamos fazendo aqui no zoológico?
MORAL: Habilidade, conhecimento, capacidade e experiência, só são úteis se você estiver no lugar certo!
Você está no lugar certo?
Responda:
Pinte o desenho bem colorido.
Responda: 
1)            Quais são os personagens da história?
.....................................................................................................................................................
2)            Sobre o que eles estão conversando?
.....................................................................................................................................................
3)            Qual dos personagens é o mais curioso?
.....................................................................................................................................................
4)            Todas as respostas mataram a curiosidade do bebê camelo? Por quê?
.....................................................................................................................................................
.....................................................................................................................................................

      Coloque as palavras abaixo em ordem alfabética
a)             bebê  -  mãe  -  filhinho  -  água  -  sol  -  areia  -  deserto.
...........................................................................................................................................................

      Formar uma  frase interrogativa com a palavra abaixo:
a)             zoológico: ....................................................................................................................................

     Forme uma frase afirmativa com a palavra apresentada abaixo:
a)             água: ............................................................................................................................................
 
      Retire do texto uma palavra que tenha:
a)             acento circunflexo: ...............................................
b)            acento agudo: ..........................................................
c)             SS: ................................................................................
d)            Lh: ................................................................................
e)             Nh: ................................................................................
f)        um substantivo abstrato: ...............................................
g)        um substantivo comum no diminutivo: .................................

Separe as sílabas das palavras e classifique-as de acordo com o número de sílabas (ex: areia      =  a- rei-a  =    trissílaba).
a)  Arredondadas: ..........................................................      .................................................................
b)   Longas: .......................................................................        .................................................................
c)    Deserto: .....................................................................        ..................................................................
d) nós:  ...........................................................................          .................................................................


Boa trabalho!

Flávia Bartelli
professora/ psicopedagoga.
Estudar é o melhor caminho!

Nenhum comentário:

Postar um comentário