terça-feira, 19 de abril de 2016

Exercitando as classes de palavras (substantivo, tempo verbal, pronome, adjetivo) 7º ano


Exercícios de gramática - 7º ano – revisão
Exercitando as classes de palavras   (substantivo, tempo verbal, pronome, adjetivo)
1. Complete o texto com os substantivos abaixo:

 lua,   -   caixa,   -   céu,   -  vida,   -   lápis,   -   sonhos,   -   flores, -  arco-íris,    -    pôr-do-sol.
            Caixa de lápis de cor
            Na minha ____________ de __________ de cor, guardo um __________. Muitas _____________e um _______________. Se  chove, vou colorir o _____________ de azul, posso até desenhar uma ____________ no dia, desenhar um poema no céu. Na minha caixa de lápis de cor guardo o segredo dos ____________ coloridos da minha ________________.
2. Sublinhe os substantivos presentes no texto abaixo:
            A loja do avô é linda. Como se vendesse sonhos, os mais deliciosos desejos. Brinquedos, bonecas, linhas, pipas, botões, lápis, cadernos, decalques, papéis de seda de todas as cores, cartolinas, cartões-postais. E no meio de todas estas maravilhas, atrás do balcão, o avô sentado, sério, como um cão-de-guarda. Nada para se pegar, tudo só para ver de longe, a pior maldade.
3. Dos substantivos abaixo, sublinhe os próprios circule os comuns:
América, animais, Amazônia, baleia, continente, Monteiro Lobato, Américo Vespúcio, água, mamífero, rio, Rio Pelotas, crianças, livros, MDCA.
4. Juntando as palavras abaixo, forme nove substantivos compostos.
banana, correio, perfeito, papel, água, quente, espada, criado, amor, cachorro, moeda, prima, manga, pombo, mudo, viva, maçã, obra.
1__________________2__________________3___________________4______________5__________________6__________________7____________________8_____________9__________________
5. Dos dias da semana, quais são simples e quais são compostos?
simples_______________________________________________________________________compostos____________________________________________________________________
6. Forme substantivos derivados os substantivos primitivos abaixo:
pedra____________________________________________________________________
ferro_____________________________________________________________________
dente____________________________________________________________________
carta_____________________________________________________________________
7. Os substantivos abstratos provêm de adjetivos. Veja a transformação e faça o mesmo, circulando o que é adjetivo e sublinhando o que é substantivo.
 O palhaço está feliz / A felicidade do palhaço
a) Este estudante é inteligente. ___________________________________________
b) O rapaz é tranquilo.  __________________________________________________
c) O olhar deste cachorro é meigo. ________________________________________
d) A criança é sincera. __________________________________________________
e) A garota é esperta.__________________________________________________
8. As palavras abaixo indicam características. Forme com essas palavras substantivos abstratos acrescentando a terminação -eza:
belo_________________pobre_________________rico_______________fraco_________
duro________________estranho_______________mole_____________frio____________
9. Os fatos relatados a seguir estão no passado. Reescreva-os como se eles estivessem acontecendo no momento em que são narrados.
Ele passeava pelo atraente departamento de brinquedos eletrônicos e acabara de cumprimentar um velho conhecido, quando viu um homem, e mais que ele, sua mão surrupiando um trenzinho de pilha, imediatamente enfiado em uma bolsa promocional da loja. Interrompendo seu sorriso, ele deu um passo firme, fez voz de vigia de prédio chique e perguntou o que estava acontecendo.
10. Complete as frases com a forma verbal no futuro.
No dia em que eu tiver sorte, _________________________________(ganhar) na loteria.
Quando nós soubermos a verdade __________________________(contar) tudo a você.
Se eles quiserem guerra, ___________________________________________(ter) guerra!
Quando eu puder, ___________________________________________(ir) a Paris.
11. Identifique os pronomes nas frases. Em seguida, classifique-os.
Muitos são os conhecidos, poucos, os amigos.
Cada pessoa sabe onde o sapato aperta.
Nada como um dia após o outro.
O sol brilha para todos.
Pau que nasce torto, ninguém, em tempo algum, endireita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário