Revisão geral 1º bimestre ciências - 6 ano
Com base na ilustração da cadeia alimentar abaixo e das informações que contém resolva o que se pede:
Observando a imagem acima percebemos que ela representa uma
cadeia alimentar e faz alusão aos decompositores.
Responda:
Responda:
a)
Qual a função dos decompositores na natureza?
____________________________________________________________________
b)
Qual a importância dos decompositores para a
cadeia alimentar?
____________________________________________________________________
Por dentro das cadeias alimentares
(Leia o texto e responda as questões)
Todos os animais, independentemente do seu estilo
de vida, servem como fonte de alimento para outros seres vivos. Eles estão
conectados por um sistema cadeia alimentar ou cadeia trófica, composta por
organismos produtores (vegetais), consumidores (animais) e decompositores
(bactérias e fungos).
As plantas são a base de a cadeia alimentar, uma
vez que produzem o próprio alimento por meio da fotossíntese. Na seqüência
aparecem os animais herbívoros e em seguida, os carnívoros, que se alimentam
dos herbívoros.
No final da cadeia atuam os decompositores, que
ingerem matéria orgânica em decomposição e devolvem, ao solo, nutrientes que serão utilizados pelos vegetais.
Em uma comunidade, o conjunto de cadeias
alimentares interligadas forma uma teia alimentar, que se completa com os
decompositores quebrando e oxidando matéria orgânica para obter energia e
devolvendo, ao ambiente, sais minerais, que serão reaproveitados pelos
vegetais.
O manguezal é um ecossistema situado em áreas
litorâneas, é um dos ecossistemas mais importantes para o equilíbrio ecológico.
Os mangues são plantas com raízes grossas em forma de feixe, que ficam expostas
quando a maré está baixa. É o berçário de inúmeras formas de vida e a fonte de
alimento para boa parte da fauna marinha.
a)
O que significa dizer que as plantas são a base
da cadeia alimentar?
______________________________________________________________
b)
O que são decompositores?
______________________________________________________________
c)
Numa cadeia alimentar, quem são os consumidores,
como eles se subdividem e por quê?
_______________________________________________________________
Numa área
não muito grande há várias lebres que se alimentam de capim. Gaviões costumam
atacar as lebres. O que deve acontecer com a quantidade de capim, se
repentinamente diminuir a população de gaviões devido à caça predatória?
a)
A diminuição do número de gaviões levará ao
aumento do número de lebres e à diminuição da quantidade de capim.
b)
A diminuição do número de gaviões levará à
diminuição do número de lebres e à diminuição de capim.
c)
O aumento da quantidade de capim será devido à
diminuição do número de lebres e gaviões.
d)
A diminuição da quantidade de capim será devida
à diminuição do número de lebres e gaviões.
Observe o desenho e faça flechas
representando uma cadeia alimentar, após responda as questões.
b)
Na cadeia alimentar acima o produtor está representado por qual ser
vivo?
______________
c) Nessa cadeia, o sapo é um consumidor
primário, secundário ou terciário? ______________
d) Muitas vezes o gavião também se
alimenta com animais mortos, mas não é considerado um decompositor. Por quê?
___________________________________
d) Quantos seres vivos estão representados nessa cadeia alimentar? Represente-a em forma de tabela:
_____________ ___________ _____________ _______________ _______________.
1 | 2 | 3 | 4 | 5 |
Observe o desenho representativo e responda:
Que processo
estudado em sala de aula está acontecendo acima? ____________
Qual a importância
desse processo para a nossa vida?_____________________
Quais são os seres que realizam este
processo?_____________________
Complete as frases, utilizando as palavras do quadro abaixo:
HERBÍVORO
|
HETERÓTROFO
|
FUNGOS
|
ALIMENTO
|
FOTOSSÍNTESE
|
a) O ser autótrofo é
aquele que produz o seu próprio ________________________________
b) O ser que não
produz o seu próprio alimento é chamado de ________________________
c) O ser que só se
alimenta de vegetais é chamado de_______________________________
d) Um exemplo de
decompositores pode ser os ____________________________________
Como se chama o processo em que há perda de água pela folha das plantas.
a) Respiração
b) Fotossíntese
c) Transpiração
d) Mutilação
Quais
são os órgãos das plantas?
a) Raiz e água
b) Raiz, caule e
oxigênio
c) Raiz e gás
carbônico
d) Raiz, caule e
folhas
Nas afirmações acima e de acordo com a ciência coloque V para verdadeiro e F para falso:
a) (
) Os produtores transformam matéria inorgânica em matéria orgânica.
b) (
) O Sol é a fonte primária de energia para a vida nos ecossistemas.
c) (
) Os seres consumidores obtêm matéria orgânica alimentando-se de outros
seres.
d) (
) Os decompositores transformam os restos dos seres vivos em água e
minerais
e) (
) Cadeias alimentares são sequências de seres vivos através dos quais os
alimentos passam.
f) (
) Cada cadeia alimentar inicia-se numa planta, numa alga ou numa
bactéria.
g) (
) Os produtores transformam energia química em energia luminosa.
h) (
) Uma teia alimentar é um conjunto de cadeias alimentares que não se
interligam.
i) (
) O nível trófico é a posição ocupada por cada ser vivo numa cadeia
alimentar.
j) (
) A matéria, ao contrário da energia, circula nos ecossistemas.
Coloque por ordem
as afirmações de A a F respeitando
a numeração da tabela:
A. Os seres produtores captam energia
luminosa.
B. Os decompositores obtêm energia a
partir de detritos, cadáveres e excrementos provenientes de todos os níveis
tróficos
C. Através da fotossíntese, a energia
luminosa é convertida em energia que fica armazenada nos compostos produzidos.
D. Os produtores utilizam parte da
energia que transformaram liberando-se sob forma de calor.
E. Os consumidores obtêm energia comendo
produtores ou outros
F. Os decompositores utilizam toda a
energia que obtêm.
Observe a teia alimentar e classifique os seres vivos de
acordo com a cadeia alimentar:
Produtores________________________________________________________
Consumidores_____________________________________________________
_________________________________________________________________
Decompositores_____________________________________________________
Bom trabalho.
Flavia I. M. Bartelli
professora/psicopedagoga
Estudar é sempre o melhor caminho!
Nenhum comentário:
Postar um comentário