terça-feira, 26 de abril de 2016

EXPRESSÕES NUMÉRICAS COM AS QUATRO OPERAÇÕES 5º e 6ºs anos.

EXPRESSÕES NUMÉRICAS COM AS QUATRO OPERAÇÕES
Nessas expressões, as operações se realizam obedecendo à seguinte ordem:
1º) multiplicações e divisões
2º) adições e subtrações
Se houver sinais de associação _parênteses (   ), colchetes [   ] e chaves {   }_ devemos proceder da seguinte maneira:
1º) As contas dentro dos parênteses seguindo a ordem acima colocada
2º) As contas dentro dos colchetes seguindo a ordem acima colocada
3º) As contas dentro das chaves seguindo a ordem acima colocada
EXEMPLOS




) 15+[(3x6-2)-(10-6:2)+1]=
      15+[(18-2)-(10-3)+1]=
      15+[16-7+1]=
      15+[9+1]=
      15+10= 25
                 ) 50-{40-3 x [5-(10-7)]}=
                       50-{40-3 x[5-3]}=
                       50-{40-3 x 2}=
                       50-{40-6}=

                       50-34=16


    

EXERCÍCIOS
1) Calcule as expressões
Será que o Chico sabe a tabuada?
Estudar é o melhor caminho!

a) 3 x 75+3 x 25 =
b) 5 x 97+5 x 3 =
c) 4 x 101+4 x 99 =
d) 20 x 47+80 x 47 =
e) 12+16 : 8 x 3-5 =
f) 100-6 x 7+8:2 =
g) 64:8+5 x 5-3 =
h) 1+3+5 x 7-9:3 =

2) Calcule o valor das expressões:


a) 7+15:3 =
b) 4 x 5+1 =
c) 10:2+8 =
d) 32+12:2 =
e) 20:10+10 =
f)7x3-2x5 =
g)40-2x4+5 =
h)4x3+10:2 =
i)50-16:8+7 =
j)32:4:2:2 =


3) Calcule o valor das expressões
Pelo jeito nosso amiguinho está concentrado!
Ele sabe: estudar é o melhor caminho!



a)  (13+2) x 3+5 =
b)  (7+2) x (3-1) =
c)  (4+2 x 5)-3 =
d)  20-(15+6:3) =
e) 15+[6+(8-4:2)] =
f)  40-[3+(10-2):2] =
g) [30+2 x (5-3)] x 2-10 =
h) 10+[4+(7 x 3+1)]-3 =

4) Calcule o valor das expressões

a) (3+2)x(5-1)+4 =
b) 82-8 x 7:(4-1 x 3) =
c) 25-[10-(2 x 3+1)] =
d) 70-[12+(5 x 2-1)+6] =
e) 8:2+[15-(4 x 2+1)] =
f) 9+[4+2 x(6-4)+(2+5)]-8 =
g) 50+{10-2 x[(6+4:2)-(10-3)]} =
h) 180:{10+2 x [20-45:(13- 2 x 5)]} =


5) Calcule o valor das expressões:


a)  70:7-1=
b)  20+3 x 2=
c)  30+10:10 =
d)  150-7 x 12=
e)  48:16+20:4 =
f)  10-8:2+3 =
g)  30:5-1+2 x 3 =


6) Calcule as expressões:


a) (3+4)x(9-8) =
b) (20+8):(3+4) =
c) 15+8 x (2+3) =
d) (5+3 x 2)-1=
e) 25+(8:2+1)-1=
f) 15+[5 x(8-6:2)] =
g) 50-[13-(10-2):2] =
h) [40+2 x (7-5)] x 2-20 =


7) Calcule o valor das expressões:


a) 16+[10-(18:3+2)+5] =
b) 25-[12-(3 x 2+1)] =
c) 90-[25+(5 x 2-1)+3] =
d) 45+[(8 x 5-10:2)+(18:6-2)] =
e) 50-2 x{7+8:2-[9-3 x (5-4)]} =
f) 100-3 x
{5+8:2-[3 x (7-6)]} =



8) Determine o valor de cada expressão


a) 1000 - [(2 . 4 - 6) + ( 2 + 6 . 4)] =
b) 60 + 2 . {[ 4 . ( 6 + 2 ) - 10 ] + 12} =
c) [( 4 + 16 . 2) . 5 - 10] . 100 =
d) { 10 + [ 5 . ( 4 + 2 . 5) - 8] . 2 } - 100 =
e) 80 - 5 . ( 28 - 6 . 4 ) + 6 - 3 . 4 =


9) Calcule

a)  4 . ( 10 + 20 + 15 + 30) =
b)  (10 . 6 + 12 . 4 + 5 . 8 ) - 40 =
c)  [ 6 . ( 3 . 4 - 2 . 5) - 4 ] + 3 . ( 4 - 2) - ( 10 : 2 ) =
d) 67 + { 50 . [ 70 : ( 27 + 8 ) + 18 : 2 ] + 21 } =
e)  [ 30 . ( 9 - 6)] + { 30 : ( 9 + 6 ) ] =
f)  58 - [ 20 - ( 3 . 4 - 2) : 5 ] =
g) 40 + 2 . [ 20 - ( 6 + 4 . 7 ) : 2 ] =

10) Calcule o valor das expressões
Sabe por que eles estão felizes?
Porque estão quase no final da tarefa.
Estudar é o melhor caminho!

a) (12 + 2 . 5) - 8 =
b) 25 - ( 15 + 6 : 3) =
c) 25 +[7 + ( 8 - 4 :2)] =
d) 60 - [8 + ( 10 - 2 ) : 2] =
e) 80 - [ 22 + ( 5 . 2 - 1 ) + 6] =
f) 14 : 2 + [ 13 - ( 4 . 2 + 1 ) ] =
g) [ 30 + 2 x ( 5 – 3 ) ] x 2 – 10 =
h) 20 : 10 + 10 =
i) 10 + [ 4 + ( 7 x 3 + 1 ) ] – 3 =

11) Resolva as expressões numéricas:

a)  8 – ( 1 + 3) =
b) 7 x 3 – 2 x 5 =
c)  ( 13 – 7 ) + 8 – 1 =
d)  4 x 3 + 10 : 2 =
e)  15 – ( 3 + 2 ) – 6 =
f)  40 – 2 x 4 + 5 =
g)  ( 10 – 4 ) – ( 9 – 8 ) + 3 =
h)  50 – 16 : 8 + 7 =
i)  50 – [37 – ( 15 – 8 ) ] =
j)  32 : 4 : 2 : 2 =
l)  28 + [ 50 – ( 24 – 2 ) – 10 ] =
m)  ( 13 + 2) x 3 + 5 =
n)  20 + [ 13 + ( 10 – 6 ) + 4 ] =
o) ( 7 + 2 ) x ( 3 – 1 ) =
p) 52 – { 12 + [ 15 – ( 8 – 4 )]} =
q)  ( 4 + 2 x 5 ) – 3 =

r)  7 + 15 : 3 =


Flávia I.  M.  Bartelli 
professora/psicopedagoga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário