EXPRESSÕES
NUMÉRICAS COM AS QUATRO OPERAÇÕES
Nessas
expressões, as operações se realizam obedecendo à seguinte ordem:
1º)
multiplicações e divisões
2º) adições
e subtrações
Se houver
sinais de associação _parênteses ( ), colchetes [ ] e chaves { }_ devemos proceder da
seguinte maneira:
1º) As
contas dentro dos parênteses seguindo a ordem acima colocada
2º) As
contas dentro dos colchetes seguindo a ordem acima colocada
3º) As
contas dentro das chaves seguindo a ordem acima colocada
EXEMPLOS
1º) 15+[(3x6-2)-(10-6:2)+1]=
15+[(18-2)-(10-3)+1]=
15+[16-7+1]=
15+[9+1]=
15+10= 25
2º)
50-{40-3 x [5-(10-7)]}=
50-{40-3 x[5-3]}=
50-{40-3 x 2}=
50-{40-6}=
50-34=16
EXERCÍCIOS
1) Calcule
as expressões
Será que o Chico sabe a tabuada? Estudar é o melhor caminho! |
a) 3 x 75+3 x 25
=
b) 5 x 97+5 x 3
=
c)
4 x 101+4 x 99 =
d)
20 x 47+80 x 47 =
e)
12+16 : 8 x 3-5 =
f)
100-6 x 7+8:2 =
g)
64:8+5 x 5-3 =
h)
1+3+5 x 7-9:3 =
2) Calcule o valor das expressões:
a) 7+15:3 =
b) 4 x 5+1 =
c) 10:2+8 =
d) 32+12:2 =
e) 20:10+10
=
f)7x3-2x5 =
g)40-2x4+5 =
h)4x3+10:2 =
i)50-16:8+7
=
j)32:4:2:2 =
a) (13+2) x 3+5 =
b) (7+2) x (3-1)
=
c) (4+2 x 5)-3
=
d) 20-(15+6:3) =
e) 15+[6+(8-4:2)]
=
f) 40-[3+(10-2):2]
=
g) [30+2 x (5-3)] x 2-10
=
h)
10+[4+(7 x 3+1)]-3 =
4) Calcule o valor das expressões
a) (3+2)x(5-1)+4 =
b)
82-8 x 7:(4-1 x 3) =
c)
25-[10-(2 x 3+1)] =
d)
70-[12+(5 x 2-1)+6] =
e) 8:2+[15-(4 x 2+1)]
=
f) 9+[4+2 x(6-4)+(2+5)]-8
=
g)
50+{10-2 x[(6+4:2)-(10-3)]} =
h) 180:{10+2 x [20-45:(13- 2 x 5)]}
=
5) Calcule o
valor das expressões:
a) 70:7-1=
b) 20+3 x 2=
c) 30+10:10
=
d) 150-7 x 12=
e) 48:16+20:4 =
f) 10-8:2+3
=
g) 30:5-1+2 x 3 =
6) Calcule
as expressões:
a)
(3+4)x(9-8) =
b)
(20+8):(3+4) =
c)
15+8 x (2+3) =
d)
(5+3 x 2)-1=
e)
25+(8:2+1)-1=
f)
15+[5 x(8-6:2)] =
g)
50-[13-(10-2):2] =
h)
[40+2 x (7-5)] x 2-20 =
7) Calcule o
valor das expressões:
a)
16+[10-(18:3+2)+5] =
b)
25-[12-(3 x 2+1)] =
c)
90-[25+(5 x 2-1)+3] =
d)
45+[(8 x 5-10:2)+(18:6-2)] =
e)
50-2 x{7+8:2-[9-3 x (5-4)]} =
f)
100-3 x
{5+8:2-[3 x (7-6)]} =
8) Determine
o valor de cada expressão
a) 1000 -
[(2 . 4 - 6) + ( 2 + 6 . 4)] =
b) 60 + 2 .
{[ 4 . ( 6 + 2 ) - 10 ] + 12} =
c) [( 4 + 16
. 2) . 5 - 10] . 100 =
d) { 10 + [
5 . ( 4 + 2 . 5) - 8] . 2 } - 100 =
e) 80 - 5 .
( 28 - 6 . 4 ) + 6 - 3 . 4 =
9) Calcule
a) 4 . ( 10
+ 20 + 15 + 30) =
b) (10 . 6 +
12 . 4 + 5 . 8 ) - 40 =
c) [ 6 . ( 3
. 4 - 2 . 5) - 4 ] + 3 . ( 4 - 2) - ( 10 : 2 ) =
d) 67 + { 50
. [ 70 : ( 27 + 8 ) + 18 : 2 ] + 21 } =
e) [ 30 . (
9 - 6)] + { 30 : ( 9 + 6 ) ] =
f) 58 - [ 20
- ( 3 . 4 - 2) : 5 ] =
g) 40 + 2 .
[ 20 - ( 6 + 4 . 7 ) : 2 ] =
a) (12 + 2 . 5) - 8 =
b) 25 - ( 15
+ 6 : 3) =
c) 25 +[7 +
( 8 - 4 :2)] =
d) 60 - [8 +
( 10 - 2 ) : 2] =
e) 80 - [ 22
+ ( 5 . 2 - 1 ) + 6] =
f) 14 : 2 +
[ 13 - ( 4 . 2 + 1 ) ] =
g) [ 30 + 2
x ( 5 – 3 ) ] x 2 – 10 =
h) 20 : 10 +
10 =
i) 10 + [ 4
+ ( 7 x 3 + 1 ) ] – 3 =
11) Resolva as expressões numéricas:
a) 8 – ( 1 + 3) =
b) 7 x 3 – 2
x 5 =
c) ( 13 – 7
) + 8 – 1 =
d) 4 x 3 + 10
: 2 =
e) 15 – ( 3
+ 2 ) – 6 =
f) 40 – 2 x
4 + 5 =
g) ( 10 – 4
) – ( 9 – 8 ) + 3 =
h) 50 – 16 :
8 + 7 =
i) 50 – [37
– ( 15 – 8 ) ] =
j) 32 : 4 :
2 : 2 =
l) 28 + [ 50
– ( 24 – 2 ) – 10 ] =
m) ( 13 + 2)
x 3 + 5 =
n) 20 + [ 13
+ ( 10 – 6 ) + 4 ] =
o) ( 7 + 2 )
x ( 3 – 1 ) =
p) 52 – { 12
+ [ 15 – ( 8 – 4 )]} =
q) ( 4 + 2 x
5 ) – 3 =
r) 7 + 15 :
3 =
Flávia I. M. Bartelli
professora/psicopedagoga.
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