Disciplina:
Ciências
Atividade:
Avaliação Bimestral Ano: 4°
QUANDO
CRESCER, VOU SER... PEDÓLOGO!
Esse profissional identifica os tipos de solo e a melhor forma de usá-los
Se a sua primeira reação ao ler esse título foi olhar para os pés, você finitivamente
precisa saber mais sobre o pedólogo! Mas não fique triste, até que você chegou
perto! Basta olhar abaixo dos pés para saber exatamente o que esse profissional
estuda... Os solos! (...)
Vamos imaginar por um momento que fazemos parte de uma expedição de minhocas
a viajar pelas diferentes terras do Brasil. Ao longo de nosso passeio turístico,
visitamos ambientes para agradar a todos os gostos: solos arenosos ou argilosos,
secos ou úmidos, claros ou escuros, rasos ou profundos, férteis ou não...
Cada lugar de um jeito. Começamos a ficar confusos com tanta informação.
Afinal, como podemos reconhecer os diferentes tipos de solos e saber o que
plantar neles, ou para que servem?
Eis que surge a brilhante ideia de convidar um pedólogo para ser guia
turístico.
Nosso amigo concorda e chega disposto a esclarecer todas as dúvidas.
"Para que serve esse tipo de solo?", pergunta uma minhoca curiosa.
Para responder, o pedólogo começa a analisar tudo ao seu redor, coletando
amostras de terra e fazendo desenhos das diferentes camadas do solo. Depois de
um tempo debruçado sobre suas anotações, dá seu diagnóstico: "Levando em
consideração as características físicas, químicas, minerais e biológicas do
solo, bem como sua permeabilidade, textura e grau de retenção de água, eu diria
que este é um Latossolo perfeito para o cultivo de soja! Mas ainda preciso
analisar essas amostras em laboratório para ter uma resposta definitiva."
Bem, é claro que nunca vamos conseguir nos passar por minhocas turistas,
e,mesmo que fosse possível, seria dificílimo convencer um pedólogo a nos
acompanhar – eles são muito ocupados, pois existem em número pequeno e o Brasil
é um país muito grande! Mas, na vida real, têm essas funções: identificar os
diferentes tipos de solo e determinar a melhor maneira de usá-los. Mas o
pedólogo não dá seu diagnóstico de uma hora para a outra, como fez com a
minhoca. Antes de fazer qualquer afirmação, ele realiza diversas pesquisas.
O primeiro passo é sair a campo para, depois de observar relevo,
vegetação e drenagem da região, perfurar o solo e verificar suas
características. Em seguida, as amostras de terra vão para um laboratório, onde
se estuda sua constituição. Reunindo esses dados, o pedólogo classifica os
solos e elabora mapas apontando suas condições, bem como sua aptidão para
diferentes formas de uso. Ele indica ainda o tipo de tratamento que o solo
precisa e as tecnologias mais adequadas para explorá-lo. A pedologia tem,
assim, um aspecto muito prático e útil. Para o pedólogo Antônio Ramalho Filho,
do Centro Nacional de Pesquisa de Solos da Empresa Brasileira de Pesquisa
Agrícola (Embrapa Solos), o mais legal é poder avaliar a aptidão das terras e
descobrir como corrigir problemas no solo. Ele explica que isso tudo é feito reunindo
conhecimentos de várias áreas: "O pedólogo viaja muito, conhece diferentes
ambientes e, para analisar os solos, compara fatores como clima, geologia,
vegetação e relevo."
Quem quiser ser pedólogo deve primeiro cursar Agronomia ou similares na faculdade,
onde estudará Química, Biologia e Cartografia (para elaborar mapas), entre
outras disciplinas. Segundo Ramalho, é importante que o pedólogo dê dicas que possam
ser postas em prática pelo agricultor. Ele garante que a profissão é muito bonita:
"Além de trabalhar muito próximo da natureza, podemos entender como e por que
as plantas se desenvolvem." É a oportunidade de realmente conhecer o chão
onde pisamos!
Ciência Hoje das Crianças 121, Júlia Dias Carneiro
Responda:
1- (1,0) O que faz um
pedólogo?
______________________________________________________________________________
2- (1,0) Localize no 2° parágrafo
e grife as características que um solo pode ter.
3- (1,0) Retire do texto a
passagem que mostra a resposta do pedólogo à pergunta da minhoca: “Para que
serve este tipo de solo?”
_____________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________
4- (1,0) Para estudar os solos, o
pedólogo faz muitas pesquisas.
Numere ordenadamente, de 1 a 4, as
ações que o pedólogo realiza em suas pesquisas:
( )
Reúne dados para classificar os solos e elabora mapas.
( )
Pesquisa de campo para observação do relevo, vegetação e drenagem da região.
( )
Coleta amostras de terra que vão para um laboratório onde será estudada a sua constituição.
( )
Indica o tipo de tratamento que o solo precisa .
5- (1,0) Para analisar os solos o
pedólogo compara alguns fatores na natureza. Circule no quadro a seguir os
fatores que o pedólogo pesquisa.
CLIMA
|
ASTROS
|
ÁGUA
|
VEGETAÇÃO
|
ANIMAIS
|
RELEVO
|
GEOLOGIA
|
CONSTRUÇÕES
|
SOLO
|
6- (1,0) Encontre, no
caça-palavras, as respostas para completar as seguintes frases:
a) O desmatamento e a queimada
podem causar...
b) As raízes das árvores
favorecem a penetração de água dificultando a formação de...
c) Um bairro localizado na
periferia de uma cidade contém moradias construídas em um morro sem vegetação.
O que pode acarretar a erosão de...
E
|
R
|
O
|
S
|
Ã
|
O
|
P
|
G
|
S
|
A
|
W
|
R
|
Y
|
I
|
K
|
L
|
O
|
P
|
Ç
|
D
|
Z
|
S
|
D
|
C
|
Y
|
Q
|
I
|
Z
|
L
|
Ç
|
A
|
E
|
N
|
X
|
U
|
R
|
R
|
A
|
D
|
A
|
Z
|
A
|
W
|
Y
|
I
|
B
|
D
|
F
|
E
|
A
|
C
|
V
|
E
|
N
|
C
|
O
|
S
|
T
|
A
|
S
|
7- (1,0) Analise as imagens com atenção:
Das imagens apresentadas, qual
delas mostra:
a) um solo fértil? _________________________________________
b) um solo desgastado?______________________________________________
8- Utilize as palavras do quadro
para completar a frase.
Características hereditárias
|
crescimento
|
boa alimentação
|
Um ____________________________saudável,é influenciado pelas _________________________ e também
por uma ___________________________.
9-
(1,0) Desde o útero de nossa mãe sofremos várias transformações que irão acontecer
até a fase adulta. Numere de 1 a 6 a ordem das transformações que ocorrem no
decorrer da vida. Após pinte os desenhos deixando-os bem coloridos.
( ) |
( ) |
( ) |
( ) |
( ) |
( ) |
10- (1,0) “O que mais influencia
no crescimento são as características passadas de pais para filhos.” Explique
essa afirmativa.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Boa prova
Flávia Bartelli
professora/psicopedagogaa
O melhor caminho é estudar!
Gabarito:
1) Esse
profissional identifica os tipos de solo e a melhor forma de usá-los
2) solos arenosos ou argilosos, secos ou úmidos, claros ou escuros, rasos
ou profundos, férteis ou não...
3)"Levando em consideração as
características físicas, químicas, minerais e biológicas do solo, bem como sua
permeabilidade, textura e grau de retenção de água, eu diria que este é um
Latossolo perfeito para o cultivo de soja! Mas ainda preciso analisar essas
amostras em laboratório para ter uma resposta definitiva."
4) (3), (1), (2), (4).
5) CLIMA,
ÁGUA VEGETAÇÃO RELEVO GEOLOGIA SOLO
6) erosão - enxurrada
- encostas.
7) a- a segunda imagem. b) a primeira imagem.
8) crescimento - características hereditárias - boa alimentação.
9) bebê (1), primeira infância (2),
pré adolescência (3), adolescência(4), fase adulta (5), velhice (6).
10) A afirmativa está se referido as características hereditárias, passadas
de pais para filhos.
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