segunda-feira, 25 de abril de 2016

Disciplina: Ciências Atividade: Avaliação solo / Ano: 4°/5º anos

Disciplina: Ciências
Atividade: Avaliação Bimestral Ano: 4°


QUANDO CRESCER, VOU SER... PEDÓLOGO!

Esse profissional identifica os tipos de solo e a melhor forma de usá-los Se a sua primeira reação ao ler esse título foi olhar para os pés, você finitivamente precisa saber mais sobre o pedólogo! Mas não fique triste, até que você chegou perto! Basta olhar abaixo dos pés para saber exatamente o que esse profissional estuda... Os solos! (...)
Vamos imaginar por um momento que fazemos parte de uma expedição de minhocas a viajar pelas diferentes terras do Brasil. Ao longo de nosso passeio turístico, visitamos ambientes para agradar a todos os gostos: solos arenosos ou argilosos, secos ou úmidos, claros ou escuros, rasos ou profundos, férteis ou não...
Cada lugar de um jeito. Começamos a ficar confusos com tanta informação. Afinal, como podemos reconhecer os diferentes tipos de solos e saber o que plantar neles, ou para que servem?
Eis que surge a brilhante ideia de convidar um pedólogo para ser guia turístico.
Nosso amigo concorda e chega disposto a esclarecer todas as dúvidas. "Para que serve esse tipo de solo?", pergunta uma minhoca curiosa. Para responder, o pedólogo começa a analisar tudo ao seu redor, coletando amostras de terra e fazendo desenhos das diferentes camadas do solo. Depois de um tempo debruçado sobre suas anotações, dá seu diagnóstico: "Levando em consideração as características físicas, químicas, minerais e biológicas do solo, bem como sua permeabilidade, textura e grau de retenção de água, eu diria que este é um Latossolo perfeito para o cultivo de soja! Mas ainda preciso analisar essas amostras em laboratório para ter uma resposta definitiva."
Bem, é claro que nunca vamos conseguir nos passar por minhocas turistas, e,mesmo que fosse possível, seria dificílimo convencer um pedólogo a nos acompanhar – eles são muito ocupados, pois existem em número pequeno e o Brasil é um país muito grande! Mas, na vida real, têm essas funções: identificar os diferentes tipos de solo e determinar a melhor maneira de usá-los. Mas o pedólogo não dá seu diagnóstico de uma hora para a outra, como fez com a minhoca. Antes de fazer qualquer afirmação, ele realiza diversas pesquisas.
O primeiro passo é sair a campo para, depois de observar relevo, vegetação e drenagem da região, perfurar o solo e verificar suas características. Em seguida, as amostras de terra vão para um laboratório, onde se estuda sua constituição. Reunindo esses dados, o pedólogo classifica os solos e elabora mapas apontando suas condições, bem como sua aptidão para diferentes formas de uso. Ele indica ainda o tipo de tratamento que o solo precisa e as tecnologias mais adequadas para explorá-lo. A pedologia tem, assim, um aspecto muito prático e útil. Para o pedólogo Antônio Ramalho Filho, do Centro Nacional de Pesquisa de Solos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agrícola (Embrapa Solos), o mais legal é poder avaliar a aptidão das terras e descobrir como corrigir problemas no solo. Ele explica que isso tudo é feito reunindo conhecimentos de várias áreas: "O pedólogo viaja muito, conhece diferentes ambientes e, para analisar os solos, compara fatores como clima, geologia, vegetação e relevo."
Quem quiser ser pedólogo deve primeiro cursar Agronomia ou similares na faculdade, onde estudará Química, Biologia e Cartografia (para elaborar mapas), entre outras disciplinas. Segundo Ramalho, é importante que o pedólogo dê dicas que possam ser postas em prática pelo agricultor. Ele garante que a profissão é muito bonita: "Além de trabalhar muito próximo da natureza, podemos entender como e por que as plantas se desenvolvem." É a oportunidade de realmente conhecer o chão onde pisamos!
Ciência Hoje das Crianças 121, Júlia Dias Carneiro
Responda:                                                                                                                                                

1- (1,0)  O que faz um pedólogo?
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2- (1,0) Localize no 2° parágrafo e grife as características que um solo pode ter.

3- (1,0) Retire do texto a passagem que mostra a resposta do pedólogo à pergunta da minhoca: “Para que serve este tipo de solo?”
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4- (1,0) Para estudar os solos, o pedólogo faz muitas pesquisas.
Numere ordenadamente, de 1 a 4, as ações que o pedólogo realiza em suas pesquisas:
(    ) Reúne dados para classificar os solos e elabora mapas.
(    ) Pesquisa de campo para observação do relevo, vegetação e drenagem da região.
(    ) Coleta amostras de terra que vão para um laboratório onde será estudada a sua constituição.
(    ) Indica o tipo de tratamento que o solo precisa .

5- (1,0) Para analisar os solos o pedólogo compara alguns fatores na natureza. Circule no quadro a seguir os fatores que o pedólogo pesquisa.
CLIMA
ASTROS
ÁGUA
VEGETAÇÃO
ANIMAIS
RELEVO
GEOLOGIA
CONSTRUÇÕES
SOLO

6- (1,0) Encontre, no caça-palavras, as respostas para completar as seguintes frases:
a) O desmatamento e a queimada podem causar...
b) As raízes das árvores favorecem a penetração de água dificultando a formação de...
c) Um bairro localizado na periferia de uma cidade contém moradias construídas em um morro sem vegetação. O que pode acarretar a erosão de...

E
R
O
S
Ã
O
P
G
S
A
W
R
Y
I
K
L
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P
Ç
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Z
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C
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Z
A
W
Y
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B
D
F
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A
C
V
E
N
C
O
S
T
A
S

7- (1,0) Analise as imagens com atenção:

              



Das imagens apresentadas, qual delas mostra:
a) um solo fértil? _________________________________________
b) um solo desgastado?______________________________________________
8- Utilize as palavras do quadro para completar a frase.

Características hereditárias
crescimento
boa alimentação

Um ____________________________saudável,é influenciado pelas _________________________ e também por uma ___________________________.

9- (1,0) Desde o útero de nossa mãe sofremos várias transformações que irão acontecer até a fase adulta. Numere de 1 a 6 a ordem das transformações que ocorrem no decorrer da vida. Após pinte os desenhos deixando-os bem coloridos.
(       )
(      )


(         )
(            )

(       )
(       ) 


























10- (1,0) “O que mais influencia no crescimento são as características passadas de pais para filhos.” Explique essa afirmativa.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Boa prova


Flávia Bartelli
professora/psicopedagogaa
O melhor caminho é estudar!





Gabarito:
1) Esse profissional identifica os tipos de solo e a melhor forma de usá-los
2) solos arenosos ou argilosos, secos ou úmidos, claros ou escuros, rasos ou profundos, férteis ou não...
 3)"Levando em consideração as características físicas, químicas, minerais e biológicas do solo, bem como sua permeabilidade, textura e grau de retenção de água, eu diria que este é um Latossolo perfeito para o cultivo de soja! Mas ainda preciso analisar essas amostras em laboratório para ter uma resposta definitiva."
4)      (3), (1), (2), (4).
5) CLIMA, ÁGUA VEGETAÇÃO RELEVO GEOLOGIA SOLO
6) erosão  - enxurrada  - encostas.
7) a- a segunda imagem.  b) a primeira imagem.
8) crescimento  - características hereditárias  - boa alimentação.
9) bebê (1), primeira infância (2), pré adolescência (3), adolescência(4), fase adulta (5), velhice (6).
10) A afirmativa está se referido as características hereditárias, passadas de pais para filhos.


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