TOCANDO EM FRENTE
(Almir Sater / Renato Teixeira)
1.
Ando
¹¹ devagar¹² porque já¹ tive pressa
2.
E
levo esse sorriso porque já chorei demais
3.
Hoje
me sinto mais forte, mais feliz,
4.
Quem
sabe eu só levo a certeza
5.
De
que muito pouco eu sei
6.
Ou
nada sei
7.
Conhecer
as manhas e as manhãs
8.
O
sabor das massas e das maçãs
9.
É
preciso amor para poder pulsar
10. É
preciso paz para poder sorrir
11. É
preciso chuva² para florir³
13. Compreender
a marcha e ir tocando em frente
14. Como
um velho boiadeiro levando a boiada
15. Eu
vou tocando os dias pela longa estrada, eu sou
16. Estrada
eu vou
17.
Todo
mundo ama um dia
18.
Todo
mundo chora um dia
19.
A
gente chega e no outro vai embora
20.
Cada
um de nós compõe a sua história
21.
E
cada ser em si
22.
Carrega
o dom de ser capaz
23.
E ser
feliz¹³! ....
Após ler atentamente o texto,
responda às questões obedecendo a ordem dada pela questão:
1. Assinale mais de uma
alternativa que esteja de acordo com o texto:
a. ( ) Para o
poeta, a vida deve ser levada, tocada como uma boiada, pois
não conseguimos entender a imprevisibilidade de ambas.
b. ( ) Só é
possível ser feliz nesta jornada, depois de um toque de Deus, o
velho boiadeiro, que nos impulsiona pela longa estrada da vida.
c. ( ) Só através
do choro individual e de outros é que descobrimos o valor de um sorriso.
d. ( ) Manhãs,
maçãs e chuva fazem parte da nossa história, já que não somos donos
do nosso destino.
e. ( ) Segundo o
poeta, para se viver, é necessário entender o andamento da jornada
e continuar vivendo.
2. Marque as afirmativas com V
para verdadeiro e F para falso, de acordo com o texto:
a. ( ) Viver é uma
aprendizagem, fruto da observação atenta das alegrias e dos sofrimentos
pelos quais passamos.
b. ( ) Ser feliz é
o destino de todos os seres humanos, independendo das chegadas e das partidas.
c. ( ) A
consciência do significado da vida e o dom da capacidade de construirmos
a nossa história nos deixa mais fortes, mais felizes.
d. ( ) O poeta tem
hoje um sorriso de serenidade porque nunca levou a vida com ligeireza.
e. ( ) Para podermos
saborear a vida, precisamos vivenciar a paz e o amor, entre outros fatores
que nos mostram que é possível compormos a nossa história com serenidade.
Assinale a única alternativa
correta:
a. ( ) da boiada
b. ( ) do boiadeiro
c. ( ) do sabor das
frutas
d. ( ) dos dias
vividos
e. ( ) do dom da
felicidade de cada um de nós
4. Nos versos 5 e 6, o poeta
demonstra que se considera um homem:
b. ( ) sem cultura
c. ( ) experiente
d. ( ) humilde
e. ( ) sem rumo
definido.
Responda :
5. Como era a vida do poeta no
passado? Comprove sua resposta com versos da poesia.
_______________________________________________________________________
Gramática aplicada
6) No primeiro verso linha 1 a palavra já¹ foi acentuada por quê?
R: ___________________________________________________________
7) Na linha (verso) 11, do poema temos as palavras destacadas chuva² e florir³. Em qual delas encontramos um dígrafo?
R: ___________________________________________________________
8) No verso 12, a palavra em negrito possui quantas letras e quantos fonemas?
R: _____________________________________________________________
9) No verso 1, qual a classe gramatical das palavras destacadas?
_______________________________________________________________
10) A última palavra do poema L.23 pertence a que classe gramatical?
________________________________________________________________
Flávia I. M. Bartelli
professora e psicopedagoga.
professora e psicopedagoga.
Estudar é sempre o melhor caminho!
Gabarito
Questão 1. Alternativas a, c, e
Questão 2. a .
(V) b.
(F) c. (V)
d.(F) e.(V)
Questão 3. Alternativa (e)
Questão 4. Alternativa (d)
Questão 5. A
vida do poeta era agitada e sofrida, demonstrado nos versos 1 e 2
Questão 6. monossílabo tônico terminado em a (s)
Questão 7. Na palavra chuva = ch
Questão 8. possui 12 letras e 10 fonemas já que im e en são dígrafos nasais.
Questão 9. ando = verbo; devagar= advérbio.
Questão 10. R: adjetivo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário