quarta-feira, 27 de abril de 2016

TOCANDO EM FRENTE texto, interpretação e revisão gramatical 7º ano.

TOCANDO EM FRENTE
(Almir Sater / Renato Teixeira)
1.       Ando ¹¹ devagar¹²  porque já¹ tive pressa
2.       E levo esse sorriso porque já chorei demais
3.       Hoje me sinto mais forte, mais feliz,
4.       Quem sabe eu só levo a certeza
5.       De que muito pouco eu sei
6.       Ou nada sei
7.       Conhecer as manhas e as manhãs
8.       O sabor das massas e das maçãs
9.       É preciso amor para poder pulsar
10.     É preciso paz para poder sorrir
11.     É preciso chuva² para florir³
12.     Penso que cumprir a vida seja simplesmente
13.     Compreender a marcha e ir tocando em frente
14.     Como um velho boiadeiro levando a boiada
15.     Eu vou tocando os dias pela longa estrada, eu sou
16.     Estrada eu vou
17.    Todo mundo ama um dia
18.    Todo mundo chora um dia
19.    A gente chega e no outro vai embora
20.    Cada um de nós compõe a sua história
21.    E cada ser em si
22.    Carrega o dom de ser capaz
23.    E ser feliz¹³! ....

Após ler atentamente o texto, responda às questões obedecendo a ordem dada pela questão:
1. Assinale mais de uma alternativa que esteja de acordo com o texto:
a. (   ) Para o poeta, a vida deve ser levada, tocada como uma boiada, pois não conseguimos entender a imprevisibilidade de ambas.
b. (   ) Só é possível ser feliz nesta jornada, depois de um toque de Deus, o velho boiadeiro, que nos impulsiona pela longa estrada da vida.
c. (   ) Só através do choro individual e de outros é que descobrimos o valor de um sorriso.
d. (   ) Manhãs, maçãs e chuva fazem parte da nossa história, já que não somos donos do nosso destino.
e. (   ) Segundo o poeta, para se viver, é necessário entender o andamento da jornada e continuar vivendo.
2. Marque as afirmativas com V para verdadeiro e F para falso, de acordo com o texto:
a. (   ) Viver é uma aprendizagem, fruto da observação atenta das alegrias e dos sofrimentos pelos quais passamos.
b. (   ) Ser feliz é o destino de todos os seres humanos, independendo das chegadas e das partidas.
c. (   ) A consciência do significado da vida e o dom da capacidade de construirmos a nossa história nos deixa mais fortes, mais felizes.
d. (   ) O poeta tem hoje um sorriso de serenidade porque nunca levou a vida com ligeireza.
e. (   ) Para podermos saborear a vida, precisamos vivenciar a paz e o amor, entre outros fatores que nos mostram que é possível compormos a nossa história com serenidade.
Assinale a única alternativa correta:
3. Há várias comparações no texto que nos leva a concluir que o poeta fala
a. (   ) da boiada
b. (   ) do boiadeiro
c. (   ) do sabor das frutas
d. (   ) dos dias vividos
e. (   ) do dom da felicidade de cada um de nós
4. Nos versos 5 e 6, o poeta demonstra que se considera um homem:
a. (   ) orgulhoso
b. (   ) sem cultura
c. (   ) experiente
d. (   ) humilde
e. (   ) sem rumo definido.
Responda :
5. Como era a vida do poeta no passado? Comprove sua resposta com versos da poesia.
_______________________________________________________________________
Gramática aplicada
6) No primeiro verso  linha 1 a palavra já¹ foi acentuada por quê?
R: ___________________________________________________________
7) Na linha (verso) 11, do poema temos as palavras destacadas chuva² e florir³. Em qual delas encontramos um dígrafo?
R: ___________________________________________________________
8) No verso 12, a palavra em negrito possui quantas letras e quantos fonemas?
R: _____________________________________________________________
9)  No verso 1, qual a classe gramatical das palavras destacadas?
_______________________________________________________________
10) A última palavra do poema L.23 pertence a que classe gramatical?
________________________________________________________________







Flávia I. M. Bartelli
professora e psicopedagoga.


Estudar é sempre o melhor caminho!




Gabarito
Questão 1. Alternativas a, c, e
Questão 2. a. (V)       b. (F)       c. (V)      d.(F)        e.(V)
Questão 3. Alternativa (e)
Questão 4. Alternativa (d)
Questão 5. A vida do poeta era agitada e sofrida, demonstrado nos versos 1 e 2
Questão 6. monossílabo tônico terminado em a (s)
Questão 7.  Na palavra chuva = ch
Questão 8.  possui 12 letras e 10 fonemas já que im e en  são dígrafos nasais. 
Questão 9. ando = verbo; devagar= advérbio.
Questão 10. R: adjetivo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário