Por ser um ato violento praticado por iguais, normalmente
menor, tem consequências graves. Por
tratar-se de pessoas que estão em pleno desenvolvimento emocional e de
identidade que ainda não dispõem de estratégias para proteger-se contra tal
estão sujeitas a conseqüências graves para a vida toda.
Entre as conseqüências que o bulling infere na vítima
encontramos a baixa estima, a fobia escolar, notas baixas sem causa definida e
a possível fobia social. Provoca também transtorno do estado de ânimo como o
transtorno da ansiedade e depressão.
Os níveis de desespero e frustração a que se submetem as
vítimas de bulling são muito altos e interferem substancialmente em seu bem
estar e em seu desempenho diário e por isso pode buscar soluções drásticas para
acabar com seu sofrimento.
A repercussão desse trauma pode durar por toda a vida e
influenciar suas relações e seu desempenho pessoal e profissional na fase
adulta, pois é muito difícil a superação sem um tratamento efetivo.
Essas são uma das consequências mais evidentes do bulling,
porém, já foram verificados alguns casos piores como as notícias que informaram
sobre suicídio como forma de aplacar o sofrimento da vítima.
A solução está em por um fim nessa violência e em seus
indícios o quanto antes. É muito importante atuar desde o começo da situação de
violência, entretanto nem sempre é tão simples, pois o bulling é uma atitude
dissimulada e de busca de poder.
Como já foi escrito o bulling começa com pequenas situações,
brincadeiras de mau gosto e que pouco a pouco vão se incrementando, evoluindo...
Como fazemos parte de uma sociedade que valoriza as
lideranças, o poder e se desvaloriza o fraco, o tímido, o que fala pouco, na
maioria das vezes a vítima oculta as agressões por medo das represálias, por
vergonha ou por medo.
Por tudo isso o bulling passa despercebido até que a
situação de violência já esteja tão avançada a ponto das vítimas já estarem
psicologicamente tão afetadas que não conseguem superar.
Por estar diretamente ligado ao ambiente escolar é que são
necessárias algumas observações em relação ao bulling e a verificação se a
criança pode estar sendo vítima de tal violência é fundamental.
Para isso devemos observar então se:
- · Mudança significativa de caráter ou de comportamento;
- · Apatia constante, atitudes evasivas e falta de interesse incomum;
- · Dificuldade para conciliar o sono com pesadelos recorrentes;
- · Falta de apetite;
- · Recusa-se a sair de casa;
- · Não tem vida social; dificilmente tem trabalhos em grupo na escola ou discursa preferir fazer sozinho;
- · Apresenta transtorno de ansiedade (falta de ar, dificuldade de respirar) e depressão (crises de choro);
- · Evita ir ao colégio, inventando enfermidades;
- · Volta do colégio com comportamento alterado, tranca-se no quarto ou isola-se;
- · Suas notas vêm baixando gradativamente sem causa definida e seu rendimento cai consideravelmente;
- · Mudança de comportamento em casa (agressividade);
- · Isolamento evitando conversar com qualquer pessoa;
- · Sente frequentes dores de cabeça e dores estomacais;
- · Perde coisas com excessiva frequência;
- · Aparece com machucados que justifica com quedas, escorregões, etc.
Estando atento a esses comportamentos, somados
e a um diálogo franco e sincero com a criança podemos detectar casos de
violência escolar e conjuntamente com a escola buscar soluções a esse agravante
na vida de milhares de estudantes subjugados por uma sociedade marcada pela subordinação
dos menos favorecidos.
Flávia I. M. Bartelli
Professora/Psicopedagoga.
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