A COMUNIDADE E A SALADA DE FRUTAS
A professora chegou à sala e perguntou aos alunos. O que é uma
comunidade?
Esperando alguns segundos e percebendo que os alunos não respondiam, fez
outra pergunta.
__ Sabe, quando vocês vão num sítio e no pomar tem vários pés de frutas
diferentes? Isso é uma comunidade? As crianças prontamente responderam:
__Siiiiiiiiiim!
A professora, mais do que depressa disse: Nãããããããão. Isso não é uma
comunidade. As árvores estão perto uma das outras, mas cada fruta está no seu pé.
Então ela pergunta novamente. Seria como uma laranjeira?
__Siiiiiiiiiim! – responderam as crianças.
A professora, então, usando a mesma ênfase que as crianças, replicou:
Nããããããão! Também não é uma comunidade, pois mesmo que fazendo parte de um
mesmo pé, cada uma está no seu galho, cada uma das laranjas cuida de si. A
professora então propôs:
__E se recolhermos várias frutas diferentes, colocando-as numa
fruteira: maçãs, peras, mangas, laranjas, bananas, mamões, etc. Isso seria uma
comunidade?
Com um pouco de receio, a maioria das crianças respondeu que sim, outros
no chutômetro responderam que não. A professora então refletiu com eles:
__ Ainda não é uma comunidade, porque estão juntas, mas cada uma no seu
mundinho. Fez então outra pergunta aos seus alunos:
__E se pegássemos essas frutas e as colocássemos num
liquidificador e batêssemos tudo, seria uma comunidade?
__Agora SIIIIIIIIIM!!
__Nãããããããããããão!_Respondeu a professora. Também não, porque ao batê-las, cada uma
perde sua identidade, sua individualidade. Mas, se não batêssemos,
se fizéssemos uma salada de frutas?
Nessa altura, ninguém mais se arriscava a responder nadinha...
__ Agora sim, concluiu a professora e explicou, seria uma
comunidade pelos seguintes motivos: Cada qual se beneficia com o sabor da outra
sem perder sua identidade. Após essa pequena introdução a professora escreveu
no quadro de giz.
COMUNIDADE
• Comunidade é partilha de dons e qualidades, sem que seus membros
percam a própria individualidade.
• Na comunidade cada um é picado, isto é, renuncia à própria vontade em
favor do bem comum.
• Na comunidade tudo deve ser adoçado com o açúcar do amor. “O corpo não
é um só membro, mas muitos” (1COR 12,14)
(adaptado por Flávia Bartelli)
Responda:
1) De acordo com o texto o que a professora queria saber?
2) Qual foi a comparação que a professora fez para
explicar o que é uma comunidade?
3) No quadro de giz a
professora escreveu que “comunidade é partilha de dons e qualidades”. O que
isso representa?
4)
Por que as palavras sim e não estão escritas de forma tão errada no
texto?
Retire do texto:
a)
Uma frase interrogativa.
b)
Uma frase negativa.
d)
Três palavras monossílabas:
e)
Duas palavras com acento circunflexo
f)
Duas palavras com acento agudo.
g)
Três palavras com dígrafo (destaque-o).
h)
Três palavras com ditongo (destaque-o).
i)
Três palavras com encontro consonantal (destaque-o).
Dê a classe gramatical das palavras destacadas no
trecho: “A professora chegou à sala e perguntou aos
alunos. O que é uma comunidade?”
Dê a classe gramatical das palavras destacadas no
trecho: “As árvores estão perto
uma das outras, mas cada fruta está no seu pé...”
Conjugue o verbo “perguntar” em todos os tempos do modo
indicativo (presente, pretérito perfeito, pretérito imperfeito, pretérito mais
que perfeito futuro do presente e futuro do pretérito.
Identifique o tempo verbal da frase que segue e passe-a
para o futuro do pretérito do modo indicativo: “O que é uma comunidade?”
Identifique o tempo verbal do trecho que segue e passe-o
para o pretérito perfeito do indicativo: “... ninguém mais se arriscava a
responder nadinha”.
Com o auxílio da professora de
história identifique
pelo menos três tipos distintos de comunidades existentes em seu município.
Procure explicar qual a função delas.
Flávia Inês Moroni Bartelli
Professora/Psicopedagoga
Estudar é o melhor caminho!
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