sábado, 11 de junho de 2016

A COMUNIDADE E A SALADA DE FRUTAS (texto e gramática aplicada) interdisciplinaridade. 5 e 6 anos

A COMUNIDADE E A SALADA DE FRUTAS
A professora chegou à sala e perguntou aos alunos. O que é uma comunidade?


Esperando alguns segundos e percebendo que os alunos não respondiam, fez outra pergunta.
__ Sabe, quando vocês vão num sítio e no pomar tem vários pés de frutas diferentes? Isso é uma comunidade? As crianças prontamente responderam:
__Siiiiiiiiiim!
A professora, mais do que depressa disse: Nãããããããão. Isso não é uma comunidade. As árvores estão perto uma das outras, mas cada fruta está no seu pé. Então ela pergunta novamente. Seria como uma laranjeira?
__Siiiiiiiiiim! – responderam as crianças.
A professora, então, usando a mesma ênfase que as crianças, replicou: Nããããããão! Também não é uma comunidade, pois mesmo que fazendo parte de um mesmo pé, cada uma está no seu galho, cada uma das laranjas cuida de si. A professora então propôs:
__E se recolhermos várias frutas diferentes,  colocando-as numa fruteira: maçãs, peras, mangas, laranjas, bananas, mamões, etc. Isso seria uma comunidade?
Com um pouco de receio, a maioria das crianças respondeu que sim, outros no chutômetro responderam que não. A professora então refletiu com eles:
__ Ainda não é uma comunidade, porque estão juntas, mas cada uma no seu mundinho. Fez então outra pergunta aos seus alunos:
__E se pegássemos essas frutas  e as colocássemos num liquidificador e batêssemos tudo, seria uma comunidade?
__Agora SIIIIIIIIIM!!
__Nãããããããããããão!_Respondeu a professora.  Também não, porque ao batê-las, cada uma perde sua identidade, sua individualidade. Mas, se não batêssemos, se fizéssemos  uma salada de frutas?
Nessa altura, ninguém mais se arriscava a responder nadinha...
__ Agora sim, concluiu a professora e explicou, seria uma comunidade pelos seguintes motivos: Cada qual se beneficia com o sabor da outra sem perder sua identidade. Após essa pequena introdução a professora escreveu no quadro de giz.
COMUNIDADE
• Comunidade é partilha de dons e qualidades, sem que seus membros percam a própria individualidade.
• Na comunidade cada um é picado, isto é, renuncia à própria vontade em favor do bem comum.
• Na comunidade tudo deve ser adoçado com o açúcar do amor. “O corpo não é um só membro, mas muitos” (1COR 12,14)
(adaptado por Flávia Bartelli)

Responda:
1)      De acordo com o texto o que a professora queria saber?
2)      Qual foi a comparação que a professora fez para explicar o que é uma comunidade?
3)      No quadro de giz a professora escreveu que “comunidade é partilha de dons e qualidades”. O que isso representa?
4)      Por que as palavras sim e não estão escritas de forma tão errada no texto?
Retire do texto:
a)      Uma frase interrogativa.
b)      Uma frase negativa.
c)      Três palavras polissílabas.
d)      Três palavras monossílabas:
e)      Duas palavras com acento circunflexo
f)       Duas palavras com acento agudo.
g)      Três palavras com dígrafo (destaque-o).
h)      Três palavras com ditongo (destaque-o).
i)        Três palavras com encontro consonantal (destaque-o).
Dê a classe gramatical das palavras destacadas no trecho: “A professora chegou à sala e perguntou aos alunos. O que é uma comunidade?”
Dê a classe gramatical das palavras destacadas no trecho: As árvores estão perto uma das outras, mas cada fruta está no seu pé...”
Conjugue o verbo “perguntar” em todos os tempos do modo indicativo (presente, pretérito perfeito, pretérito imperfeito, pretérito mais que perfeito futuro do presente e futuro do pretérito.
Identifique o tempo verbal da frase que segue e passe-a para o futuro do pretérito do modo indicativo: “O que é uma comunidade?”
Identifique o tempo verbal do trecho que segue e passe-o para o pretérito perfeito do indicativo: “... ninguém mais se arriscava a responder nadinha”.

Com o auxílio da professora de história identifique pelo menos três tipos distintos de comunidades existentes em seu município. Procure explicar qual a função delas.

Flávia Inês Moroni Bartelli
Professora/Psicopedagoga
Estudar é o melhor caminho!

Nenhum comentário:

Postar um comentário