sábado, 11 de junho de 2016

Vírgula - Texto e gramática aplicada; sintaxe interna e externa (termos da oração, identificação e classificação de orações)

Texto e gramática aplicada; sintaxe interna e externa (termos da oração, identificação e classificação de orações)


                    Vírgula
                                               autor não identificado                                         
Vírgula pode ser uma pausa... ou não.
Não, espere.
Não espere..
Ela pode sumir com seu dinheiro.
23,4.
2,34.
Pode criar heróis..
Isso só, ele resolve. Isso só ele resolve.
Ela pode ser a solução.
Vamos perder,  nada foi resolvido.
Vamos perder nada, foi resolvido.
A vírgula muda uma opinião.
Não queremos saber.
Não, queremos saber.
A vírgula pode condenar ou salvar.
Não tenha clemência!
Não, tenha clemência!
Uma vírgula muda tudo.

Responda:
a)      Qual a temática do texto?
b)      Porque o autor afirma que o uso da vírgula pode fazer seu dinheiro sumir?
c)       Qual o significado da frase: Não tenha clemência?
d)      O autor, no final do texto, faz a seguinte afirmação: “Uma vírgula muda tudo.” O que ele quis afirmar com isso? Justifique.
Considerando os períodos simples abaixo, identifique e classifique o sujeito:
a)      A vírgula pode ser uma pausa.
b)      Ela pode sumir com seu dinheiro.
c)       Pode criar heróis.
d)      Uma vírgula pode mudar  tudo.
Sintaticamente considerando o termo sublinhado nos períodos abaixo são...:
a)      Não espere.                                                     (     ) núcleo do objeto direto.
b)      Ela pode ser a solução.                                                (     ) adjunto adverbial .
c)       Nada foi resolvido.                                        (     ) núcleo do predicado
d)      Não tenha clemência.                                  (     ) sujeito simples.
Na oração “Ela pode sumir com seu dinheiro.” Classifique:
a)      Sujeito: _______________________________________________________________
b)      Predicado:_____________________________________________________________
c)       Complementos:  ________________________________________________________

Considere a afirmação abaixo:

“ABI: 100 anos lutando para que ninguém mude uma vírgula da sua informação.”
Quantas orações têm o período: Determine-as:
1ª oração: ______________________________________________________
2ª oração: ______________________________________________________
Qual a função sintática do termo: “uma vírgula”. ____________________________
Qual a função sintática do termo: “ninguém”. ______________________________

Considere o período:  "SE O HOMEM SOUBESSE O VALOR QUE TEM A MULHER ANDARIA DE QUATRO À SUA PROCURA."
Classifique as orações:
a)      Se o homem soubesse o valor:
b)      Que tem a mulher:
c)       Andaria de quatro à sua procura:
Determine o sujeito e o predicado das orações abaixo:
a)      Eu não gosto de estudar os sinais de pontuação.
b)      A vírgula é um sinal de pontuação imprescindível.
c)       Gostaria de saber pontuar corretamente um texto.
d)      Nem  tudo tem o valor de uma vírgula.
e)      O ponto final, o de interrogação e o de exclamação são pontos frasais.
f)       A pontuação num texto é tudo.
g)      Se o homem soubesse o valor
h)      Andaria de quatro à sua procura.


Flávia Inês Moroni Bartelli
Professora/psicopedagoga
Estudar é o melhor caminho!

Curiosidade sobre o emprego da vírgula:
* Se você for mulher, certamente colocou a vírgula depois de MULHER...
* Se você for homem, colocou a vírgula depois de TEM...


Nenhum comentário:

Postar um comentário