sábado, 11 de junho de 2016

Exercitando as classes gramaticais: substantivo e adjetivo (5º e 6ºs anos)

Exercitando as classes gramaticais: substantivo e adjetivo
1. Complete o texto com os substantivos abaixo:
lua1
caixa2
céu3
vida4  -
lápis5
sonhos6
flores7
arco-íris8
pôr-do-sol9

CAIXA DE LÁPIS DE COR
            Na minha _____________ de ______________ de cor, guardo um _________________. Muitas _____________e um _________________. Se  chove, vou colorir o ________________ de azul, posso até desenhar uma ______________ no dia, desenhar um poema no céu.
Na minha caixa de lápis de cor guardo o segredo dos ____________________ coloridos da minha __________________.
2. Sublinhe os substantivos presentes no texto abaixo:
            A loja do avô é linda. Como se vendesse sonhos, os mais deliciosos desejos.
Brinquedos, bonecas, linhas, pipas, botões, lápis, cadernos, decalques, papéis de seda de todas as cores, cartolinas, cartões-postais.
E no meio de todas estas maravilhas, atrás do balcão, o avô sentado, sério, como um cão-de-guarda.
Nada para se pegar, tudo só para ver de longe, a pior maldade.
3. Dos substantivos abaixo, sublinhe os próprios circule os comuns:
América
animais
Amazônia
baleia
continente
Monteiro Lobato
Américo Vespúcio
água
mamífero
rio
Rio São Francisco
crianças
livros
Marisa
aluno
Fernando

4. Juntando as palavras abaixo, forme nove substantivos compostos.
banana
correio
perfeito
papel
água
quente
espada
criado
amor
cachorro
moeda
prima
manga
pombo
mudo
viva
maçã
obra

1____banana-maçã___               2_____________________      3_________________________
4_________________________5________________________6_________________________
7_________________________8________________________9_________________________
5. Dos dias da semana, quais são simples e quais são compostos?
simples_______________________________________________________________________
compostos____________________________________________________________________
6. Forme substantivos derivados os substantivos primitivos abaixo:
pedra_______________________________________________________________________
ferro_________________________________________________________________________
dente________________________________________________________________________
carta_________________________________________________________________________

7. As palavras abaixo são adjetivos (características). Forme, com essas palavras, substantivos abstratos acrescentando a terminação   EZA:
belo_________________pobre_________________rico_______________fraco____________
duro________________estranho_______________mole_____________frio______________
8. Os substantivos abstratos provêm de adjetivos. Observe no exemplo a transformação do adjetivo em substantivo abstrato e faça o mesmo. 
Exemplo: O palhaço está feliz / A felicidade do palhaço.
a) Este estudante é inteligente. ___________________________________________
b) O rapaz é tranquilo.  __________________________________________________
c) O olhar deste cachorro é meigo. ________________________________________
d) A criança é sincera. __________________________________________________
e) A garota é esperta.__________________________________________________
9) Nas frases que seguem, circule o substantivo e sublinhe o adjetivo.
a) O  telefonema  foi  assustador.                           c) O  cadáver   estava   intacto.
b) O  som  estava  muito  alto.                                  d) O  cachorro-quente  estava  delicioso.
e) O  martelo  estava  quebrado.                             f) Meu  guarda-chuva  era  novo.
10) Transcreva  o texto que segue passando-o para o masculino.
A princesa passeava pelo campo florido, quando avistou sua mãe, a rainha. Ela montava uma linda égua  branca com as crinas pretas.
                Ao longe se podia avistar a movimentação do castelo. Brincavam no pátio do castelo  sua prima, sua melhor amiga e suas tias.  À noite haveria uma linda festa.











Flavia Inês Moroni Bartelli
Professora/psicopedagoga.
Estudar é o melhor caminho!


Nenhum comentário:

Postar um comentário