Exercitando as classes gramaticais: substantivo e adjetivo
1. Complete o texto
com os substantivos abaixo:
lua1
|
caixa2
|
céu3
|
vida4 -
|
lápis5
|
sonhos6
|
flores7
|
arco-íris8
|
pôr-do-sol9
|
|
CAIXA DE
LÁPIS DE COR
Na minha _____________ de
______________ de cor, guardo um _________________. Muitas _____________e um
_________________. Se chove, vou colorir
o ________________ de azul, posso até desenhar uma ______________ no dia,
desenhar um poema no céu.
Na minha caixa de lápis de cor guardo o segredo dos
____________________ coloridos da minha __________________.
2. Sublinhe os substantivos
presentes no texto abaixo:
A loja do avô é
linda. Como se vendesse sonhos, os mais deliciosos desejos.
Brinquedos, bonecas, linhas, pipas, botões, lápis,
cadernos, decalques, papéis de seda de todas as cores, cartolinas,
cartões-postais.
E no meio de todas estas maravilhas, atrás do
balcão, o avô sentado, sério, como um cão-de-guarda.
Nada para se pegar, tudo só para
ver de longe, a pior maldade.
3. Dos substantivos abaixo, sublinhe os
próprios circule os comuns:
América
|
animais
|
Amazônia
|
baleia
|
continente
|
Monteiro Lobato
|
Américo Vespúcio
|
água
|
mamífero
|
rio
|
Rio São Francisco
|
crianças
|
livros
|
Marisa
|
aluno
|
Fernando
|
4. Juntando as
palavras abaixo, forme nove substantivos compostos.
banana
|
correio
|
perfeito
|
papel
|
água
|
quente
|
espada
|
criado
|
amor
|
cachorro
|
moeda
|
prima
|
manga
|
pombo
|
mudo
|
viva
|
maçã
|
obra
|
1____banana-maçã___ 2_____________________ 3_________________________
4_________________________5________________________6_________________________
7_________________________8________________________9_________________________
5. Dos dias da semana, quais são simples e
quais são compostos?
simples_______________________________________________________________________
compostos____________________________________________________________________
6. Forme substantivos derivados os
substantivos primitivos abaixo:
pedra_______________________________________________________________________
ferro_________________________________________________________________________
dente________________________________________________________________________
carta_________________________________________________________________________
7. As palavras abaixo são adjetivos
(características). Forme, com essas palavras, substantivos abstratos acrescentando a terminação EZA:
belo_________________pobre_________________rico_______________fraco____________
duro________________estranho_______________mole_____________frio______________
8. Os substantivos abstratos provêm de adjetivos. Observe no exemplo a
transformação do adjetivo em
substantivo abstrato e faça o mesmo.
Exemplo: O palhaço está feliz / A felicidade do palhaço.
a) Este
estudante é inteligente. ___________________________________________
b) O rapaz é
tranquilo.
__________________________________________________
c) O olhar
deste cachorro é meigo. ________________________________________
d) A criança
é sincera. __________________________________________________
e) A garota
é esperta.__________________________________________________
9) Nas frases que
seguem, circule o substantivo e sublinhe o adjetivo.
a) O telefonema foi
assustador. c)
O cadáver estava
intacto.
b) O som estava
muito alto. d) O cachorro-quente estava
delicioso.
e) O martelo estava
quebrado. f)
Meu guarda-chuva era
novo.
10) Transcreva o texto que segue passando-o para o
masculino.
A princesa passeava pelo campo florido, quando
avistou sua mãe, a rainha. Ela montava uma linda égua branca com as crinas pretas.
Ao
longe se podia avistar a movimentação do castelo. Brincavam no pátio do castelo
sua prima, sua melhor amiga e suas
tias. À noite haveria uma linda festa.
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Flavia Inês Moroni Bartelli
Professora/psicopedagoga.
Estudar é o melhor caminho!
Nenhum comentário:
Postar um comentário