A positividade
emocional na educação
O ser humano é um ser emocional por
natureza. As emoções constituem o nós dede o nascimento e condicionam nosso
modo de responder ao que nos rodeia e os nossos relacionamentos interpessoais.
Reconhecer o quanto as emoções influenciam a maneira de nos relacionarmos com o
outro é fundamental e por isso, quanto mais empática sejam essas relações no
sistema educacional maior será produtividade do processo educativo.
Quanto a determinar quais sejam as
emoções de caráter positivo ou não é extremamente subjetivo, pois o que possa
ser positivo para um poderá não o ser para outro. Assim parte-se de um
princípio de que todas elas têm uma função primordial em nossa vida. Entretanto
pode-se afirmar que as emoções positivas são aquelas que nos geram bem-estar e
sensações agradáveis.
Desta forma, se o ambiente
educacional estiver repleto de emoções positivas (bom humor, afeto, respeito,
solidariedade,...) este irá potencializar as ações positivas favorecendo o
gosto, o interesse e a motivação que culminará no resultado do desempenho.
O sistema educacional quando
acompanhado da positividade emocional faz com que a aprendizagem seja um procedimento
natural nas pessoas; se torna um tanto natural.
Entretanto, não é incomum que algumas
crianças desenvolvem atitudes negativas em relação à aprendizagem. E para que
isso não se torne um interveniente na aprendizagem, é imprescindível que se
acompanhe todos os momentos (positivos ou negativos) do processo para torná-lo
frutuoso.
Quando a educação estiver caminhando
lado a lado com as emoções positivas essa se tornará uma ferramenta
multiplicadora de benefícios à educação.
Quais são os benefícios do
positivismo emocional no processo de aprendizagem?
Ø Primeiramente por que elas contribuem
para o bem estar da criança. Quanto mais emoções positivas acompanharem o nosso
dia a dia, mais plenos de bem estar estaremos.
Ø As emoções positivas servem como um
dos reforços mais efetivos na aprendizagem. Como sabemos se algo nos produz bem
estar é normal que almejamos repetir tal atividade. Por isso que as emoções
positivas são determinantes para impulsionar o desejo de aprender.
Ø A positividade emocional nos induz a
um estado de concentração, de predisposição e de interesse que favorece e
impulsiona as sinapses neurais que são a base da aprendizagem.
Ø A positividade emocional aumenta a
motivação e o interesse dos estudantes. Favorece, as relações e as interações
interpessoais contribuindo para um “ambiente” adequado à aprendizagem.
O que é necessário
para uma educação pautada na positividade emociona? Primeiramente que se
utilize a sabedoria do humor. Temos que banir o sentimento de que o aprender
não possa ser algo divertido.
Aprender pode e deve
ser algo divertido.
Devemos nos deixar
conduzir pelo carinho e respeito mútuo na hora de educar porque estas são
emoções que contribuem significativamente na qualidade da aprendizagem.
Nunca deixes de
expressar tuas emoções. A alegria, a tristeza, a frustração fazem parte do
nosso dia a dia. Não se trata de reprimir as emoções positivas, mas sim de
deixar fluir as negativas tão necessárias quanto as primeiras para a construção
de um ser em sua plenitude.
Evitar tensões
desnecessárias é outro fator fundamental para o sucesso da aprendizagem e o
medo é uma tensão desnecessária assim como a vergonha, a raiva. Para que se evitem as tensões
desnecessárias devemos nos abastecer de compreensão evitando as críticas,
a ridicularização, a pressão. Devemos buscar alternativas válidas tais como dar
mais tempo para as relações interpessoais se efetivarem. Dar o tempo necessário
para a assimilação.
E concluindo, estar
sempre com a via do diálogo aberta. Escutar a criança. Escutar o que disse e o
que não disse para que se chegue ao que ela sente.
Flávia Inês Moroni
Bartelli
Professora/psicopedagoga
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