sábado, 11 de junho de 2016

A positividade emocional na educação

A positividade emocional na educação


O ser humano é um ser emocional por natureza. As emoções constituem o nós dede o nascimento e condicionam nosso modo de responder ao que nos rodeia e os nossos relacionamentos interpessoais. Reconhecer o quanto as emoções influenciam a maneira de nos relacionarmos com o outro é fundamental e por isso, quanto mais empática sejam essas relações no sistema educacional maior será produtividade do processo educativo.
Quanto a determinar quais sejam as emoções de caráter positivo ou não é extremamente subjetivo, pois o que possa ser positivo para um poderá não o ser para outro. Assim parte-se de um princípio de que todas elas têm uma função primordial em nossa vida. Entretanto pode-se afirmar que as emoções positivas são aquelas que nos geram bem-estar e sensações agradáveis.
Desta forma, se o ambiente educacional estiver repleto de emoções positivas (bom humor, afeto, respeito, solidariedade,...) este irá potencializar as ações positivas favorecendo o gosto, o interesse e a motivação que culminará no resultado do desempenho.
O sistema educacional quando acompanhado da positividade emocional faz com que a aprendizagem seja um procedimento natural nas pessoas; se torna um tanto natural.
Entretanto, não é incomum que algumas crianças desenvolvem atitudes negativas em relação à aprendizagem. E para que isso não se torne um interveniente na aprendizagem, é imprescindível que se acompanhe todos os momentos (positivos ou negativos) do processo para torná-lo frutuoso.
Quando a educação estiver caminhando lado a lado com as emoções positivas essa se tornará uma ferramenta multiplicadora de benefícios à educação.
Quais são os benefícios do positivismo emocional no processo de aprendizagem?
Ø Primeiramente por que elas contribuem para o bem estar da criança. Quanto mais emoções positivas acompanharem o nosso dia a dia, mais plenos de bem estar estaremos.
Ø As emoções positivas servem como um dos reforços mais efetivos na aprendizagem. Como sabemos se algo nos produz bem estar é normal que almejamos repetir tal atividade. Por isso que as emoções positivas são determinantes para impulsionar o desejo de aprender.
Ø A positividade emocional nos induz a um estado de concentração, de predisposição e de interesse que favorece e impulsiona as sinapses neurais que são a base da aprendizagem.
Ø A positividade emocional aumenta a motivação e o interesse dos estudantes. Favorece, as relações e as interações interpessoais contribuindo para um “ambiente” adequado à aprendizagem.
O que é necessário para uma educação pautada na positividade emociona? Primeiramente que se utilize a sabedoria do humor. Temos que banir o sentimento de que o aprender não possa ser algo divertido.
Aprender pode e deve ser algo divertido.
Devemos nos deixar conduzir pelo carinho e respeito mútuo na hora de educar porque estas são emoções que contribuem significativamente na qualidade da aprendizagem.
Nunca deixes de expressar tuas emoções. A alegria, a tristeza, a frustração fazem parte do nosso dia a dia. Não se trata de reprimir as emoções positivas, mas sim de deixar fluir as negativas tão necessárias quanto as primeiras para a construção de um ser em sua plenitude.
Evitar tensões desnecessárias é outro fator fundamental para o sucesso da aprendizagem e o medo é uma tensão desnecessária assim como a vergonha, a raiva.  Para que se evitem as tensões desnecessárias  devemos nos  abastecer de compreensão evitando as críticas, a ridicularização, a pressão. Devemos buscar alternativas válidas tais como dar mais tempo para as relações interpessoais se efetivarem. Dar o tempo necessário para a assimilação.
E concluindo, estar sempre com a via do diálogo aberta. Escutar a criança. Escutar o que disse e o que não disse para que se chegue ao que ela sente.
Flávia Inês Moroni Bartelli
Professora/psicopedagoga




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