quarta-feira, 1 de junho de 2016

O esqueleto - texto e atividades. 6 ano. (classes gramaticais e verbos)

               O esqueleto

1Por causa de um esqueleto
2Corri até não poder mais:
Esqueleto humano. 
3Assustado¹, entrei em casa
4E contei tudo a meus pais.

5O esqueleto, seu bobinho,
6Nunca² foi assombração:
7É ele³ um conjunto de ossos
8Dispostos em 4 armação.

9Sua função principal
10É manter o corpo 5 ereto
11Tem cabeça, tronco e membros
12Todo esqueleto completo.

13Agora preste atenção
14Guarde6 bem, nunca  se esqueça:
15Somente7 de crânio e face
16É constituída a8 cabeça.

17Ereto: levantado, ou erguido
18O tronco tem só três9 partes,
19Vou dizer-lhe10 quais são elas:
20A coluna vertebral, o esterno e as costelas.

21Como os membros são conhecidos?
22Os de cima superiores;
23E os que servem para andar,
24Têm o nome de inferiores.

25Até agora não compreendo
26Como é que fui tolo assim.
27Pois corri de um esqueleto
28Tendo outro dentro de mim.



Responda:
1)      Quantas estrofes têm o poema?
2)      Qual o tema do poema?
3)      De acordo com o poema, como são conhecidos os membros do esqueleto?
4)      De acordo com o poema de quantas partes é formado o tronco e quais são elas?
5)      O protagonista do poema fugiu do esqueleto, mas por que ele se diz tolo por ter fugido?
6)      De acordo com o texto, o que é um esqueleto?
Numere a segunda coluna de acordo com a primeira:


a)      ( 1 ) ossos
b)      ( 2 ) músculos
c)       ( 3 ) articulações
(       ) União dos ossos. Podem ser móveis, semimóveis e fixas.
(       ) Estão presos aos ossos, ao contrair e relaxar, permitem os movimentos.
(       ) Sustentam o corpo.

Dê a classe gramatical das palavras destacadas:
a)      Assustado (V.3) = __________________________________________.
b)      Nunca (V. 6)= _____________________________________________.
c)       Ele (V.  7) = _______________________________________________.
d)      Em (V. 8)= ________________________________________________.
e)      Corpo (V.10)=______________________________________________.
f)       Guarde (V. 14) =____________________________________________.
g)      Somente (V. 15)= ___________________________________________.
h)      A (V.  16) =________________________________________________.
i)        Três (V.18)= _______________________________________________.
j)        Lhe (V.  19)= ______________________________________________.

Dê a classe gramatical de tosas as palavras dos versos  25 e 26: “Até agora não compreendo  como é que fui tolo assim”.
até
é
agora
que
não
fui
compreendo
tolo
como
assim

Conjugue o verbo contar em todos os tempos do modo indicativo: presente, pretérito perfeito, pretérito imperfeito, pretérito mais que perfeito, futuro do presente e futuro do pretérito.

Conjugue o verbo correr em todos os tempos do modo subjuntivo: Presente, pretérito imperfeito e futuro.


A primeira estrofe está no pretérito perfeito. Passe-a para o presente do indicativo.

Com a ajuda da professora de Ciências, nomeie os ossos apontados no esqueleto abaixo:




Flávia Inês Moroni Bartelli
professora/psicopedagoga

Estudar é o melhor caminho!

Nenhum comentário:

Postar um comentário