O
esqueleto
1Por causa de um esqueleto
2Corri até não poder mais:
4E contei tudo a meus pais.
5O esqueleto, seu bobinho,
6Nunca² foi assombração:
7É ele³ um conjunto de ossos
8Dispostos em 4 armação.
9Sua função principal
10É manter o corpo 5 ereto
11Tem cabeça, tronco e membros
12Todo esqueleto completo.
13Agora preste atenção
14Guarde6 bem, nunca se esqueça:
15Somente7 de crânio e face
16É constituída a8 cabeça.
17Ereto: levantado, ou erguido
18O tronco tem só três9
partes,
19Vou dizer-lhe10 quais são
elas:
20A coluna vertebral, o esterno e as
costelas.
21Como os membros são conhecidos?
22Os de cima superiores;
23E os que servem para andar,
24Têm o nome de inferiores.
25Até agora não compreendo
26Como é que fui tolo assim.
27Pois corri de um esqueleto
28Tendo outro dentro de mim.
Responda:
1)
Quantas estrofes têm o poema?
2) Qual
o tema do poema?
3) De
acordo com o poema, como são conhecidos os membros do esqueleto?
4) De
acordo com o poema de quantas partes é formado o tronco e quais são elas?
5) O
protagonista do poema fugiu do esqueleto, mas por que ele se diz tolo por ter
fugido?
6)
De acordo com o texto, o que é um esqueleto?
Numere a segunda coluna de
acordo com a primeira:
a)
( 1 ) ossos
b)
( 2 ) músculos
c)
( 3 ) articulações
( )
União dos ossos. Podem ser móveis, semimóveis e fixas.
( ) Estão
presos aos ossos, ao contrair e relaxar, permitem os movimentos.
( ) Sustentam o corpo.
Dê a classe gramatical das
palavras destacadas:
a)
Assustado (V.3) = __________________________________________.
b)
Nunca (V. 6)=
_____________________________________________.
c)
Ele (V. 7) = _______________________________________________.
d)
Em (V. 8)= ________________________________________________.
e)
Corpo (V.10)=______________________________________________.
f)
Guarde (V. 14) =____________________________________________.
g)
Somente (V. 15)=
___________________________________________.
h)
A (V. 16)
=________________________________________________.
i)
Três (V.18)=
_______________________________________________.
j)
Lhe (V.
19)= ______________________________________________.
Dê a classe gramatical de tosas
as palavras dos versos 25 e 26: “Até
agora não compreendo como é que fui tolo
assim”.
até
|
é
|
agora
|
que
|
não
|
fui
|
compreendo
|
tolo
|
como
|
assim
|
Conjugue
o verbo contar em todos os tempos do modo indicativo: presente, pretérito perfeito, pretérito
imperfeito, pretérito mais que perfeito, futuro do presente e futuro do pretérito.
Conjugue o
verbo correr em todos os tempos do modo subjuntivo: Presente, pretérito imperfeito e futuro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário